Dicas essenciais para Artigo de Pós-Graduação
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
Existem muitas universidades atualmente que solicitam, ao final dos cursos, um artigo científico que acaba sendo validado como um TCC de pós-graduação. No conteúdo de hoje, iremos falar sobre pontos importantes para você que precisa preparar um Artigo Científico para TCC de Pós-Graduação ou como parte da pós.
Para auxiliar ainda mais na elaboração do Artigo de pós-graduação, você também vai encontrar links de nossos principais conteúdos referentes ao assunto.
→ Você também pode estar a procura de um serviço profissional para sua auxiliar na sua pesquisa. Sempre recebemos solicitações de assessorias deste tipo. Se for seu caso, você pode dar uma olhada neste link e pedir o que precisa. Nos parece qualificado, confiável e tem garantia.
Confira o índice de hoje e faça uma boa leitura!
- Definição e características de Artigo Científico para TCC de pós-graduação
- Artigos de pós-graduação: qual sua finalidade?
- Estilo científico para TCC de pós-graduação
- Perguntas chave para levar em consideração na hora de escrever um artigo científico de pós-graduação
- Critérios para fazer um artigo para pós-graduação de modo efetivo
- Como iniciar a redação de um artigo científico para TCC de pós-graduação
Definição e características de Artigo Científico para TCC de pós-graduação
Um artigo científico para TCC de pós-graduação pode ser definido como um tipo de informe escrito e publicado que descreve resultados originais de uma pesquisa.
Além disso, é um tipo de produção que escrevemos para outras pessoas, e não apenas para nós mesmos. Por isso, o artigo científico deve ser claro, para que os interessados e destinatários recebam a mensagem concreta que se deseja transmitir.
Na pós-graduação espera-se que o artigo científico para TCC do acadêmico tenha as seguintes características:
- O artigo científico de pós-graduação deverá representar uma pesquisa original e inédita;
- Deverá ser aprovado pelo orientador e curso de pós-graduação, para que só depois possa vir a ser submetido a alguma revista científica.
- Devem ser arquivados nos bancos digitais da universidade na qual o artigo científico tenha sido defendido como TCC de pós-graduação. Isso é importante para que o trabalho fique disponível como Artigo de Pós-Graduação Pronto para consultas de outros acadêmicos, servindo como literatura de apoio para pesquisas futuras.
- Sempre é um informe sobre resultados de uma pesquisa científica com rigor;
- Pode referir-se a um estudo de um problema científico ou aprofundamento de um tema;
- Os resultados da pesquisa devem ser válidos e fidedignos;
- Apresentar pela primeira vez os resultados de uma pesquisa.
Artigos de pós-graduação: qual sua finalidade?
A finalidade dos artigos de pós-graduação, segundo a UNESCO está em fazer a comunicação dos resultados de pesquisas, ideias e debates, feitos de uma maneira clara, concisa e fidedigna.
Além disso, a publicação desse trabalho após sua defesa na universidade, como trabalho de conclusão de curso, é algo inerente a este tipo de produção científica.
É preciso estabelecer estratégias de publicação bem elaboradas e seguir uma série de normas para facilitar a relação junto às revistas e periódicos que publicam estes conteúdos.
Antes de escrever um artigo científico para TCC de pós-graduação, o pesquisador, além do seu próprio trabalho de pesquisa, deverá fazer um trabalho de observação do que outras pessoas estão fazendo, ou escrevendo sobre o mesmo tema do seu interesse.
Aliás, você já escolheu seu tema? Se não tem definido, dê uma olhada no 8 Passos para Escolher um Tema para Artigo de Qualidade
Também é necessário verificar em que estado se encontra a questão mais problemática da sua pesquisa, quais são os problemas apresentados, quais aspectos ainda carecem de maior análise.
Para isso, é necessário consultar as bases de dados bibliográficos, ler e conhecer os principais trabalhos de pesquisa, especialmente aqueles cujo alto impacto científico os faz imprescindíveis de se conhecer. Convém revisar suas citações e os artigos relacionados.
Estilo científico para TCC de pós-graduação
Um artigo científico de pós-graduação também deve cuidar da linguagem, estrutura e formato utilizado para que possa manter certo “estilo científico”, dentro das exigências de um trabalho para pós-graduação.
Os estilos científicos determinam as citações, as abreviaturas, a tipografia do estudo, os parágrafos, e muitas outras características mais próprias da “edição”, e que você encontrará no manual de normas técnicas e de redação da sua universidade, ou lendo nossos artigos a respeito.
