Pesquisar
Close this search box.

Confira as plataformas para encontrar artigos gratuitos e completos

Aprenda onde achar Artigos Científicos
Saiba onde encontrar Artigos gratuitos e completos para sua produção Científica

Uma das melhores dicas para a produção científica de artigos é a consulta desse tipo de escrita acadêmica. No entanto, muitas pessoas acabam encontrando dificuldades para encontrar artigos científicos completos e gratuitos!

Confira nossas indicações, formas de obter os melhores resultados em suas buscas e aprenda como ler um artigo científico.

Aproveite nosso conteúdo de hoje e aprenda ainda mais com nossos outros artigos indicados durante sua leitura.

Artigos científicos: a importância de consultá-los

Onde encontrar Artigos Científicos?
A importância de encontrar fontes seguras para pesquisa de Artigos Científicos na produção acadêmica

Os artigos científicos referem-se a textos redigidos sob normas acadêmicas que tratam de pesquisas e estudos relacionados aos mais diversos campos do saber.

Disso, você já sabe!

Além de textos importantes para a atividade acadêmica, a produção de artigos científicos também auxilia na disseminação de conhecimentos e no progresso da ciência.

Por isso, são várias as publicações acadêmicas que aceitam artigos científicos.

 

Pesquisar artigos científicos é um grande auxílio como fontes de pesquisa para os estudantes das mais variadas áreas. A consulta a esse tipo de material é fundamental para que o pesquisador conheça mais sobre o tema que está trabalhando, bem como também consiga explorar novas perspectivas para o seu trabalho. E tem mais: formatação, referências bibliográficas, linguagem… são muitas as vantagens de pesquisar plataformas de artigos científicos.

 

Há uma infinidade de trabalhos formatados como artigos científicos disponíveis na internet. Além dos sites de instituições de pesquisa e ensino, há também espaços próprios para que o pesquisador ache esses textos de forma completa e acessível.

Onde achar artigos científicos completos?

Pesquisar Artigos Científicos
Dicas de onde encontrar os melhores Artigos Científicos para pesquisas.

Há diversas formas para achar e pesquisar artigos científicos. Desde a consulta a livros físicos em bibliotecas quanto a pesquisa em revistas especializadas online e impressas.

No entanto, uma das formas mais fáceis de se achar artigos científicos é na internet. Inclusive, sequer precisará sair de casa para fazer seus estudos e isso é ótimo, não é mesmo?

Outro ponto importante a considerar quando estiver procurando artigos completos e de qualidade, é que as revistas com artigos científicos, no Brasil, contam com um padrão de avaliação em que elas conferem uma espécie de índice em qualidade com o que é divulgado. Esse índice é denominado Qualis. A avaliação consiste em números e letras unidos divulgados em ordem decrescente.

 

Dessa forma, uma revista com classificação A1 é superior em avaliação a uma revista A2. A diferença entre elas está na forma mais restritiva de aceitar e divulgar um artigo científico. Isso não quer dizer que não se tenha confiabilidade ou qualidade, porém que a publicação, seja A1 ou B1 é mais restritiva do que a A2 e B2.

Assim, para que faça uma pesquisa e se consiga consultar e achar artigos científicos que auxiliarão suas pesquisas, uma das formas mais práticas por meio de portais especializados.

Veja abaixo alguns exemplos de portais e plataformas que disponibilizam artigos científicos gratuitos.

Plataforma de Artigos Científicos
O Google Acadêmico é uma das plataformas de busca mais confiáveis.

Explore o potencial do Google Acadêmico

O Google é o maior buscador do mundo, e isso você já deve saber, porém ele pode não favorecer quando a consulta é por artigos científicos completos. Inclusive, ele é um dos sites mais acessados quando se procura artigos científicos, especialmente por seu canal “acadêmico”.

Os atributos do Google Acadêmico estão em sua interface que já facilita para que o pesquisador se sinta mais à vontade a realizar a consulta. Isso porque ele tem um visual semelhante ao do popular buscador e certamente você conseguirá encontrar uma infinidade de artigos completos que tenham sido disponibilizados na web.

Pode-se escolher na consulta se deseja procurar artigos científicos em qualquer idioma ou apenas na língua portuguesa. O google é um site confiável e apresenta informações importantes para quem faz a consulta, pois ele apresenta o autor e o ano da publicação (informações importantes, principalmente para quem precisa de materiais atualizados).

Uma das vantagens do Google Acadêmico (assim como do SciELO, que vamos falar abaixo) é que ele é atualizado constantemente. E isso é ótimo, pois permite que os pesquisadores tenham acesso a trabalhos mais recentes e relevantes.

Além disso, esta plataforma de artigos científicos permite que você filtre os resultados por data, autor, palavra-chave, entre outros critérios, o que facilita e dá qualidade a consulta de artigos de qualidade.

Plataforma SciELO: ótima plataforma de artigos científicos

Um dos principais e mais acessados portais de cooperação com publicações cientificas do mundo. Com ele, o usuário poderá acessar uma infinidade de artigos científicos completos do Brasil e de diversos países da América Latina.

