Guia Completo de Artigo de Revisão Sistemática

Artigo Revisão Sistemática
Dicas completas para seu Artigo de Revisão Sistemática

Primeiramente, saiba que um artigo de revisão sistemática envolve o desenvolvimento de um texto científico que avalie um conjunto de dados que sejam pertencentes a diferentes estudos.

Quando nos debruçamos a desenvolver este tipo de produção acadêmica e científica, geralmente:

 

o autor busca fazer uma coleta de evidências empíricas que se enquadrem em determinados critérios pré-definidos pelo autor do artigo, e que objetive responder uma questão específica.

 

Basicamente, é utilizada uma metodologia sistemática que seja selecionada com o objetivo de minimizar vieses, assim fornecendo resultados mais confiáveis, com os quais inúmeras conclusões podem ser feitas e decisões tomadas.

Desse modo, podemos considerar este tipo de estratégia de escrita como um método de síntese de evidências.

Além disso, as revisões sistemáticas que são realizadas acabam sendo úteis para muitos setores, tendo em vista que trazem aportes para a evolução de determinado segmento.

Entre os principais aspectos de uma revisão sistemática considerada de qualidade temos:

 

  • Quando o artigo desenvolve um protocolo a priori;
  • Quando o autor do artigo desenvolve uma busca ampla por referências e usa estratégias diferentes para encontrar materiais em diferentes bancos de dados nacionais e internacionais.
  • Há uma avaliação de modo qualitativo dos estudos que estão sendo incluídos na revisão sistemática.
  • O autor objetiva buscar, selecionar e extrair dados em fontes confiáveis.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Artigo Científico de Revisão Sistemática
Veja com mais detalhes alguns pontos para elaboração de Artigo de Revisão Sistemática

Mais detalhes sobre a elaboração de Artigo de Revisão Sistemática

Além de todos os pontos que já mencionamos, também deveremos apontar que o Artigo de Revisão Sistemática oferece ao pesquisador e ao seu leitor a informação esclarecedora sobre um tema concreto.

Para que um artigo de revisão tenha qualidade e consiga alcançar os seus objetivos, ele deve considerar os seguintes pontos:

 

  • Partir de uma pergunta de pesquisa adequada;
  • Estruturar a revisão bibliográfica de forma correta orientada aos objetivos.
  • Avaliar a qualidade e nível de evidência do conjunto de artigos selecionados e
  • Oferecer as recomendações segundo a evidência encontrada na bibliografia estudada.

 

Um artigo de revisão sistemática deve estar especificado de tal forma que seja possível reproduzir por qualquer outra pesquisa.

O objetivo deste tipo de artigo está em orientar os autores de um trabalho de pesquisa de revisão sistemática, com ou sem metaanálise, em alguns aspectos de organizações práticas.

Como escrever um artigo de revisão sistemática?
Aprenda a escrever corretamente um artigo de revisão sistemática

 Como escrever um artigo de revisão sistemática?

Existem alguns passos chave que devem ser seguidos por aqueles autores que desejam escrever um artigo de revisão sistemática. A estruturação desse tipo de produção envolve os seguintes procedimentos:

  • Formular a pergunta para o estudo realizado;
  • Planejar os critérios de legibilidade;
  • Planejar a metodologia do Artigo de Revisão;
  • Buscar os estudos que darão base à revisão sistemática;
  • Aplicar os critérios de legibilidade.
  • Obter os dados;
  • Avaliar o risco dos estudos;
  • Analisar e apresentar os resultados;
  • Interpretar os resultados e obter conclusões;
  • Melhorar e atualizar a revisão.

Veja a seguir um detalhamento de outros pontos a serem considerados na elaboração de um Artigo de Revisão Sistemática:

1-  Preparar os recursos informativos necessários  

A primeira coisa que deveremos fazer é elaborar um documento para estruturar o nosso relatório de pesquisa, realizar uma folha de cálculos (Excel, Numbers, Calc, et.) com três folhas. São elas:

 

  • Folha 1 – Tabela geral;
  • Folha 2 – buscas bibliográficas;
  • Folha 3 – Tabela de resultados final.

 

Também é importante gerar uma pasta para a bibliografia, pois essa simples ação lhe dará maior suporte, ao desenvolver o seu artigo de revisão sistemática e assim, saberá gerenciar melhor as citações mais importantes que poderão ser utilizadas para a fundamentação do texto.

