Pesquisar
Close this search box.

Artigo de Divulgação Científica: Guia Completo com Exemplos!

Guia completo para você fazer um Artigo de divulgação Científica com exemplos
Guia completo com exemplos para escrever seu Artigo de divulgação Científica

Os artigos de divulgação científica têm ficado cada vez mais populares e ganhado espaço para publicação em diferentes veículos de informação. E provavelmente você precisa produzir um, correto?

Então vamos te ensinar como fazer um com qualidade e te ajudar em todo o processo e ainda vamos te dar exemplos de artigo de divulgação científica e ainda onde podemos encontrar estes tipos de artigos.

Vamos lá?

O que é um artigo de divulgação científica e qual a diferença entre ele e o artigo científico?

Artigo de divulgação Científica e o Artigo Científico: quais são as diferenças entre eles?
Entenda Artigo de Divulgação Científica e a diferença de um Artigo Científico

Antes de começarmos a falar propriamente sobre a elaboração de um artigo de divulgação científica, precisamos deixar alguns pontos bastante claros sobre esse tipo de produção textual.

Em primeiro lugar, é importante saber que esse não é um texto publicado em revista científica, como é comum na academia.

Então, o que é um artigo de divulgação científica?

 

A proposta principal de um artigo de divulgação científica é difundir o conhecimento científico com linguagem e forma mais acessível e ampla, para que o leitor não especializado possa entendê-los rapidamente.

 

Nesse sentido, artigos de divulgação científica muitas vezes são versões mais compactas de estudos científicos de longo prazo, como dissertações de mestrado, teses de doutorados, monografias ou pesquisas que demandam um longo período de tempo para apresentarem resultados.

E onde são publicados?

Geralmente um artigo de divulgação científica é publicado é jornais e revistas de circulação nacional (ou internacional).

Com o advento da internet e ampliação de seu uso para um número cada vez maior de usuários diários, artigos de divulgação científica também passaram a ser publicados em blogs ou sites independentes de pesquisadores.

Também com o boom das redes sociais, como Facebook, Linkedin e Twitter, muitos estudiosos usam esses espaços para publicarem seus artigos de divulgação científica.

É preciso ter em mente que um artigo de divulgação científica precisa ser escrito levando em consideração que eles possam ser lidos e compreendidos por pessoas comuns e que não tenham um tido um contato prévio com o assunto que está sendo tratado no texto.

Isso não quer dizer que esse tipo de produção textual perde seu caráter científico e seu rigor metodológico, ela apenas se propõe a ser mais didática e acessível.

Já foi possível entender a diferença entre “artigo de divulgação científica” e “artigo científico”? Já que os artigos científicos usam uma linguagem bem mais técnica, com um super rigor metodológico e teórico, além de muitos termos especializados.

Tendo em vista essas informações, vamos falar agora sobre como elaborar um artigo de divulgação científica.

Você também pode se interessar por ler nosso artigo: Aprenda as características do artigo de divulgação científica

Veja como elaborar um bom Artigo de divulgação Científica
Tipo de escrita e gênero textual usado para Artigos de Divulgação Científica

Como fazer um artigo de divulgação científica?

Vamos abordar em primeiro lugar o tipo de escrita ou gênero textual que você deve utilizar para fazer um artigo de divulgação científica.

Como dissemos acima, um artigo de divulgação científica deve ser escrito levando em consideração que será lido por pessoas que estão fora da academia, isto é, fora das universidades e centros de pesquisa.

Nesse sentido, vamos chamar a atenção para três pontos:

  • O uso de termos técnicos;
  • A apresentação de discussões e formulações teóricas;
  • Formatação e regras presentes em artigos publicados em revistas científicas.

Sobre o uso de termos técnicos em um artigo de divulgação científica, podemos dizer o seguinte: só utilize se forem indispensáveis ou se você puder explicá-los de forma didática.

O uso excessivo de termos técnicos em um artigo como este, que será lido por um público em geral, bem como a capacidade de fazê-los ser compreendidos pelo leitor, têm grandes chances de tornar seu texto cansativo e perdeu seu propósito, que é difundir o conhecimento científico de forma didática e acessível.

O segundo ponto, a apresentação de discussões e formulações teóricas em um artigo de divulgação científica, merece especial atenção.

