Tudo sobre a Estrutura de um Artigo de Revisão 

Estrutura de um artigo de revisão
Passo a passo para estruturar um artigo de revisão

Se você chegou até aqui pois precisa entender melhor a estrutura de um artigo de Revisão, então veio ao lugar certo! Pois vamos detalhar passo a passo sobre esta estrutura, além de apresentar outros textos complementares que vão ajudar na estruturação e elaboração de seu artigo.

Antes de conhecer a estrutura do artigo de revisão, precisamos partir do seu conceito.

 

Um artigo de revisão nada mais é do que uma publicação científica considerada não original, ou seja, que não aporta nenhum tipo de conhecimento novo, uma vez que apenas revisa produções e bibliografias já existentes.

 

A função principal deste tipo de  artigo é a de fazer uma recuperação de informações bibliográficas sobre um tema específico e colocar essa análise dentro de uma determinada perspectiva escolhida pelo autor.

Tratam-se de artigos considerados muito úteis para todos os profissionais dedicados à pesquisa, já que permitem, de modo rápido, nos colocar atualizados sobre a situação do tema em questão.

Muitas revistas científicas pedem que os autores realizem esse tipo de artigo, então nos últimos anos temos visto um movimento acentuado de produções acadêmicas e científicas de revisão.

Sendo assim, em nosso artigo de hoje iremos apresentar mais detalhes sobre a estrutura de artigo de revisão bibliográfica, caso você esteja interessado em desenvolver um texto com este formato.

 

Confira!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Artigo de revisão estrutura
Veja os principais tipos de artigos de revisão e entenda os mais presentes atualmente

Tipos de Artigos de Revisão

A seguir iremos lhe apresentar quais são os principais tipos de artigos de revisão existentes atualmente:

  • Artigo de revisão exaustiva: Esse tipo de artigo de revisão costuma analisar tudo que foi publicado dentro de uma determinada linha temática. Trata-se de uma bibliografia comentada, são trabalhos bastante extensos e especializados e não oferecem informação precisa a um profissional interessado em responder uma pergunta específica.
  • Artigo de revisão descritiva: Proporciona ao leitor uma atualização sobre os conceitos úteis em áreas em constante evolução. Esse tipo de visão tem uma grande utilidade no ensino e também interessa para muitas pessoas de campos conexos, porque ler boas revisões é a melhor forma de estar atualizado nas esferas gerais de interesse.
  • Artigo de revisão avaliativa: Esse tipo de artigo de revisão responde a uma pergunta específica concreta sobre aspectos etiológicos, diagnósticos, clínicos e terapêuticos. 
  • Artigos de revisão sobre casos clínicos combinados com revisão bibliográfica: Esse tipo de artigo de revisão é um dos menos habituais e trata-se de casos clínicos que são apoiados em evidências com bibliografias.
Para quem é escrita a estrutura do artigo de revisão?
Você sabe para quem é escrito um artigo de revisão?

 Para quem é escrito um artigo de revisão?

Um artigo de revisão é destinado a um público menos especializado que o artigo primário. Profissionais do mesmo campo lerão os artigos de revisão e também poderá ser de interesse das pessoas de campos conexos.

Geralmente, os artigos de revisão atendem um público amplo e diversificado, dentro de determinadas especialidades, podendo ser lidos por especialistas, ou estudantes da área.

Passo a passo: Estrutura de Artigo de Revisão
Como é o modelo da estrutura de um artigo de revisão?

Estrutura de um Artigo de Revisão 

Precisamos mencionar que a estrutura para um artigo de revisão não é algo estático ou fixo, ao contrário do que ocorre frequentemente com os artigos originais ou papers.

 

A estrutura que possuem estes artigos dependerá dos critérios da revista na qual o autor irá fazer a publicação do material e do próprio autor, tendo em vista que ele poderá organizar a informação do modo que considere mais conveniente.

 

Normalmente para os artigos de revisão exaustiva é utilizado um modelo de estrutura com introdução, métodos, resultados, discussão e ao final, a bibliografia. 

A estrutura pode parecer igual a um artigo original comum, mas ainda que os títulos dos apartados coincidam, o conteúdo é diferente.

No caso dos artigos de revisão descritiva, destes pontos, somente se mantém as partes de introdução, conclusão e referências bibliográficas. Além disso, é adicionado o abstract. 

As partes entre introdução e as conclusões dependerão de como o autor deseja organizar o seu conteúdo, ou de acordo com as próprias diretrizes da revista na qual o material será publicado.

