Guia de Pesquisa Qualitativa em Artigo Científico
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
Os artigos científicos como pesquisa qualitativa são os mais produzidos no âmbito acadêmico e científico, principalmente na área de humanidades.
No entanto, precisamos conhecer a fundo este tipo de metodologia, tendo em vista que ela é demasiadamente ampla e possui diferentes tipos de ramificações, ou seja, de formatos de estudos qualitativos.
Em nosso conteúdo de hoje iremos apresentar boas dicas para quem está desenvolvendo uma pesquisa qualitativa para artigo científico. Confira as nossas orientações com exclusividade!
→ Você também pode estar a procura de um serviço profissional para sua auxiliar na sua pesquisa. Sempre recebemos solicitações de assessorias deste tipo. Se for seu caso, você pode dar uma olhada neste link e pedir o que precisa. Nos parece qualificado, confiável e tem garantia.
Você também vai se interessar:
Entendendo a Pesquisa Qualitativa em Artigo
Antes de partirmos rumo às dicas para o desenvolvimento de um artigo científico como pesquisa qualitativa, é bom reforçar o conceito dessa modalidade de estudo.
É nos pressupostos iniciais da pesquisa qualitativa que encontraremos as razões que nos levam a falar de métodos e técnicas específicas para este tipo de pesquisa.
Mas, o que é pesquisa qualitativa para artigo?
A pesquisa com metodologia qualitativa pode ser definida como o processo de alcançar soluções confiáveis para os problemas colocados através da coleta, análise e interpretação planejada e sistemática dos dados.
Essa definição geral de pesquisa abrange as diferentes realidades do estudo e as diferentes formas de enfrentar as situações investigativas.
Sem entrar na história que nos situa nos diferentes momentos do desenvolvimento da pesquisa qualitativa, se destacarmos que é sobretudo na década de 70 em nosso país e já na década de 60 em outros países, quando a confluência de diferentes fatores fez com que a pesquisa qualitativa começasse a decolar.
A pesquisa qualitativa parte de uma série de pressupostos, que exigem uma mudança nas estratégias de resolução de problemas:
- Natureza da realidade: Os naturalistas supõem que existem múltiplas realidades e que o estudo de uma parte necessariamente influenciará todas as outras.
- Natureza da relação pesquisador-objeto: A relação entre o pesquisador e as pessoas faz com que ambos se influenciem mutuamente. Essa relação é fortalecida, embora o pesquisador mantenha uma distância entre si e o fenômeno estudado.
- Natureza dos enunciados: parte do pressuposto de que não são possíveis generalizações.
O pesquisador qualitativo também se caracteriza por certas posições relacionadas a:
- Métodos: Métodos qualitativos são usados em todos os processos de pesquisa.
- Critérios de qualidade: O termo rigor de pesquisa é mais focado na relevância do estudo do que no rigor metodológico.
- Fontes teóricas: Não se propõe uma teoria anterior, mas nasce dos dados.
- Tipos de conhecimento utilizados: Utilizam conhecimento tático, baseado em intuições, sentimentos, etc.
- Instrumentos de pesquisa: O próprio pesquisador é o instrumento, perdendo em objetividade, mas ganhando em flexibilidade.
- Projeto: Partindo do pressuposto de múltiplas realidades e da interação entre pesquisadores-pesquisados que se influenciam e modificam uns aos outros, insistem em um design aberto e não estruturado, que é desenvolvido à medida que a pesquisa evolui.
- Etapa: A pesquisa é realizada em um contexto natural, no local onde os eventos ocorrem.
DICA 1 - Defina uma pergunta de pesquisa qualitativa que quer pesquisar no seu artigo científico
Sempre reforçamos em nosso site a importância de definirmos uma boa pergunta de pesquisa, pois ela é a chave condutora de todo o processo de investigação por parte do autor do trabalho.
Sendo assim, no método qualitativo de estudo, você deve considerar os mesmos pressupostos para elaboração de pergunta de pesquisa, que são:
- A pergunta de pesquisa do artigo científico deve ser clara, específica e manejável.
No caso da realização de um estudo qualitativo, a sua pergunta de pesquisa deve explorar as razões pelas quais as pessoas fazem coisas ou acreditam em algo.
