Resumo Expandido: o que é? Como fazer o seu?

O que é e como fazer o seu Resumo Expandido?
Aprenda tudo sobre Resumo Expandido

Quer entender tudo sobre Resumo Expandido? Precisa preparar um, bem feito? Geralmente os acadêmicos de plantão constroem um resumo expandido para a publicação ou participação em algum evento científico ou congresso, os quais costumam ocorrer em diferentes instituições.

Além disso, alguns projetos de pesquisas das Universidades chegam a exigir a participação dos bolsistas em inúmeros eventos ao longo do ano, e uma das principais produções solicitadas é justamente o resumo expandido.

Apesar de ser um tipo de texto constantemente demandado nas universidades, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como construir esse tipo de material acadêmico, seja por desconhecer a estrutura, seja por não saber quais são os conteúdos essenciais que devem estar expressos nesse tipo de produção.

E se você precisa de uma ajuda profissional, indicamos o serviço desta plataforma https://artigocientifico.com.br/pedido-artigo-studybay/. É só preencher seus dados e no campo do tipo de serviço, colocar “resumo expandido”. Pronto, você será encaminhado a plataforma de escritores profissionais, onde conhecerá a formação de cada um e poderá explicar como quer seu resumo expandido, prazos, etc. Serviço com garantia.  Recomendamos.

Vamos então começar!

Entenda o que é: qual o conceito de resumo expandido
Resumo Expandido de Artigo: aprenda o que é e qual o seu significado

O que é o resumo expandido?  

Como mencionamos na introdução deste artigo, o resumo expandido é constantemente solicitado para a participação em congressos e eventos.

Dessa forma, nem sempre é necessário produzir um artigo para a sua publicação, tendo em vista que algumas instituições querem mesmo é um resumo expandido.

Mas, o que é o Resumo Expandido? Qual seu significado?

Um Resumo Expandido nada mais é do que uma produção diminuta, mas que tem os seus desafios na hora da escrita, principalmente quando a pessoa não sabe quais são os elementos essenciais que devem estar inseridos nesse tipo de texto. E tem mais…

 

Dito isso, podemos conceituar o resumo expandido como um material que reúne informações sobre um estudo, e as quais são apresentadas de modo sucinto pelo autor do trabalho.

O formato desse tipo de produção acadêmica é bastante simplificado, sendo organizado em seções curtas e objetivas. Aí vem a questão: mas quantas palavras deve ter um Resumo Expandido?


Um Resumo Expandido deve ter no mínimo 350 palavras  e no máximo 1200. Essa questão da quantidade de palavras permitidas em um resumo expandido, precisa ser verificada pelo autor do trabalho, levando em consideração os manuais de normas do evento, tendo em vista que pode variar de uma instituição para outra.

De qualquer modo, a recomendação que sempre damos aos acadêmicos é que desenvolvam um texto com uma média de 1000 palavras, o que é mais do que suficiente para apresentar o estudo proposto.

Além disso, você precisa estar ciente que, o resumo expandido acaba deixando o pesquisador um pouco mais à vontade para inserir as informações acerca da sua pesquisa.

No entanto, como toda escrita acadêmica, é imprescindível que o pesquisador se preocupe sempre com a questão da objetividade e também mantenha clareza em sua escrita.

O resumo expandido não se configura como o trabalho completo da pesquisa que foi realizada, mas sim uma apresentação breve do estudo para a participação em eventos.

Boa parte destes eventos e congressos acabam até mesmo publicando esses materiais em anais, o que pontua junto ao currículo Lattes do acadêmico, por exemplo.

No que tange a utilidade desse tipo de produção, podemos listar os seguintes pontos para você:

  • Esse tipo de texto visa comunicar para um grupo específico aquilo que foi feito pelo pesquisador em um determinado contexto de estudo;
  • O resumo expandido está entre as produções mais realizadas pelos acadêmicos que querem participar de eventos e congressos em todo território nacional;
  • Ao elaborar um resumo expandido, o acadêmico acaba criando maior afinidade com a sua pesquisa e futuramente conseguirá desenvolver o estudo completo;
  • Quanto mais publicações de resumos expandidos você tiver em  anais de eventos e congressos, isso irá converter o seu currículo Lattes em algo mais atrativo;
  • Quem participa de eventos e publica resumos expandidos garante horas complementares para a faculdade.
Resumo Expandido: maneiras de fazer este trabalho no âmbito acadêmico científico
Como deve ser a estrutura ao elaborar o resumo expandido?