A Scientific Electronic Library Online (SciELO) apresenta uma interface em que o usuário encontrará informações sobre o autor da publicação; o resumo do texto, com dados sobre o contexto do artigo e o texto completo para ser acessado.

O modelo de consulta de artigos também é prático. Quando é escolhido um artigo, o pesquisador terá acesso a todos os dados da publicação. Também é possível fazer a consulta a revistas científicas que estão dispostas por áreas de produção ou ordem alfabética.

A SciELO é muito popular para a consulta e obtenção de artigos científicos completos de forma gratuita. Também é muito utilizada pela forma fácil de se fazer a consulta ao tema que se pesquisa, tendo acesso a uma infinidade de artigos já publicados com esse contexto.

Portal de Periódicos da CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, é um órgão do governo federal que tem como objetivo a avaliação, acompanhamento e o fomento aos cursos de pós-graduação de linha stricto sensu no país.

Ela disponibiliza desde o ano 2000, uma biblioteca na internet em que estão concentradas revistas e demais publicações científicas tanto do Brasil quanto do Exterior. Com isso, o Portal de Periódicos da CAPES é uma das principais opções como forma de achar artigos científicos completos.

São milhares de textos, incluindo artigos científicos completos, disponibilizados no acervo do portal. Oferece muito material de forma gratuita para pesquisadores. Pela sua amplitude em termos de armazenamento de conteúdo científico e a facilidade de acesso, tem-se uma excelente alternativa para consulta a artigos científicos.

Artigos Científicos Gratuitos
Opção de uso da BDTD é umas das fontes de pesquisa de plataformas digitais.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD

Um portal que oferece um vasto material acadêmico, incluindo artigos científicos. Por ser uma biblioteca digital, seu acervo é muito vasto, tendo uma diversidade de publicações de instituições de Ensino Superior e revistas científicas, assim como trabalhos acadêmicos.

Por ser muito funcional e também poder ser acessada por pesquisadores de fora do Brasil, a BDTD apresenta um alto grau de confiabilidade no que é divulgado pela sua parceria com instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Até mesmo pelo alcance que ela oferece a pesquisadores de fora do país.

Com isso, essa é mais uma opção que o pesquisador tem de encontrar muito conteúdo científico para os seus estudos, de forma prática e gratuita.

SiBi: Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo

Outra excelente ferramenta para achar artigos científicos é o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Essa biblioteca digital, assim como a BDTD, se destaca pelo vasto acervo de publicações científicas, como artigos completos das mais diversas áreas do saber.

Também é possível fazer a consulta de conteúdos produzidos no Exterior. Sua interface é muito prática e acessível, possibilitando que o pesquisador escolha qual tipo de conteúdo científico deseja ler. Ou seja, é mais uma ferramenta que proporciona acesso a artigos científicos para quem está no Brasil ou em outro país.

Como ler e entender os artigos científicos encontrados nas plataformas?

Pesquisar Artigos Científicos: dicas de como consultar
Compreenda melhor os Artigos Científicos e saiba extrair algumas informações valiosas para você

Agora que tem várias referências de plataformas especializadas em artigos científicos gratuitos e completos, que tal entender como ler artigos científicos?

Ler e entender artigos científicos pode ser um desafio para muitas pessoas, especialmente aquelas que não têm formação acadêmica na área.

No entanto, com algumas dicas simples, é possível compreender melhor os artigos científicos e extrair algumas informações valiosas para você.

A primeira coisa a fazer é ler o resumo do artigo, que geralmente é a primeira seção. Nele, os autores apresentam uma visão geral do estudo e seus principais resultados. Só isso, já ajuda a você escolher se vale a pena ler o artigo que encontrou, não é?

Uma vez que você decidiu ler o artigo completo, comece pela introdução.

Ela apresenta a motivação por trás do tema de estudo e o problema que os autores estão tentando resolver.

Fica a dica: isso ajuda a contextualizar o restante do artigo.

Em seguida, procure pela seção de metodologia. Ela descreve como o estudo foi conduzido.

É importante entender como foi realizado tal estudo e quais foram as técnicas utilizadas para coletar e analisar os dados.

Já nas seções de resultados e discussão, os autores apresentam suas principais descobertas e interpretam os resultados.

Se este artigo que você escolheu também tiver gráficos e tabelas, é bom prestar atenção a eles, pois podem te ajudar a entender melhor as descobertas.

E para terminar nossas dicas, lendo a conclusão, você tem um resumo dos principais resultados do estudo.

É na conclusão que pode estar também, possíveis limitações deste estudo e claro, sugestões para pesquisas futuras, que podem ser de seu interesse!

Gostou de nossas dicas?

Neste artigo, apresentamos alguns dos principais portais que dispõem de artigos científicos completos para estudantes e pesquisadores. Há outras ferramentas, porém essas obtêm destaque pelo alto nível de confiabilidade, acessibilidade e vasto acervo.

Você conhecia todos esses canais de buscas de artigos completos? Conhece mais alguma plataforma que permita esse tipo de acesso? Comente a seguir!

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).