Pesquisar
Close this search box.

10 Exemplos de resumos expandidos e dicas ABNT para fazer o seu!

Resumo Expandido ABNT pronto
Guia completo com Exemplos de Resumo Expandido

O estudante universitário, durante sua trajetória na academia, necessita produzir diversos conteúdos científicos para apresentação de conhecimentos que detém. Entre essas práticas discursivas, está o resumo expandido. Confira neste nosso artigo, exemplos de resumos expandidos prontos, além de modelos e dicas de ABNT.

E se você precisa de uma ajuda profissional, indicamos o serviço desta plataforma https://artigocientifico.com.br/servico. É só preencher seus dados e no campo do tipo de serviço, colocar “resumo expandido”. Pronto, você será encaminhado a plataforma de escritores profissionais, onde conhecerá a formação de cada um e poderá explicar como quer seu resumo expandido, prazos, etc. Serviço com garantia. Recomendamos.

Aproveite.

O resumo expandido conforme a ABNT

Prática muito adotada ao longo da trajetória como estudante, a produção de um resumo é uma ação que objetiva que o aluno possa demonstrar o que apreendeu e interpretou sobre determinado tema, assunto ou objeto escolhido para a análise.

Em termos de conceituação, devemos, primeiramente, verificar qual a definição do que é um resumo. Para isso, precisa-se observar o que é especificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Conforme o regramento difundido pela ABNT, um resumo é a produção de um conteúdo conciso sobre determinado assunto.

O estudante, para fazer um resumo, analisará as informações coletadas a partir de uma pesquisa e descreverá, de forma mais simples e concisa, o que constatou nessa verificação, como também sua interpretação sobre o que ali foi estudado.

Entenda modelo de Resumo Expandido segundo a ABNT
/> Resumo Expandido e a ABNT: produção de conteúdo que leva a um formato conclusivo de um trabalho acadêmico

O que diz a ABNT para resumo expandido?

Se o resumo pode ser analisado como uma produção textual mais simples e concisa de pontos referentes a um documento, por exemplo; conforme a ABNT, o resumo expandido tem outra conotação.

Trata-se, basicamente, da produção de um conteúdo que levará a um formato conclusivo de um trabalho acadêmico, de forma mais ampla, incluindo o próprio resumo. E tem mais.

Você verá bem isso e a aplicação da ABNT em nossos exemplos que separamos mais abaixo.

Agora, você pode estar perguntando: qual a diferença entre o resumo simples e o expandido? Seria apenas o tamanho de um texto em comparação com o outro, sendo o expandido maior?

Para esse questionamento, a resposta é bem fácil de compreender. O resumo é parte integrante de um trabalho, como o próprio resumo expandido. E em termos estruturais, o resumo expandido é amplo e apresentará diferenças em sua composição.

Por exemplo, a estrutura de um resumo é apresentada toda ela em uma única parte, podendo, por isso, estar inclusa dentro de uma pesquisa como a de um artigo científico ou um Trabalho de Conclusão de Curso, um TCC.

Assim, ele costuma não ter divisões em sua estrutura contendo diversas informações sobre do que se trata o trabalho científico que será analisado ou produzido. Por sua vez, no resumo expandido, a estrutura é mais livre, com separação entre itens que o compõe.

Agora, vamos falar da estrutura de um resumo expandido?

Um exemplo de resumo expandido para que possamos verificar sua estrutura, está na identificação de que essa produção textual obedece a uma sequência de tópicos que precisam ser respondidos. Os tópicos com suas respostas definem a estrutura de um resumo expandido.

Por exemplo, se o resumo expandido for para a apresentação de um trabalho acadêmico, o estudante deverá preencher cada tópico com informações relacionadas ao que se baseia a pesquisa. Ele pode, além de especificar o tema, os objetivos, a justificativa para o trabalho, utilizar mais informações.

Tais como apontamentos de outros autores que servem para embasar o que ele pretende demonstrar com seu trabalho acadêmico. E essa utilização de informações pode ser definida não só com produção textual. Ele está livre para incluir dados em tabelas e gráficos, por exemplo.

Ou seja, quando se produz um resumo expandido, pode-se ter mais liberdade e amplitude para detalhar sobre o que trata o trabalho acadêmico.

Um resumo expandido tem cerca de 4 a 5 páginas. Essa limitação no número de páginas pode variar entre as universidades, bem como para quando é produzido para apresentação em congressos, seminários e demais atividades científicas.

Conheça a estrutura de um exemplo de Resumo Expandido
/> Tópicos de estruturação do Resumo Expandido

Modelos e exemplos de resumo expandido prontos

Um exemplo de resumo expandido pode ser verificado com a seguinte estrutura. Claro, existem diferenças entre modelos, mas, em geral, um resumo expandido é produzido com essa sequência de tópicos em cerca de 4 a 6 páginas, no máximo.

  • Você verá ao final deste artigo resumo expandido pronto sobre educação, além de outros resumos expandidos prontos para servir como modelos.

