Metodologia para artigo de revisão: Guia Completo

Metodologia Artigo de Revisão
Metodologia para preparar seu artigo de revisão

É importante que conheçamos bem como desenvolver uma metodologia para artigo de revisão, tendo em vista que os artigos de revisão vêm conquistando cada vez mais espaço nas pesquisas acadêmicas e científicas, dentro das mais variadas áreas de atuação.

Os artigos de revisão enfocam-se em uma meta-análise dos fatos, como um novo processo de revisão estatística que exige uma série de requisitos para a sua plena realização. Aí vem a importância de compreender bem o processo metodológico desse tipo de artigo.

Para a UNESCO, o artigo científico é um dos métodos inerentes do trabalho com a ciência, tendo como finalidade essencial comunicar os resultados das pesquisas, as ideias e os debates de modo claro, conciso e fidedigno.

Por outro lado:

Os artigos de revisão são uma forma de pesquisa ou trabalho original que é comumente realizado em uma biblioteca, ou em um laboratório ou unidade assistencial, e cuja diferença fundamental será o tipo de informação e a unidade de análise, e não princípios científicos que são aplicados.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Metodologia de um artigo de revisão: entenda quais as funções para seu desenvolvimento
Artigo de revisão e suas funções

Entenda a função de um artigo de revisão

Antes de qualquer coisa é importante entender que os artigos de revisão cumprem certa funcionalidade para o pleno desenvolvimento do pensamento científico e técnico. Veja a seguir que funções são essas:

  • Compactar e sintetizar os conhecimentos que estejam fragmentados;
  • Atualizar e informar sobre o estado de um determinado tema;
  • Realizar a transmissão de novos conhecimentos;
  • Informar e avaliar a literatura que já foi publicada na área;
  • Comparar a informação de diferentes fontes;
  • Substituir os documentos primários;
  • Conhecer a tendência das pesquisas;
  • Identificar as especialidades que estão surgindo no momento;
  • Detectar novas linhas de pesquisa científica;
  • Sugerir ideias sobre trabalhos que podem ser feitos no futuro;
  • Contribuir para a docência.
  • Entre outras funções.
Como fazer seu Artigo revisão de literatura metodologia?
Aprenda a fazer a metodologia para seu artigo de revisão

 Como fazer a metodologia de um artigo de revisão?   

Muitos acadêmicos que tem interesse em desenvolver este tipo de artigo, acabam tendo dificuldade para fazer a metodologia de um artigo de revisão.

E isso é bem comum.

Para lhe ajudar nesta etapa do trabalho, iremos lhe apresentar as partes fundamentais e pontos que você não pode deixar de considerar na hora de produzir a metodologia da sua pesquisa.

Prossiga sua leitura!

Primeiro ponto: você precisa especificar, de modo claro e conciso, os seguintes aspectos na hora de escrever sobre a metodologia no seu artigo de revisão:

  • Apresente quais são os métodos empregados para a busca e localização das informações que estarão contidas em seu artigo de revisão;
  • Demonstre quais serão os critérios para decidir os artigos que serão incluídos, ou não, na revisão.

A coleta dessas informações diz respeito às fontes de dados ou busca bibliográfica e nela devemos esclarecer qualquer tipo de restrição estabelecida, como podem ser: pelo período revisado, o idioma, o âmbito geográfico, etc.

Além disso, as fontes de dados podem não ser apenas bibliográficas, mas também pessoais e institucionais.

Detalhar este tipo de recorte é um importante aspecto que ajudará o leitor a conhecer o rigor científico com o qual foi feito o artigo de revisão e a solidez dos planejamentos do autor.

Até o presente momento já foram escritos vários artigos científicos, propondo metodologias para encontrar e armazenar publicações relevantes sobre um tema “x”.

Sobre este ponto, um bom método de revisão é o de fazer uma busca automatizada e depois cotejar as referências com a de outros artigos de revisão.

Por outro lado, também é importante explicar ao nosso leitor quais foram os critérios de inclusão e de exclusão que levamos em consideração, tendo em vista que as buscas bibliográficas geram um conjunto de artigos considerados não pertinentes ao tema e outros com deficiências metodológicas tão notáveis que desacreditam a validez da informação que contêm.