Em um trabalho científico construído dentro das universidades e centros de pesquisa, geralmente a discussão teórica é complexa e extensa. Essas discussões muitas vezes são essenciais para passar a ideia central do seu trabalho.

Nesse sentido, é muito importante que seja feito um exercício de síntese e simplificação das formulações teóricas que você utiliza.

No entanto, é essencial que assim como nos termos técnicos, você busque refletir se tais formulações precisam realmente aparecer de forma explícita em seu artigo de divulgação científica.

Por fim, tenha em mente que um artigo de divulgação científica não obedece às mesmas regras de formatação e estrutura de um texto publicado em revista científica. Por exemplo, você não precisará listar ao fim do texto as referências bibliográficas que utilizou para escrevê-lo.

Por falar em referências, os autores que você julgar necessário citar não devem aparecer no formato nome+ano entre parênteses, como por exemplo (HOBSBAWM, 1995).

Caso você ache necessário mencionar algum autor, explique ao leitor a relevância do seu trabalho ou pensamento para a compreensão de um ou mais aspectos presentes no seu texto.

Por fim, e como falaremos mais adiante, está a questão da estrutura ou divisão do texto.

Podemos dizer que sobre essa questão, artigos de divulgação científica são mais flexíveis e você terá a liberdade de organizar seu texto ou não em tópicos.

Artigo de Divulgação Científica: escolha o tema para sua escrita
Escolha o tema de seu Artigo de divulgação Científica e boa escrita!

Como escolher um tema interessante e relevante para um artigo de divulgação científica?

Escrever um artigo de divulgação científica pode ser uma tarefa interessante, bastante desafiadora e até prazerosa. E podemos dizer que fica ainda melhor quando se trata de escolher um tema que seja relevante para o público em geral.

Você já tem seu tema?

Ainda que tenha, seguem algumas dicas que podem te auxiliar a escrever um artigo de divulgação científica com qualidade e relevância e algumas estratégias que podem ajudá-lo a escolher um tema envolvente e significativo.

Vamos lá?

Por dentro das tendências e novidades em ciência e tecnologia

Uma das melhores maneiras de escolher aquele tema para fazer seu artigo de divulgação científica é estar por dentro das tendências e novidades em ciência e tecnologia.

Publicações científicas, revistas, blogs e outras fontes de informação devem estar sempre ao seu alcance para saber o que está acontecendo no mundo da ciência e quais descobertas recentes estão sendo feitas.

Além disso, fique ligado(a) aos problemas e questões que estão sendo discutidos na sociedade e claro, pense em como a ciência pode contribuir para essas discussões.

Pense em quem será seu leitor

Ao escolher um tema para um artigo de divulgação científica, é importante pensar no seu leitor.

Isso mesmo.

O que ele gostaria de saber?

Considere o nível de conhecimento que seu público tem sobre o assunto e escolha um tema que possa ser explicado de forma clara e acessível.

Lembra desta característica que explicamos acima?

Além disso, tente escolher um tema que seja relevante para o seu público e que possa ter um impacto positivo em suas vidas.

Agora vai ficar mais interessante ainda: considere suas próprias paixões e interesses

Escolha um tema que seja importante para você pessoalmente.

Isso mesmo!

Quando você está apaixonado por um assunto, é mais fácil transmitir essa paixão aos seus leitores e envolvê-los em sua história.

Pense em seus próprios interesses e experiências.

Então, escolher um tema que você é apaixonado pode tornar a tarefa de escrever um artigo de divulgação científica muito mais prazerosa.

Artigo de divulgação Científica: sites e exemplos
Sites, revistas e jornais que publicam Artigos de divulgação Científica

Onde podemos encontrar um artigo de divulgação científica?

Então você quer saber onde encontrar um modelo de artigo de divulgação científica para ter como exemplo? Vamos lá!

Existem inúmeros sites, revistas e jornais que publicam artigos de divulgação científica.

Vamos te passar alguns sites e do que eles falam. Tenho certeza que você conhece alguns deles. Logo a seguir, ainda vamos mostrar um exemplo que tiramos de lá.

