Pesquisar
Close this search box.

O que é um Artigo Científico?

O que é Artigo Científico?
Entenda o que é um Artigo Científico

Hoje vamos te ajudar a entender da maneira mais completa possível o que são artigos científicos e seus conceitos. E quando dizemos da maneira mais completa, é que vamos trazer junto ao significado, links para você aprofundar bem o assunto, para produzir o seu, além dos passos que você deve seguir para publicar um.

Vamos lá?

Saiba o significado de Artigo Científico.
Artigo Científico: texto publicado em uma revista científica?

O que é artigo científico?

Vamos ser objetivos e começar com o básico: o que é um artigo científico?

Um artigo científico basicamente é um texto publicado em uma revista científica. Ele é chamado de artigo científico porque deve ser construído a partir do rigor científico próprio da academia. E tem mais!

O que significa que, para ser aceito para publicação em uma revista científica, esse texto irá passar por uma leitura crítica que avalie se aquela produção foi escrita se valendo de uma metodologia consistente e fez uso de fontes e dados confiáveis.

→ Entenda tudo no: Guia Completo de Metodologia para Artigo Científico

Em geral artigos científicos são fruto de uma pesquisa acadêmica, vinculadas ou não a um trabalho ou investigação prévia de iniciação científica durante a graduação, ou cursos de mestrado ou doutorado.

Também pode ser fruto de uma investigação científica empreendida em outro local que não seja a academia, como Institutos de Pesquisa independentes.

Em síntese, um artigo científico mostra os resultados de uma pesquisa.

Além disso, em muitos cursos de graduação é a elaboração de um artigo e não uma monografia ou TCC, o requisito para concluir os créditos e se formar.

Um artigo científico, diferentemente da monografia, é um trabalho mais sintético e com uma estrutura menor. Entenda melhor as diferenças no artigo: Conheça as principais diferenças entre Projeto de Pesquisa, Monografia e Artigo Científico

É extremamente importante ter em mente que um artigo científico não é um texto livre sobre determinado assunto. Escrever um artigo científico demanda uma pesquisa séria, com uso de dados e informações confiáveis.

Deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa! Além disso, tenha em mente que um artigo científico pode ter um ou mais autores. Isso quer dizer que você pode produzir um texto em conjunto com outras pessoas e submetê-lo para uma revista.

Há artigos científicos em todas as áreas de conhecimento, sem restrições.

Dicas para Artigo Científico do curso de letras

Dicas e Exemplos para seu Artigo sobre Gestão de Pessoas

Artigo Científico Pronto sobre Saúde – Dicas e Exemplos

Sugestões para seu artigo sobre meio ambiente

Artigo Científico em Administração: exemplos, temas e dicas

Artigo Científico para Faculdade em 10 Passos com exemplos

Resumindo, o termo artigo científico refere-se a um tipo de produção textual que comunica os resultados de uma pesquisa científica; refere-se a um problema científico específico de uma determinada área; precisa apresentar resultados válidos e fidedignos; e deve ter uma discussão que seja de certa forma, original.

Tudo bem até aqui?

Mas, quando é solicitado e sua função?

Mais sobre Artigos Científicos

Vamos pensar sobre a utilidade e onde ele circula com mais frequência?

Você sabia que os artigos científicos são considerados como produções textuais que tem a finalidade de comunicar os resultados de pesquisas, ideias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna, pela UNESCO?

Aprenda sobre a conceituação de Artigo Científico
Entenda mais sobre Artigo Científico e sua utilidade

E suas publicações servem para ampliar as mais variadas áreas do conhecimento, a partir da produção de conhecimento. Assim, sua publicação é um dos métodos inerentes ao trabalho científico.

É nas universidades que iremos ter mais contato com este material, já que são as maiores produtoras de conteúdos científicos em todo o mundo.

Os próprios professores e pesquisadores das universidades e empresas de tecnologia se empenham em elaborar artigos científicos dentro de suas áreas de atuação.

E você? Vai produzir um?

Um simples artigo científico pode revolucionar uma área de pesquisa, fazendo com que a ciência evolua.

Bom, agora você já entendeu o significado de artigo científico, correto?

Mas, e sobre a publicação do mesmo?

Compreenda mais a respeito Artigo Científico
Revistas científicas tem critérios próprios para publicação de matérias de Artigos Científicos

Artigo científico significa artigo publicado?

Cada revista científica possui seus próprios critérios para publicações de artigos científicos.

Se você deseja publicar em determinada revista, tenha em mente que seu texto deverá seguir os padrões especificados na chamada de artigos.

Você precisa analisar a temática da revista, isto é, a área de estudo que determinada revista pertence. Ou seja, como é comum dizer no meio acadêmico, você deve submeter seu artigo para uma revista especializada.

Sobre a chamada de artigos, você deve procurar saber se ela está tratando de um tema em específico.

Vamos explicar melhor!