- Artigo Científico ABNT: Normas e Modelo Pronto como Exemplo
- GUIA ABNT COMPLETO – Referência e Citação de Artigo Científico
- GUIA ABNT COMPLETO – Referência e Citação de Artigo Científico
No caso do Brasil, seguimos o estilo científico determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), embora algumas instituições tenham seus próprios manuais de estilo científico, alguns deles considerando as normas vigentes na ABNT.
Perguntas chave para levar em consideração na hora de escrever um artigo científico de pós-graduação
É recomendado analisar de forma consciente as seguintes perguntas chave para preparar um artigo para pós-graduação com qualidade.
- Para que escrevo este artigo científico?
- O que eu preciso dizer?
- Como eu vou dizer?
- Quais são as informações existentes sobre esse tema de estudo?
- Vale a pena apostar nesse tipo de pesquisa?
- Qual é o formato/estrutura adequado para a minha universidade?
- Para quem escrevo?
- Qual é a audiência esperada?
- Qual é a revista apropriada para a sua publicação depois que o TCC for defendido?
Critérios para fazer um artigo para pós-graduação de modo efetivo
Entre os critérios essenciais para desenvolver bem um artigo para sua pós-graduação, devemos levar em consideração principalmente os seguintes:
- O rigor lógico e acadêmico deve estar fundamentado teoricamente.
- A réplica deve permitir o diálogo e a análise, uma vez que partimos do princípio de que não se conclui uma pesquisa, pois as teorias podem ser refutadas a qualquer momento, dependendo dos avanços na área.
- Clareza e concisão de estilo, as ideias devem estar hierarquizadas de acordo com os nossos objetivos e os resultados da pesquisa, e, além disso, devemos eliminar frases inúteis, buscando sempre ser breve, expressar o maior número de ideias, com o menor número de palavras, sem perder a essência.
- Originalidade: o artigo nasce como produto de uma pesquisa na qual esteve vinculado o autor.
- Precisão: consiste em empregar as palavras mais específicas.
- Compatibilidade com a ética: as fontes bibliográficas devem estar identificadas e mencionadas devidamente.
- Utilização dos dados, quando proceda, deve existir confidencialidade no uso da informação, ou seja, não deve devem divulgar dados que possam prejudicar a uma pessoa, ou a uma instituição.
- Significância: é a ação e efeito de significar. Este verbo se refere a manifestar ou saber algo. Dito de uma palavra ou expressão está vinculado a marca de um pensamento ou de algo material, enquanto que, aplicado a uma coisa, refere-se a ser, por natureza ou convenção, uma representação de outra coisa diferente.
- Relevância: é a oportunidade, adequação e conveniência de uma coisa; é algo que vem propositalmente, que é relevante, apropriado ou congruente com o que a qualidade do relevante é esperada. É um adjetivo que faz menção ao que pertence ou corresponde a algo ou que vem de propósito.
Como iniciar a redação de um artigo científico para TCC de pós-graduação
Separamos a seguir alguns passos para lhe ajudar na criação e redação do seu artigo de pós-graduação:
- Pensar: O que se deseja escrever? É mais importante considerar o que os leitores necessitam conhecer e para isso é preciso elaborar notas com palavras e frases chave, até que encontre o nicho mais adequado para redação dentro da sua área de atuação.
- Planejamento: você pode dividir os seus escritos em parágrafos, onde cada um dos parágrafos refere-se a uma ideia que é elaborada a partir de orações. Construindo um esqueleto como esse, você terá uma noção maior do percurso que terá que percorrer para realização do seu artigo científico.
- Escrever: aqui damos início ao que foi planejado no tópico anterior. É uma boa ideia escrever cada parágrafo em uma folha e ir fundamentando com teorias. Depois que tiver discutido todos os conceitos chave da sua pesquisa, costure essas páginas, elaborando capítulos coesos e bem estruturados.
- Revisar: é importante verificar o seu TCC, mesmo depois de vários dias de escrito. Com esse simples exercício, você observará que, quando leia o texto novamente, muitas novas coisas podem surgir e irá melhorando seu texto cada vez mais. Desse modo, faça adições, supressões, correções ou mudanças, conforme observar a necessidade. Lembre-se que o nosso texto é inacabado por natureza, ou seja, sempre haverá algo mais por se dizer ou reformular.
Conclusão
Ao longo do nosso artigo de hoje, apresentamos dicas importantes para quem deseja elaborar um artigo científico para uma pós-graduação.
Gostou de nossas dicas de hoje, por gentileza, compartilhe.
Aproveite as dicas apresentadas e elabore um texto adequado aos pós-graduandos! Boa sorte e bons escritos!