O texto pode ser produzido em fonte Arial ou Times New Roman. O corpo da fonte deve ser de 12, sempre justificado. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. A abertura de parágrafo também precisa ser feita com espaçamento de 1,5.

 

  • Título

Nele você expressará o foco central de seu trabalho. Lembre-se de produzir um título que seja conciso. Não ultrapasse 2 linhas. Ele necessita ter a ideia central do que será discutido no resumo expandido.

  • Autores

Nesse tópico você colocará a sua identificação e, caso tenha mais de um autor, o correspondente aos outros participantes do resumo expandido. Normalmente, após o final do nome abre-se uma nota de rodapé, em que no final da página será especificada a titulação do autor e o vínculo com a instituição de ensino.

Caso tenha mais de um autor na produção do resumo expandido, deve-se ter uma ordem alfabética pelo último sobrenome de cada autor.

  • Resumo

Aqui você apresentará a ideia do trabalho. Com informações como objetivos, métodos, justificativa, resultados e conclusões. Tudo dentro de apenas um parágrafo. Nesse tópico não serão incluídos tabelas e gráficos.

Esses elementos podem ser utilizados, posteriormente, na sequência do resumo expandido. O resumo que é escrito dentro do resumo expandido deve ter, no máximo, 250 palavras.

  • Palavras-chave

São a sequência das principais palavras que são utilizadas em seu trabalho. Muitas vezes elas expressam o objeto de análise, o contexto do que é verificado. No mínimo 3 palavras-chave são solicitadas em um resumo expandido. Elas precisam ser separadas por ponto e vírgula.

  • Introdução

A abertura da produção textual de um resumo expandido é de grande importância. Afinal, será nesse tópico que você apresentará o problema que o levou a realizar a pesquisa. Antes de apresentar a problemática, você pode contextualizar sobre o tema que o envolve.

Em seguida, apresenta-se o problema. O questionamento que você deseja responder com o seu trabalho de pesquisa. Após, destacar o problema, deve-se justificar o porquê do trabalho propor respondê-lo.

Ao final da introdução, apresenta-se também o objetivo geral e os objetivos específicos do trabalho de pesquisa. Uma boa introdução em um resumo expandido não deve ser muito grande. Em média, produza uma introdução com até 1000 palavras.

  • Métodos

Aqui você responderá de que forma foi realizada a pesquisa para o trabalho científico. Nesse tópico, o ideal é apresentar as metodologias científicas que foram aplicadas. Pode-se elencar autores e até citar algumas dessas referências.

Ao produzir o tópico dos Métodos empregados para o trabalho científico, deve-se elencar os procedimentos que foram aplicados no trabalho. Contudo, não é necessário se estender nesse quesito.

O recomendado é que esse tópico fique, no máximo, com pouco mais de 500 palavras.

  • Resultados e discussões

Nesse tópico, deve-se apresentar o que foi obtido até o momento com a pesquisa. Se ela já foi concluída ou não, você precisará detalhar o que foi obtido com a pesquisa. O interessante é que nesse tópico, você faça o diálogo com outros autores que foram fontes para seu trabalho.

Assim, é possível que consiga também apresentar a sua impressão sobre o tema que motivou a sua pesquisa. Apontando críticas, vantagens, sugestões e outras ações que podem servir para aumentar a relevância do que foi seu objeto de estudo.

Não há uma especificação de quantidade de palavras para esse tópico.

Afinal, nele você também poderá incluir gráficos e tabelas, entre outros elementos, como fotos, por exemplo. Contudo, é importante não se estender, afinal a quantidade de páginas não pode superar 6 laudas.

  • Considerações finais

Utiliza-se com verbo no presente do indicativo, sempre com frases enxutas e curtas. Nesse tópico, o importante é detalhar o que você obteve como resposta do problema e dos objetivos que foram elencados para o trabalho de pesquisa.

As considerações finais não podem ser extensas. Limite esse quesito para, no máximo, 250 palavras.

  • Referências

Aqui você precisará listar todos os autores que você utilizou para consulta na pesquisa. A listagem é por ordem alfabética do último sobrenome. Dois ou mais autores que foram fontes, deve-se separar por ponto e vírgula.

Os títulos dos livros, trabalhos de pesquisa, entre outros, que servirão de base para a sua pesquisa, devem estar em negrito.

Prepare seu Resumo Expandido pronto sobre educação com nossos exemplos
/> Modelo de exemplo de Resumo Expandido na área de educação

Modelos e exemplos de resumo expandido prontos sobre educação entre outros

Você pode utilizar os exemplos abaixo como modelos para preparar seu resumo expandido. Ou se precisar, pode solicitar para uma equipe de profissionais. Vou deixar o link também abaixo.

Nos exemplos abaixo, você vai encontrar – em sua maioria – resumo expandido na área de educação. Ainda assim, eles podem servir de base.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).