Tudo sobre Artigo Científico com Pesquisa Descritiva - Exemplos
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
Hoje vamos apresentar um guia sobre a produção de artigo científico com a pesquisa descritiva. Trazer exemplos e deixar tudo claro para você. Vamos lá?
No âmbito acadêmico e científico, existem inúmeros tipos de pesquisas que podem ser desenvolvidas para as mais variadas finalidades, seja para a participação em um evento, desenvolvimento de um TCC, publicação em revista científica, periódicos, etc.
Você deseja desenvolver um Artigo Científico Descritivo, ou quer obter mais informações sobre o artigo descritivo e saber onde ele pode ser aplicado? Conferindo o nosso conteúdo de hoje, iremos passar todos os detalhes em primeira mão.
Aproveite a leitura para aprender mais sobre este tipo de produção!
→ Você também pode estar a procura de um serviço profissional para sua auxiliar na sua pesquisa. Sempre recebemos solicitações de assessorias deste tipo. Se for seu caso, você pode dar uma olhada neste link e pedir o que precisa. Nos parece qualificado, confiável e tem garantia.
Você também vai se interessar:
O que é um artigo descritivo?
Para começar como um guia completo, primeiramente vamos deixar bem claro o conceito. Então? Você sabe o que é um artigo descritivo?
Um artigo descritivo nada mais é do que um tipo de pesquisa cujo objetivo principal está em obter um resultado a partir de um fenômeno analisado de forma particular, sendo realizado sem a formulação de hipóteses prévias. E também…
Este tipo de artigo também é encontrado dentro do grupo dos estudos observacionais e se destaca por ser o mais simplificado de todos, tendo em vista que para realizá-lo são utilizados métodos de coleta de dados que são baseados na observação de condições naturais e na coleta de arquivos.
Em função da sua pouca profundidade na coleta de dados, esse tipo de estudo não é utilizado como um estudo definitivo na produção científica e acadêmica, tendo em vista que serve mais como uma produção inicial na área, a qual será utilizada com o objetivo de assentar as bases para uma futura pesquisa mais aprofundada.
Dessa forma, quando fazemos um artigo científico descritivo, centramos a nossa busca mais na questão do “o quê” do evento, e não no “porquê” do mesmo.
Os artigos descritivos são comumente produzidos na área de medicina e epidemiologia, por exemplo.
Mas isso não quer dizer que não possa ser utilizado para outros fins, como, por exemplo, buscar uma possível hipótese para uma nova pesquisa. Neste caso, pode ser aplicado em qualquer área.
Características da Pesquisa Descritiva Artigo
Quando formos escrever um artigo científico com pesquisa descritiva, precisamos considerar algumas características básicas deste tipo de estudo.
Veja a seguir quais são elas:
- Variáveis que não podem ser controladas.
As variáveis que são pesquisadas com este tipo de estudo não tem nenhuma influência externa, tendo em vista que a maioria das mesmas são obtidas através de observações.
- Pesquisa quantitativa.
Este tipo de estudo é realizado obtendo uma quantidade de dados que podem ser quantificados e classificados para, na sequência, serem interpretados pelo pesquisador.
- Serve de base para pesquisas futuras.
Quando você desenvolve um artigo científico com a pesquisa descritiva, este tipo de estudo pode vir a servir como base para investigações futuras.
Geralmente os estudos descritivos são utilizados para que possamos obter uma ideia preliminar de uma situação que se deseja conhecer com profundidade, utilizando os resultados obtidos pela mesma para direcionar o foco de uma pesquisa futura.
- É um tipo de pesquisa econômica.
Graças a sua pouca profundidade, este tipo de artigo científico acaba gerando menos custos para o pesquisador e tem sido amplamente escolhido justamente por isso (nos casos de baixo orçamento para a investigação científica).
- Observacional.
Os artigos descritivos se encontram dentro do grupo dos estudos observacionais, sendo o mais simplificado de todos eles.
Tipos de artigos científicos com estudos descritivos
Existem pelo menos três tipos de artigos científicos com estudo descritivo, cuja principal diferença se baseia no fato de que, nos estudos longitudinais e transversais os dados são coletados em indivíduos, e para os estudos ecológicos, é feito o uso de informação externa para fazer o estudo.