Portanto, é muito importante que o autor de um artigo de revisão busque especificar em sua metodologia como foi feita a seleção dos artigos e conteúdos que passaram pela revisão, e quais critérios foram utilizados para isso.

Se não houver um bom estudo sobre as referências que sejam mais pertinentes para a pesquisa empregada, isso pode alterar significativamente os resultados da pesquisa.

É justamente por isso que a metodologia do artigo de revisão assombra muitos acadêmicos, pois é um momento crucial para definirmos como coletaremos nossos dados e como iremos analisá-los depois.

Artigo de revisão metodologia
3 passos para desenvolvimento seu artigo de revisão

Metodologia de artigo de revisão em 3 passos

Além dos pontos que já mencionamos até aqui sobre como desenvolver a metodologia de artigo de revisão, você também precisará pensar nas seguintes questões:

Metodologia de artigo cientifico revisão bibliográfica
Aprenda a desenvolver a metodologia de pesquisa bibliográfica

1 - Métodos de pesquisa bibliográfica

A busca bibliográfica deve ser exaustiva, para que o autor se acerque o máximo possível ao total da literatura que já foi publicada sobre o tema de interesse.

Se for muito material a ser analisado, que pelo menos o autor se dedique a analisar tudo o que foi produzido mais recentemente, ainda que esta totalidade seja na prática inalcançável.

Para isso, devemos definir previamente a vida em nossa metodologia do artigo de revisão, apontando se a forma de pesquisa será manual ou automatizada.

Para facilitar a sua vida também é importante definir os descritores ou palavras-chave que você enfocará para encontrar suas bibliografias, os anos da pesquisa, os idiomas (Serão descartados alguns? Quais? Especifique isso na sua metodologia), assim como os lugares onde se localizará a informação.

A estratégia ideal neste tipo de caso consiste em desenvolver essa pesquisa do seguinte modo:

 

  • Desenvolver uma busca automatizada em bases de dados: CD-ROM, online ou por e-mail. Você encontrará, por exemplo, inúmeros bancos de dados das universidades.
  • A revisão manual de índices refrativos impressos;
  • A revisão de revistas científicas que normalmente publicam artigos sobre a especialidade do tema em questão e de outras fontes bibliográficas impressas, tais como os livros e folhetos.
  • A identificação dos autores mais destacados no tema;
  • O estudo das referências e a localização dos materiais mais relevantes;
  • O intercâmbio com especialistas que trabalham dentro da linha temática de interesse.

2 - Análise dos documentos

Você também deverá especificar em sua metodologia de artigo de revisão como pretende analisar os documentos que você tiver selecionado para o estudo.

Lembrando que, a análise é o processo pelo qual determinamos e extraímos a informação mais sobressaliente contida na fonte de informação dada, a que separa em seus elementos constituintes sobre a base de uma organização determinada.

Basicamente, a análise diz respeito às seguintes etapas:

  • Familiarização com o conteúdo do documento ou série de documentos;
  • Classificação preliminar dos documentos sobre a base de seu conteúdo e critérios organizacionais (primeira avaliação);
  • Seleção e extração da informação mais relevante ou sobressaliente, com a finalidade de eliminar tudo que não for necessário, e assim reduzir o volume dos materiais que serão manipulados.
  • Verificação dos conceitos ou dados em extratos individuais (segunda avaliação).

3 - Síntese da informação

Também deveremos pensar na síntese da informação na hora de elaborarmos a nossa metodologia de artigo de revisão.

Por síntese da informação deveremos entender o processo de condensação e destilação da informação analisada a partir de uma ou mais fontes, e que agora se apresenta em um novo formato ou estrutura e com um ponto de vista interpretativo ou avaliativo.

A síntese consta das seguintes etapas:

  • Organização e combinação da informação extraída;
  • Avaliação comparativa dos diferentes extratos ou dados (terceira avaliação).
  • Apresentação de possível resolução dos conflitos que podem se apresentar entre os diferentes resumos.

Como você pode ver em nosso conteúdo de hoje, desenvolver a metodologia de artigo de revisão exige que o autor considere vários pontos para especificar com clareza ao seu leitor, como o estudo será desenvolvido.

Aproveite essas informações e aprenda ainda mais em nossos outros conteúdos abaixo.

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você?

Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, considere compartilhar em sua rede social favorita.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.