- A sua pergunta de pesquisa no artigo científico metodologia qualitativa é uma das partes mais importantes para a estruturação do estudo. Isso porque permite determinar o que você quer aprender ou entender como pesquisador. Além disso, também ajuda a enfocar o estudo, pois não é possível estudar tudo de uma só vez. Sua pergunta de pesquisa também dará forma a maneira na qual conduz o estudo, devido a diferentes perguntas que serão requeridas.
- É importante que o pesquisador busque encontrar o equilíbrio entre a elaboração de uma pergunta que seja interessante e uma pergunta que seja fácil/ possível de pesquisar. A primeira é algo que realmente quer saber e frequentemente é mais ampla. A segunda é uma que pode pesquisar diretamente através dos métodos e ferramentas de pesquisa à sua disposição.
DICA 2 - Alguns métodos e técnicas de pesquisa qualitativa
Existe uma série de técnicas dentro da pesquisa qualitativa, e que você precisa considerar após ter definido a linha temática e pergunta do seu artigo científico. Essas técnicas e métodos qualitativos podem ser os seguintes:
Dica 3 - Escreva o seu artigo científico na metodologia qualitativa
Ao preparar um artigo científico com metodologia qualitativa, tenha em mente o público-alvo e também as diretrizes de formatação do periódico de pesquisa para o qual deseja submeter a sua pesquisa.
Você precisará certificar-se de que seu objetivo para a pergunta de pesquisa é convincente e que você explica sua metodologia de pesquisa e análise em detalhes.
A pesquisa qualitativa é muitas vezes vista como precursora da pesquisa quantitativa, que é uma abordagem mais lógica, orientada por dados, que emprega técnicas estatísticas, matemáticas e computacionais.
De qualquer modo, ao escolher um dos métodos e técnicas que foram listados anteriormente, você terá mais facilidade para desenvolver seu estudo.
Dica 4 - Analisa seus dados no artigo científico metodologia qualitativa
Depois de realizar a coleta dos dados, o autor do artigo científico poderá começar a fazer a análise e determinar as respostas e principais teorias voltadas para a sua pergunta de pesquisa.
Embora existam várias maneiras de analisar dados, todos os modelos analíticos em pesquisa qualitativa lidam com análise textual, seja escrita ou verbal.
- Codificação: No processo de codificação, o autor deve atribuir uma palavra, frase ou número a cada categoria determinada. Você pode começar com a elaboração de uma lista predefinida de códigos, os quais são derivados do seu conhecimento prévio do tópico. Pode ser, por exemplo: “questões financeiras” ou “envolvimento da comunidade”, etc.
- Estatísticas descritivas: o autor poderá analisar os seus dados por meio de estatísticas. Essas estatísticas descritivas ajudam na descrição, exibição e resumo dos dados.
- Análise Narrativa: Em uma análise narrativa, o autor do artigo científico se concentra mais no discurso e no conteúdo, tais como: a gramática, o uso de palavras, metáforas, temas da história, significados das situações e o contexto social, cultural e político da narrativa.
- Análise Hermenêutica: Em uma análise hermenêutica concentra-se no significado de um texto escrito ou oral. Basicamente, o pesquisador tentará dar sentido ao seu objeto de estudo e busca revelar algum tipo de coerência na sua perspectiva.
- Análise de conteúdo ou análise semiótica: A análise de conteúdo ou semiótica examina textos ou séries de textos e procura temas e significados observando as frequências com que as palavras são repetidas. Em outras palavras, você tenta identificar estruturas e regularidades designadas no texto verbal ou escrito e então faz inferências com base nessas regularidades.
Dicas Finais sobre pesquisa qualitativa em artigo científico
Como resumo de tudo que foi descrito ao longo do nosso artigo de hoje, destacamos que as técnicas e métodos da pesquisa qualitativa levantam a possibilidade de um estudo detalhado dos problemas apresentados nos diferentes contextos investigativos.
Trabalhar no local onde surge o problema e compreender os fenômenos na situação em que se produz, podemos criar alternativas válidas que promovam uma melhoria ou avanço no segmento de atuação do pesquisador.
E aí? Gostou do conteúdo de hoje, com nosso Guia Pesquisa Qualitativa em Artigo Científico?
Se nosso conteúdo de hoje foi útil para você. Considere compartilhar em sua rede social favorita.