Veja mais detalhes sobre cada um deles a seguir. Apresentamos também possibilidades de exemplos de artigos descritivos.
Aproveite
Características dos artigos descritivos com estudos longitudinais
Os artigos científicos que fazem estudo descritivo longitudinal se encarregam de pesquisar um ou vários fatores dentro de um período de tempo prolongado e se dividem em dois tipos:
1- Relatório de caso
Os relatórios de caso são um tipo de estudo onde o foco do mesmo se põe sobre um indivíduo em particular.
Geralmente esse tipo de material é utilizado na medicina e levados adiante por um observador, que pode ser um médico, o qual detecta uma reação atípica de uma doença em um paciente em particular.
Esse tipo de estudo é utilizado como uma primeira aproximação na identificação de novas doenças, que serão estudadas mais a fundo com outro tipo de pesquisa mais completa.
Mais de 1/3 dos artigos descritivos publicados nas revistas de medicina tem a ver com este tipo de estudo.
Além disso, são de utilidade para os temas de saúde pública, já que são capazes de combinar a medicina clínica com a epidemiologia, por exemplo.
2- Relatórios de série de casos
Basicamente, os relatórios de série de casos são uma combinação dos relatórios de caso, ou seja, é uma coleção de relatórios de situações individuais, as quais têm o mesmo fio condutor e, além disso, pertencem a um período de tempo similar.
Este estudo descritivo se utiliza, por exemplo, quando uma série de pacientes começam a apresentar os mesmos tipos de sintomas e, não usuais, dentro de um mesmo período de tempo e em uma mesma região.
Por sua característica de observar a vários pacientes ao mesmo tempo, os relatórios de série de casos têm sido, e são, de vital importância para a epidemiologia, permitindo o descobrimento ou presença de uma epidemia.
Características dos artigos descritivos com estudos transversais (de prevalência)
Os estudos transversais são usados para conhecer uma determinada situação em um ponto específico, ou durante um curto período de tempo.
Com esse tipo de estudo à sua disposição, o pesquisador pode conhecer, por exemplo, a existência ou não de um determinado fenômeno em um determinado momento, dentro de um grupo de pessoas que se pretende pesquisar.
Características dos artigos descritivos com estudos ecológicos (correlacionais)
Nesse tipo de artigo descritivo, o autor da pesquisa trata de identificar associações entre 2 acontecimentos dentro de um grupo de população específica.
Por exemplo, o autor pode buscar que relação têm entre si um evento em particular e uma possível consequência dentro de uma população x.
Esses estudos costumam ser relativamente fáceis e econômicos de se fazer, já que toda a informação que será utilizada é obtida de diferentes fontes confiáveis, que já fizeram este trabalho previamente.
No entanto, estes estudos têm certas limitações, como o caso de que seus resultados não são aplicáveis a um indivíduo, e a consequência estudada está influenciada por uma variável que não foi contemplada no estudo.
Exemplos de pesquisas que podem ser feitas com caráter descritivo
Veja a seguir alguns exemplos de estudos descritivos que podem ser feitos e após a sua implementação, convertidos em artigo científico com pesquisa descritiva:
Exemplo 1
Uma cadeia de sucos vai lançar novos sabores no mercado, e deseja conhecer quais são os favoritos dos consumidores.
Para isso, realiza observações em diferentes supermercados do país, a fim de saber quais novos sabores são os que preferem as pessoas e assim continuar com eles e descartar os demais.
Exemplo 2
Uma escola deseja conhecer se o seu corpo docente se sente cômodo e está apto para o uso das tecnologias em sala de aula.
Fazendo questionários a professores e alunos, e observando a comodidade com a qual utilizam distintos dispositivos tecnológicos propostos, é possível determinar se é necessário fazer cursos para que os professores aprendam a utilizar as tecnologias, ou não.
E aí? Essas foram as informações que o nosso site gostaria de lhe passar sobre a produção de artigo científico com pesquisa descritiva.
O que você achou das orientações? Gostaria de saber algo mais? Deixe seu comentário na página de contato!
Aproveite nossos outros conteúdos.