Como fazer o Desenvolvimento de um Artigo Científico

Desenvolvimento de Artigo Científico: aprenda como fazer o seu
Aprenda elaborar o desenvolvimento de seu artigo científico

Então, você está em busca de como fazer o desenvolvimento de um artigo científico? No artigo de hoje vamos trazer todas orientações de como começar a desenvolver um artigo científico, parte esta que é considerada a que possui o maior corpo do trabalho. 

Muitos acadêmicos e pesquisadores acabam travando neste apartado do artigo científico, pois enfrentam dificuldades para saber o que realmente deve constar na parte do desenvolvimento do artigo. 

No nosso conteúdo de hoje reservamos um conteúdo completo que lhe ajudará a entender também o que é um desenvolvimento de artigo científico, e como fazer um sem nenhum mistério!

Aproveite nossas dicas e boa leitura! 

Entenda o que é a parte de desenvolvimento do artigo
O desenvolvimento é a parte principal do trabalho científico

O que é desenvolvimento artigo científico?

Para aqueles acadêmicos que ainda não estão familiarizados com esta parte de um artigo científico, aprenda o que é o desenvolvimento do artigo científico. 

O desenvolvimento do artigo científico nada mais é do que a parte principal do trabalho científico. Em outras palavras, no apartado de desenvolvimento elaboramos uma explicação e discussão teórica, tratando do nosso tema de estudo, bem como dos resultados que foram colhidos para a elaboração do trabalho. 

Enquanto vamos escrevendo o nosso desenvolvimento, imprimimos o conteúdo da nossa pesquisa e o mesmo deverá ter algumas subdivisões importantes. 

Basicamente, essas divisões servirão para que possamos converter a estrutura do trabalho em algo bem organizado para o nosso leitor e que demonstre os caminhos teóricos que percorremos e quais autores fundamentam a pesquisa realizada. 

Sendo assim, o desenvolvimento do artigo científico terá as seguintes divisões, frequentemente organizadas em capítulos, os quais são pensados de acordo com os objetivos e metodologia de estudo: 

 

  • Explanação do tema 

Nesta primeira parte do seu desenvolvimento, você deverá expor ao seu leitor o tema central do seu estudo e demonstrar quais serão os fenômenos específicos que serão analisados dentro da temática central. 

Lembrando que determinados temas podem ser demasiadamente amplos, e, portanto, é importante que o autor especifique ao seu leitor qual é o recorte do seu estudo, qual público-alvo faz parte, entre outros tópicos pertinentes. 

 

  • Discussão relacionada ao assunto 

Geralmente, a discussão sobre o assunto do seu artigo científico acaba por concentrar os esforços em argumentar quais são os principais pontos de vista do autor e com qual perspectiva ele trabalha. 

 

  • Apresentação dos resultados 

Nesse momento do desenvolvimento teórico é importante que o autor busque demonstrar, dentro da sua linha de raciocínio, quais são os resultados da pesquisa. 

Saiba por onde começar o desenvolvimento o artigo científico
Saiba como produzir e começar o desenvolvimento de um artigo científico.

Como começar o desenvolvimento de um artigo científico?

Infelizmente não poderemos lhe passar uma fórmula mágica, ou um modelo pronto de desenvolvimento, o qual você possa se apropriar e começar o desenvolvimento de um artigo científico.

Isso porque o desenvolvimento de artigo científico precisa ser uma produção autoral, ou seja, única do autor, para que o mesmo possa ser validado no âmbito acadêmico e científico.

Ainda assim, podemos lhe apresentar alguns elementos que são básicos de um desenvolvimento e que não podem faltar neste tipo de produção.

Com isso, você terá uma boa noção do que deve ser feito para que o trabalho tenha um bom desenvolvimento e possa ser aprovado pelas revistas e editoras de publicação.

Desenvolvimento: elemento chave para o artigo
Aproveite nosso elemento chave para o desenvolvimento do artigo científico

Elementos chave de um desenvolvimento de artigo científico

A seguir, veja quais são os elementos que não podem faltar em ‘desenvolvimento’ de artigo científico:

  • Formule e apresenta qual é a questão problema da sua pesquisa

Na hora de elaborar o seu desenvolvimento de artigo científico será necessário que você defina qual é o seu problema de pesquisa.