Algumas revistas de tema mais geral, como Economia ou História, lançam edições que tratam de assuntos mais específicos.

  • Por exemplo, uma revista que trate de temas da área de História, pode realizar uma chamada específica para publicações de textos sobre a Semana da Arte Moderna de 1922. Dessa forma, você só deverá submeter seu artigo científico se ele estiver dentro dessa temática.

Sobre as normas

Nos sites das revistas científicas é possível ter acesso as regras que você deverá seguir para submeter seu artigo científico para a revista em questão.

Quanto mais próximo dos critérios exigidos pelo edital seu artigo estiver, menores as chances de que você tenha de fazer correções no texto ou de que seu trabalho seja reprovado.

  • Geralmente, revistas científicas estão vinculadas a universidade e institutos. Em seus sites é possível ter acesso aos critérios de publicação. A Capes- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, também reúne em seu site uma longa lista com as mais diversas revistas científicas do Brasil, seja da área de Humanas, Exatas ou Biológicas.
  • A Capes também classifica as revistas científicas de acordo com seu impacto e relevância. É o chamado Qualis Capes. Portanto, quanto mais qualificada uma revista de acordo com a Capes, mais peso terá um artigo científico publicado nela.

Sobre o Qualis Capes, de forma resumida:

  • A1 e A2: notas atribuídas a revistas científicas de excelência internacional;
  • B1 e B2: abrange as revistas de excelência nacional;
  • B3, B4, e B5: considera as revistas científicas de média relevância;
  • C: contempla revistas de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.

Ou seja, é muito importante que você busque conhecer a revista em que deseja publicar.

Não tenha receio de fazer perguntas aos editores e nem tirar dúvidas com pessoas que possuam mais experiências em publicações, como o seu orientador, por exemplo.

Após a submissão do seu artigo científico, há a fase de avaliação. Basicamente, isso significa que seu texto será lido de forma crítica.

Mas o que o pode ocorrer após essa fase de avaliação?

  • Seu artigo científico pode receber o “aceite”, ou seja, ser aprovado para ser publicado na revista científica para qual foi submetido;
  • Receber instruções de mudanças pelos revisores. Os revisores críticos podem indicar alterações a serem feitas em seu artigo científico para que seu texto fique mais consistente e coerente. Após realizar as alterações solicitadas, você poderá enviar o seu artigo novamente para uma nova leitura.
  • Ser reprovado. Se seu artigo não cumprir requisitos mínimos ou apresentar uma metodologia inconsistente, seu artigo científico sequer pode ser recomendado para a etapa de alterações no texto e pode ser reprovado diretamente.

No geral, a fase de avaliação dos artigos é chamada de “revisão por pares” ou “peer-review”.

Isso quer dizer que dois diferentes leitores críticos irão aprovar ou não seu artigo. Essa forma de trabalho garante mais segurança e menos leituras tendenciosas.

Em geral, é um processo feito “às cegas”, ou seja, o revisor do artigo não sabe quem é o autor do texto.

Conceito de Artigo Científico
A importância e as particularidades de um Artigo Científico

Mais sobre as particularidades de um artigo científico

Diferenciais e a importância dos artigos científicos:

  • Um artigo científico se diferencia de um texto qualquer da internet pelo rigor científico exigido na sua produção;
  • São produções textuais de confiança e passam por avaliações de terceiros antes de serem publicadas;
  • Os artigos científicos são de fácil acesso. Nos sites das revistas científicas é possível acessar desde as produções mais recentes até as mais antigas.

Dicas gerais para começar a escrever um artigo científico:

  • Tenha seu tema delimitado. Lembre-se que um artigo científico pode ser uma versão mais compacta de um trabalho mais amplo e as revistas colocam uma limitação no número de páginas. Dessa forma, deixe claro seu tema e a sua proposta de investigação para deixar seu texto o mais objetivo possível.
  • Lembre-se sobre o que já falamos algumas vezes por aqui sobre a escrita acadêmica. Como nas monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e outros tipos de produções acadêmicas, você deve sempre escrever em terceira pessoa, mesmo que seu artigo científico seja de autoria única.
    Veja o exemplo:
  • “No presente artigo, procuramos analisar” ao invés de “No presente artigo, procuro analisar”.
  • Ainda falando sobre a escrita acadêmica, lembre-se sempre de informar ao seu leitor o significado de siglas ou termos técnicos que apareçam no texto
  • Em geral, as revistas científicas solicitam o tópico “resumo” como elemento pré-textual. No resumo, que deve ser breve, deve constar o tema, como ele foi trabalhado e os resultados.

Logo abaixo deste texto, você vai encontrar artigos que vão lhe auxiliar a preparar e escrever seu artigo. Aproveite

Por fim, lembre-se sempre de revisar seu texto antes de submetê-lo para uma revista científica. Também temos um artigo sobre isto: Revisão para Artigo Científico – Como Fazer e Serviço.

 

Boa sorte!

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).