 Como fazer um resumo expandido?

Agora que você já sabe o que é um resumo expandido e qual é a sua importância no âmbito acadêmico científico, é chegada a hora e colocarmos a mão na massa e aprender a como fazer um resumo expandido sem dor de cabeça.

O primeiro grande passo a ser dado envolve o conhecimento acerca da estrutura desse tipo de trabalho, o qual deverá ter os seguintes itens:

 Resumo Expandido: título da sua pesquisa

Geralmente o evento ou congresso que iremos participar enviam ao participante um template para inserir o texto com resumo expandido.

Com este template em mãos, você deverá inserir no topo da página o título da sua pesquisa, podendo ser por exemplo: “Ações pedagógicas na escola Maria Flor junto a alunos deficientes visuais.”

Passo a Passo como deve ser a estrutura do Resumo Expandido
Como é o corpo do seu Resumo Expandido?

O corpo do resumo expandido  

Após  a inserção do título do seu trabalho, você irá partir para o corpo do seu resumo expandido, o qual deverá  levar em consideração os pontos que iremos apresentar a seguir:

Introdução do resumo expandido  

Na introdução do seu resumo expandido, você deverá apresentar qual é o contexto geral da sua pesquisa, assim como também quais aspectos envolvem o tema escolhido e qual é o problema chave a ser solucionado.

Também é importante apresentar neste apartado uma justificativa da sua escolha de pesquisa, ou seja, o que lhe motivou a estudar sobre o tema.

Resumo Expandido: quais os objetivos da pesquisa?
Saiba apresentar os objetivos no resumo expandido

Objetivos da pesquisa

A seguir, você também deverá apresentar o objetivo geral e também os objetivos específicos que lhe conduziram ao presente estudo.

Metodologia  

Na hora de apresentar a sua metodologia é importante que você seja bastante sucinto, escrevendo com poucas palavras quais foram os métodos e técnicas empregadas, para que você pudesse coletar os dados e finalizar o seu estudo.

Você pode inclusive falar brevemente sobre quais são as etapas, ou seja, o percurso que você percorreu até finalizar a pesquisa.

Resumo Expandido: resultados encontrados na pesquisa
Apresentação dos resultados e discussões no Resumo Expandido

Resultados e discussões 

Ainda com um estilo de escrita mais objetiva e direta, você também deverá apresentar quais foram os resultados obtidos a partir da sua intervenção de pesquisa, tecendo comentários sobre o problema identificado, as principais justificativas e também quais conceitos são trabalhados ao longo do seu estudo, ou seja, com quais perspectivas você trabalha como pesquisador.

É na seção de resultados e discussões que você irá trazer algumas citações de outros autores para poder fundamentar o seu discurso como acadêmico e pesquisador, tendo em vista que toda pesquisa, por mais diminuta que ela seja, precisa de uma boa fundamentação e embasamento teórico.

Se você quiser explorar as ilustrações, tabelas ou fotografias, este apartado também permite este tipo de inserção.

Conclusões ou considerações finais

Por fim, você irá apresentar as suas conclusões, ou considerações finais, apresentando se o seu estudo realmente conseguiu chegar no objetivo geral determinado, e quais são as perspectivas para o futuro, dentro da linha teórica escolhida.

Referências

Por último, mas não menos importante, é imprescindível que você faça uma lista, contendo todas as referências bibliográficas que fundamentaram o seu estudo.

Conclusão

Não se esqueça de seguir as regras de resumo expandido ABNT, tendo em vista que todas as instituições costumam seguir as diretrizes deste órgão.

É um meio eficiente de padronizar a produção acadêmica e científica que circula no país. Então, adeque seu texto dentro dessas normas.

Viu só como é fácil elaborar um resumo expandido? Seguindo todas as dicas que nós apresentamos ao longo do nosso conteúdo de hoje, agora será muito mais fácil desenvolver esse tipo de texto.

Além de cuidar a estrutura que lhe foi apresentada, lembre-se sempre de que, é imprescindível desenvolver uma escrita fluida, objetiva e direta, uma vez que este tipo de produção costuma ter o número de palavras reduzido.

 

Bons escritos para você!

 

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você?

Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, considere compartilhar em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.