  1. Revista Ciência Hoje: publicação editorial brasileira que apresenta notícias e artigos sobre ciência e tecnologia, com uma linguagem acessível ao público em geral. Acesse: https://cienciahoje.org.br/
  2. Revista Galileu: ótima publicação que também cobre ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente e cultura. Acesse: https://revistagalileu.globo.com/
  3. Revista Superinteressante: publicação brasileira que aborda diversos temas, incluindo ciência, tecnologia, cultura e comportamento. Acesse: https://super.abril.com.br/
  4. Jornal Folha de São Paulo: o caderno “Ciência” da Folha de São Paulo traz notícias e reportagens sobre ciência e tecnologia, muitas vezes escritas por jornalistas especializados.
  5. Site da BBC Brasil: a seção “Ciência” da BBC Brasil traz notícias e reportagens sobre ciência e tecnologia de diversas áreas.
  6. Site da National Geographic Brasil: a National Geographic Brasil traz artigos sobre ciência, meio ambiente, história, cultura e outros temas relacionados. Acesse: https://www.nationalgeographicbrasil.com/

Esses são apenas alguns destaques de exemplos de onde você pode encontrar artigos de divulgação científica aqui no Brasil. Existem muitas outras publicações e sites que também oferecem esse tipo de conteúdo.

Exemplo de artigo de divulgação científica

Artigo de divulgação Científica exemplo
Modelo e exemplo de Artigo de divulgação Científica

E para você que está procurando exemplos de artigo de divulgação científica, nós separamos um ótimo exemplo da Revista Galileu logo abaixo.

E você também pode encontrar um serviço de escrita profissional para fazer um artigo para você. Basta acessar o link https://artigocientifico.com.br/pedido-artigo-studybay/ e solicitar “outro tipo”. Logo após você será encaminhado (a) a dar detalhes do que você precisa e poderá explicar como deseja seu artigo.

Neste exemplo abaixo da revista Galileu é possível verificar a linguagem simples e acessível, assim como perceber que este está dividido em partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Vale a pena conferir o exemplo de artigo que separamos.

Exemplo 1 de Artigo de Divulgação Científica

Exemplo 2 de Artigo de Divulgação Científica

Como organizar um artigo de divulgação científica?

Como disse anteriormente, um artigo de divulgação científica oferece mais liberdade quanto à estrutura dos tópicos. Essa é uma questão que vai depender em certo ponto de onde ele será publicado.

Por exemplo, em jornais e revistas, não é comum que esses artigos sejam divididos com os tópicos da introdução, desenvolvimento e conclusão. É mais comum serem apresentados em subtítulos que deixem a leitura mais fluída.

Mas se eles são publicados em blogs, sites independentes e redes sociais, o pesquisar pode escolher a forma em que seu texto será divido. E essa divisão pode ser tanto em tópicos (como os que citamos acima), como em subtítulos.

No entanto, precisamos ter claro que a não exigência de tópicos não significa que o texto não deve seguir uma ordem que deixe o artigo de divulgação científica coeso e coerente.

Portanto, mesmo que você não faça uma separação onde o tópico Introdução apareça de forma destacada, você deve iniciar seu texto apresentando os elementos introdutórios que sejam capazes de apresentar seu tema de forma objetiva e contextualizar o leitor sobre o assunto que está sendo tratado.

O desenvolvimento em um artigo de divulgação científica não se difere muito das demais produções científicas. O que vamos chamar atenção aqui é nos elementos que já citamos anteriormente: a linguagem didática e acessível e o poder de síntese.

Um artigo de divulgação científica não deve ser muito longo para não cansar ou tomar muito tempo do leitor. Fique atento a essas questões.

Na parte final, ou caso preferir, no tópico das conclusões, busque “amarrar” as informações que você trouxe durante o texto com seu argumento central. O ideal é que você possa transmitir isso em poucas palavras ou mesmo em um parágrafo.

No final do texto, lembre-se que é preciso haver uma harmonia entre o título, os elementos introdutórios, o desenvolvimento e as considerações finais.

Isso quer dizer que o título escolhido deve estar alinhado com o que será tratado ao longo do texto. É bastante comum que se prometa no título mais do que será tratado, é necessário ter atenção quanto a isso.

Na introdução, tenha cuidado para não ser objetivo e trazer informações em excesso e que não ajudam no entendimento do seu argumento.

Por fim, é de extrema importância que na parte das considerações finais não se perca o foco e não seja apresentado um final coeso e coerente com aquilo que foi tratado ao longo de todo o artigo de divulgação científica.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a escrever um artigo de divulgação científica de qualidade e assim você possa contribuir para a disseminação do conhecimento científico para toda a sociedade.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).