Esse procedimento é importante, pois de certa forma demonstra ao leitor qual é o direcionamento do seu estudo.

  • Principais hipóteses levantadas

Este é o primeiro contato que o autor do artigo científico deverá ter com os resultados do seu estudo.

Basicamente, você deverá destinar uma parte do seu desenvolvimento teórico para que possa levantar algumas hipóteses que você acredita que sejam suficientes para responder o seu problema de pesquisa.

Vale lembrar que, não é necessário que você se preocupe, se de fato as suas hipóteses se concretizaram, uma vez que pode ocorrer de nenhuma delas se confirmar.

Nesse tipo de instância, cabe ao autor demonstrar quais foram os caminhos e o que pode ter ocorrido para que respostas diferentes tenham sido alcançadas.

Esse tipo de coisa não deve lhe causar estranhamento, pois é justamente para isso que a pesquisa serve, ou seja, para que se levantem teorias, que se refutem ideias, e que ao final as áreas de conhecimento sejam ampliadas.

Aprenda mais sobre a construção das hipóteses para Artigo Científico.

  • Principais pressupostos e argumentos

O nosso desenvolvimento traz referenciais teóricos no artigo científico, pois as teorias são importantes suportes para sustentar as nossas análises.

Todo autor de artigo científico precisa desenvolver uma fundamentação teórica dentro do item de desenvolvimento, já que a utilização dos dizeres dos teóricos ajuda a dar maior embasamento e rigor para o estudo.

Além disso, as bibliografias devem estar dialogando diretamente com o seu tema de estudo, pois é justamente para isso que elas servem, ou seja, para sustentar seus argumentos.

Cuidado com um ponto: de nada adianta trazer no seu desenvolvimento teórico de artigo científico, uma série de autores, e eles tratarem de temas adversos ao seu.

Não é quantidade de materiais consultados que importa, mas sim, a qualidade dessas referências.

É importante que o autor busque também, fazer uma pesquisa anterior à elaboração do desenvolvimento do artigo, para que desse modo, possa encontrar autores que são consagrados e que estão há bastante tempo defendendo a teoria ou hipótese que você defende.

Além disso, também se faz necessário mostrar algumas teorias mais recentes (isso depende muito seu artigo e campo de atuação), pois em algumas instâncias será necessário mostrar o que se tem produzido de atual no meio, e que poderá lhe ajudar no desenvolvimento dos seus argumentos.

  • Apresente sua metodologia de pesquisa

Nesse capítulo do seu desenvolvimento você deverá inserir um texto abordando quais foram os caminhos que você teve que percorrer ao longo do seu estudo para que a pesquisa pudesse ser finalizada.

Basicamente, você deverá apresentar quais foram os métodos empregados e se houveram instrumentos de coleta de dados específicos.

Mesmo sendo um apartado mais descritivo do seu artigo, é importante que ainda assim sejam inseridas algumas teorias que expliquem o que vem a ser o método escolhido.

  • Apresentação da Análise e interpretação dos dados do estudo

Nessa seção do estudo o autor deve inserir quais foram as etapas e os processos pelos quais a pesquisa passou, além de buscar detalhar seus dados e analisando-os com base nos referenciais que fundamentam o seu texto.

Além de contar com o suporte dos referenciais teóricos, dependendo do tipo de pesquisa que você estiver desenvolvendo será possível ter o apoio de algumas estatísticas.

Nesse tipo de caso, você pode utilizar tranquilamente ilustrações, gráficos, tabelas, entre outros recursos que lhe permitam expor melhor seu estudo, e garantam, principalmente, que seus leitores compreendam seus dados.

Apesar disso, fique ciente de que não basta apenas organizar as suas principais informações, uma vez que também será necessário interpretar e analisar cada um dos elementos coletados.

Dicas extras para desenvolver seu artigo científico

Para lhe facilitar um pouco a mais na hora de elaborar o desenvolvimento do seu artigo científico, separamos a seguir algumas dicas extras. Confira:

  • Busque fazer uma pesquisa por outros artigos científicos da sua área e observe como estão sendo feitos os desenvolvimentos dos textos;
  • É importante utilizar apenas fontes que sejam confiáveis para o seu estudo;
  • Estruture seu trabalho dentro do formato exigido pela revista na qual irá publicar o artigo científico.

Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, considere compartilhar em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.