Preparando recursos informativos na estrutura do artigo de revisão sistemática
Como deve ser montada a estrutura do artigo de revisão sistemática

2- Pergunta de pesquisa para a revisão sistemática  

Uma vez identificado o tema de pesquisa para elaboração do artigo de revisão sistemática, a brecha ou lacuna que pretendemos contestar deve expressar-se em forma de pergunta de pesquisa.

Desta pergunta é que iremos deduzir e elaborar o título do artigo, os objetivos (geral e específicos), as palavras-chave e os critérios de inclusão.

A pesquisa bibliográfica parte justamente da pergunta de pesquisa e não deve iniciar-se se a pergunta de pesquisa não estiver bem delimitada pelo autor.

Considerando aspectos para elaboração do artigo de revisão sistemática
Variáveis para seu artigo de revisão sistemática

3- Variáveis a serem consideradas na elaboração do artigo de revisão sistemática

O autor do trabalho deverá elaborar a tabela de resultados gerais (folha 1 da tabela de cálculos) com as variáveis que vão buscar nos artigos para fundamentação do trabalho (estas variáveis podem ser qualitativas e/ou quantitativas).

Na folha de cálculos deve haver uma coluna para cada variável e ir adicionando tantas colunas, como novas variáveis pretenda recorrer.

A primeira coluna deve apresentar o sobrenome do primeiro autor e o ano da publicação.

A segunda coluna o período do estudo. O resto das colunas conterão as variáveis que se considera importante utilizar ao longo do desenvolvimento do artigo.

Por outro lado, cada fila corresponde aos dados de cada um dos artigos revisados. Esta tabela servirá para elaborar a tabela de resumo que precisa figurar em seu artigo de revisão sistemática.

4- Busca bibliográfica

Partindo da pergunta da pesquisa se escolhem as palavras-chave ou termos que, com distintas estratégias de busca, se utilizarão nos buscadores bibliográficos.

A busca deve realizar-se em várias bases de dados (inicialmente se recomenda ao menos buscar em bancos de teses e dissertações das universidades mais consagradas do Brasil e no mundo). Também poderemos usar livros e artigos publicados em revistas consagradas.

Muitos sistemas e bancos de dados disponibilizam pesquisas por palavra-chave, o que facilita na hora de identificar o artigo que desejamos para fundamentar nosso estudo.

Isso também acaba otimizando o nosso tempo de busca, evitando ter que ler textos que não são úteis ao artigo que pretendemos desenvolver.

5- Seleção dos artigos

A seleção dos artigos se seguirá, a partir dos critérios de inclusão que tenham sido estabelecidos (população, tipos de pesquisa, variáveis que iremos recorrer, comparações, resultados).

6- Seleção final dos artigos

Os resultados e a discussão se construirão sobre os estudos selecionados para a análise qualitativa, se associando ou não com um estudo quantitativo (metaanálise).

A tabela resumo final se construirá a partir dos resultados obtidos. O risco de escolha de viés deve ser avaliado para cada trabalho incluído na revisão sistemática.

Redação do artigo de revisão sistemática
Montando a redação de um artigo de revisão sistemática

7- Partindo para a redação do artigo de revisão sistemática

Com o esquema recomendado nos itens anteriores devidamente prontos, poderemos partir para a redação do artigo de revisão sistemática, o qual será realizado progressivamente, à medida que se avança no seu desenvolvimento.

Lembrando que seu artigo de revisão sistemática deve conter os seguintes itens: título, pergunta de pesquisa, objetivos, material e métodos, resultados, tabela de resumo, discussão, considerações finais, etc.

Considerações Finais

Como você pode observar ao longo do nosso conteúdo de hoje, os artigos científicos de revisão sistemática são essenciais para a reunião de materiais similares de inúmeros autores e nos induz a uma análise estatística mais eficiente.

Caso você tenha interesse em desenvolver um artigo de revisão sistemática, poderá utilizar as dicas e instruções que passamos ao longo deste conteúdo para desenvolver seu texto sem dificuldade.

 

Gostou do nosso conteúdo? Conseguiu, entender com nosso guia como desenvolver seu Artigo de Revisão Sistemática?

Se nosso conteúdo de hoje foi útil para você. Considere compartilhar em sua rede social favorita.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.