5 Guia de referencial teórico para artigo com exemplos

Referencial Teórico do Artigo Científico
Aprenda tudo sobre Fundamentação Teórica para Artigo Científico com nosso guia

A parte mais temida pelos autores de artigos científicos é a elaboração do referencial teórico do artigo científico, já que é o corpo que sustenta todo o trabalho, e sem ele, o autor não tem autoridade para defender e sustentar os seus argumentos.

A elaboração de uma fundamentação teórica bem feita exige bastante muito estudo/leitura por parte do autor do trabalho, pois antes mesmo de elaborar o seu artigo científico, o autor precisa ter embasamento teórico suficiente para construir seu marco teórico.

Isso só pode ser obtido com a dedicação do estudante e capacidade de busca por fontes que sejam confiáveis e boas o suficiente, para dar sustentação ao tema que você irá abordar em seu artigo científico.

Caso você ainda não compreenda bem o que é um referencial teórico, ou esteja querendo desenvolvê-lo, e não tem a menor ideia de por onde começar, você não pode perder o nosso conteúdo. 

 

O que é referencial teórico de um artigo científico?
Referencial Teórico: aprenda o que é esta parte tão importante do Artigo Científico

O que é referencial teórico de um artigo científico?

O referencial teórico também pode receber outras nomenclaturas, dependendo da sua instituição, tais como: fundamentação teórica, marco teórico, marco conceitual, marco teórico-prático, entre outros.

Mas, fora a escolha do termo que iremos utilizar para nos referir a este importante apartado de um estudo científico, também é preciso ter em mente o que é o referencial teórico de um artigo científico e sua função:

 

O referencial teórico cumpre com uma função básica em nossa pesquisa, sendo ela a de sustentar os argumentos do artigo científico.

 

Basicamente, um autor de artigo científico utiliza-se do referencial teórico para explicar as relações existentes entre as variáveis que compõe o seu problema de pesquisa.

Em outras palavras, ao elaborarmos um referencial teórico ajudamos o nosso leitor do artigo científico, para que ele compreenda a relação que o autor do estudo estabelece com as suas variáveis, dentro do contexto do estudo que se está realizando uma pesquisa.

 

Como fazer o referencial teórico de um artigo científico
Como elaborar o Referencial Teórico de um Artigo Científico

Como fazer o referencial teórico de um artigo científico

Quando nos encontramos elaborando a nossa fundamentação teórica, podemos nos deparar com diferentes cenários:

  • Dependendo do seu estudo/tema, poderá encontrar uma perspectiva teórica completamente desenvolvida para o nosso problema, ou seja, você encontrará vários conteúdos e obras de teóricos discutindo sobre o mesmo tema que você, o que facilitará na hora de fazer um levantamento que dê autoridade ao seu texto.
  • Ou você pode adentrar em um tema pouco explorado, em que exista pouco apoio teórico que possa fundamentar o seu artigo. Talvez tenha que procurar produções de fora do país. Isso não é todo ruim, pois demonstra que seu estudo é original e será muito bem aproveitado por sua comunidade científica.

Estes cenários que mencionamos se referem a diferentes níveis de conhecimento e dependem do desenvolvimento teórico existente acerca do tema ou problema pesquisado.

Dessa forma, na elaboração do referencial teórico temos uma oportunidade, como pesquisadores, para revisar e afinar os nossos objetivos de pesquisa, e ajustá-los às possibilidades de desenvolvimento teórico com qual contamos.

É importante que você desenvolva uma perspectiva teórica concisa que estabeleça, de modo claro e conciso, as relações que permitam dar o adequado sustento teórico para o nosso estudo.

 

Dicas básicas para desenvolver o referencial

Veja a seguir alguns conselhos básicos para que você possa desenvolver o referencial teórico do seu estudo:

  • Revise a informação que encontrou quando elaborou o estado da sua questão de pesquisa: os antecedentes de pesquisa que fazem parte do seu estudo podem lhe dar os subsídios necessários para dar o pontapé inicial na elaboração da sua fundamentação teórica.
  • Foque nas variáveis que constituem o seu problema de pesquisa e nos objetivos de pesquisa: o marco teórico é o espaço onde você deve definir tais variáveis e sustentar teoricamente a relação entre estas.
  • Antes de iniciar com a redação do marco teórico, você pode criar uma lista com os conteúdos que deve desenvolver. Algumas pessoas também elaboram um mapa ou esquema conceitual: a ideia é que você possa localizar, de forma clara e organizada, as ideias e temas que quer abordar no marco teórico, ou qual será a utilidade para guiar o trabalho de redação.
  • Utilize informações de qualidade: assegure-se de consultar fontes seguras (principalmente em pesquisas na internet). Também pode visitar as bibliotecas das universidades, ou os bancos de teses e dissertações. Outra alternativa eficiente é ler livros de autores conceituados, teses, artigos publicados em revistas conceituadas, entre outros. Apenas certifique-se sempre de que os autores que está utilizando realmente são especialistas no assunto que você está tratando em seu artigo científico.
  • O marco teórico deve ser redigido corretamente: isso quer dizer que suas ideias e conteúdos devem estar organizados e apresentados de forma clara e coerente. Nada de encher seu referencial com citações sem nenhuma linearidade. É importante costurar o seu discurso com os dizeres dos autores. Com isso, você terá muito mais autoridade.
  • É recomendado que você divida a sua fundamentação teórica em subtítulos: isso ajuda a apresentar as informações que deseja ao seu leitor de modo mais organizado, facilitando a leitura e compreensão.
  • Independente do formato do seu artigo científico (ABNT, APA, normas da revista, etc.), sempre deve citar os autores que irá utilizar, e, além disso, deve elaborar corretamente seus referenciais bibliográficos.
  • A quantidade de páginas do marco teórico pode variar, dependendo do seu curso e regras estabelecidas pela revista (caso vá publicar o trabalho): No entanto, tenha em mente que, um bom marco teórico deve ter a quantidade de páginas necessárias para sustentar teoricamente o estudo que está sendo apresentado, abarcando todas as variáveis ou conceitos que fazem parte do planejamento do problema e os objetivos de pesquisa.
  • O marco teórico deve ser revisado várias vezes, até que exista a certeza de que a teoria empregada é a adequada para a pesquisa.

 

Exemplo de referencial teórico no artigo científico
Aproveite nosso exemplo e saiba como deve ser o referencial teórico do seu Artigo Científico

Exemplo de referencial teórico no artigo científico

É muito delicado apresentar um exemplo de referencial teórico para artigo científico que seja único e que possa ser usado como modelo para qualquer área de atuação, pois dependendo da instituição ou curso, as regras podem ser um pouco diferentes.

Mas, para que você possa ter pelo menos uma ideia de como fazê-lo, iremos apresentar a seguir um fragmento de referencial teórico feito dentro da área de História e outro na área de Ciências Sociais.

Você pode acompanhar como os autores escrever e desenvolvem seus referenciais a partir dos modelos do artigo: Exemplos Prontos, Template, Manual e Modelo de Artigo Científico.

Exemplo para Artigo Científico - Fundamentação e Referencial teórico

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você?

Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, considere compartilhar em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.