A seguir, apresentaremos a estrutura de um artigo de revisão bibliográfica exaustiva, ou seja, as principais partes que devem constar nesse tipo de produção:

Estrutura: Introdução  

Na introdução do seu artigo de revisão são definidos os objetivos do artigo (revisar bibliografia, coletar informações sobre um tema, etc.).

É muito importante dedicar um tempo para a escrita da sua introdução do artigo de revisão, tendo em vista que é muito provável que o leitor decida seguir lendo o artigo, ou não, em função do que você irá explicar neste apartado.

Método de estrutura de um Artigo de Revisão
Aprenda como apresentar a metodologia em sua estrutura

Estrutura: Método  

No método, o autor do trabalho de revisão deverá explicar como foram buscadas as bibliografias utilizadas, quais critérios foram empregados para essa escolha e será avaliada a qualidade dos artigos que foram escolhidos e por último, se analisa a sua relevância.

 

Você vai aprender mais sobre metodologia no GUIA COMPLETO DE METODOLOGIA PARA ARTIGO CIENTÍFICO

 

Estrutura: Discussão  

Na parte de discussão do seu artigo de revisão, o autor deverá organizar os dados que foram coletados e verificar se combinam com os resultados de todos os artigos que foram selecionados para a pesquisa.

 

Por fim, são avaliados os resultados: A estrutura do experimento com a qual foram obtidos os resultados é válida e confiável? Quais limitações foram observadas neste experimento? Etc.

Estrutura: Conclusão  

Por último, na conclusão do seu artigo de revisão deveremos imprimir as conclusões finais que podem ser extraídas da pesquisa realizada, conforme o que foi analisado nas comparações do material escolhido.

 

Bibliografia na estruturação de artigo de revisão bibliográfica
As 3 Fontes de uma bibliografia para artigo de revisão

Estrutura: Bibliografia

Podemos dizer que é uma das partes principais do artigo de revisão. Esse tipo de produção pode ser visto como um estudo, tendo em vista que a pessoa que o realiza tem uma pergunta de pesquisa em mente, buscando informação sobre o tema e extraindo algumas conclusões.

A diferença fundamental entre um artigo primário e um artigo de revisão é o seu objeto de estudo. 

Os estudos primários são centrados no objeto de estudo e o tema que querem tratar. Por outro lado, o objeto de estudo do artigo de revisão sempre será a sua bibliografia. 

Normalmente, a bibliografia é abundante e aparecerá de forma enumerada pelo autor.

Para que seja possível organizar a bibliografia do seu artigo de revisão é importante considerar alguns tipos básicos de fontes de informação:

 

  • Fontes primárias:  as revistas são um dos principais veículos de comunicação da informação científica, contém publicações originais de estudos científicos em formato recente que poderá ser utilizada em seu artigo de revisão.
  • Fontes secundárias: estas fontes ajudam a detectar as referências necessárias, permitem localizar fontes primárias e habitualmente é a estratégia mais frequentemente utilizada no âmbito acadêmico e científico. São compilações, resumos em revistas e listas de referências publicadas na área do conhecimento em particular. 
  • Fontes terciárias: são aquelas fontes em que podemos obter informação para detectar através delas as fontes primárias ou secundárias de interesse, por exemplo são os livros de texto, livros de texto de referência geral, artigos de revisão, compêndios farmacêuticos e etc.
Estrutura de um artigo de revisão de literatura
Aprenda a utilizar as referências bibliográficas

Estrutura: Referências bibliográficas

Ao final do seu artigo de revisão, você deverá apresentar uma lista de referências bibliográficas, contendo as informações bibliográficas de todos os materiais que foram utilizados ao longo da revisão exaustiva.

Para saber como fazer referência bibliográfica, de acordo com as normas existentes, saiba que a grande maioria das revistas acaba utilizando as normas da ABNT

Aprenda também sobre REFERÊNCIA E CITAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Portanto, você poderá procurar o material para organizar este apartado dentro das diretrizes existentes.

Mas, deixamos como sugestão que você verifique, antes de mais nada, se a revista que você pretende publicar este artigo de revisão possui diretrizes próprias, ou não, já que as regras podem mudar de uma revista para outra.

 

E aí? O que você achou do nosso artigo de hoje? Você já desenvolveu um artigo de revisão em algum momento? Como foi organizada a estrutura do seu texto?

 

Se nosso conteúdo de hoje foi útil para você, considere compartilhar em sua rede social favorita.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.