Artigo Científico em Letras: planejamento, dicas e exemplos
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
Um dos cursos mais procurados é o de Letras e entre as produções científicas para esta área, estão os artigos científicos. Recebemos alguns pedidos de sugestões práticas para fazer um artigo científico em Letras e preparamos algumas informações, além de artigos científicos prontos para você que é do curso de letras.
Afinal, você sabe da importância do artigo científico, certo?
Um artigo científico é um dos produtos textuais mais produzidos dentro do âmbito acadêmico. Não só para quem está dentro da universidade, como estudante em graduação, mestrado ou doutorado, mas também para publicações científicas de instituições de ensino ou pesquisa.
Trata-se de um texto de pesquisa que tem como conteúdo uma redação específica, dentro de normas acadêmicas, abordando um determinado tema ou assunto.
Conteúdo que precisa ter, acima de tudo, o caráter de inovador, sem ser plágio de outras produções acadêmicas.
Por isso, o artigo científico é muito requisitado como forma de apresentar a produção acadêmica ou científica de seus alunos. É uma oportunidade para que os estudantes apresentem levantamentos, estudos de casos, observações diversas em relação a objetos científicos.
Tudo bem até aqui?
A estrutura de um artigo científico costuma ter, na maioria dos casos, um total de 15 páginas. Portanto, trata-se de um conteúdo bem mais específico e direto em termos de análise científica. Se o tamanho é menor que uma monografia, por exemplo, isso não quer dizer que o padrão é diferente.
Um artigo científico normalmente tem uma estrutura similar a outros conteúdos de pesquisa. Por isso, ele é regrado pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sendo assim, ele costuma ser dividido em sessões, tais como:
Resumo (abstract), Introdução (com apresentação do tema, do problema, os objetivos que serão buscados com a pesquisa, o problema de pesquisa, justificativa); o referencial teórico, em que é discutida a pesquisa, com uso de fontes teóricas; e, por fim, a conclusão.
Você também vai se interessar:
Artigo científico para Letras
Dentro do curso de Letras há uma infinidade de assuntos que podem ser abordados quando da produção de um artigo científico. O primeiro passo é escolher o que será pesquisado e que pode se tornar objeto para descrição num artigo científico de Letras.
Por isso, quando o estudante pensa em produzir um artigo científico para o curso de Letras, ele precisa buscar uma temática que seja, acima de tudo, de seu interesse como pesquisador.
Por exemplo, o campo das habilitações.
Vamos falar das opções? Inglês, Espanhol, Português…
Sugestões para artigo científico de Letras
O artigo científico pode ter como foco de análise a habilitação em idiomas como o inglês ou o espanhol, por exemplo. Sendo assim, uma dica para produção de artigo científico de Letras poderia analisar processos pedagógicos de alfabetização nesses dois idiomas.
Também pode-se verificar a literatura dos países, focando em autores ou também em períodos e escolas literárias.
Uma sugestão em tema é a análise da convergência da literatura espanhola em países fronteiriços com o Brasil.
As influências que os territórios fronteiriços trazem para a própria construção da literatura latino-americana, em especial com foco no espanhol, por exemplo.
Assim, como a língua inglesa e o uso de autores norte-americanos ou ingleses como forma abordagem em sala de aula.
Enfim, há uma série de temas, assuntos e focos que podem ser explorados em um artigo científico para o curso de Letras.
Artigo científico de Letras com foco no Português
Outra abordagem que pode basear seu artigo científico de letras é o Português. Dentro de nosso idioma há uma infinidade de assuntos a serem explorados. Do ensino da língua portuguesa, a processos de aprendizagem do idioma no país, entre muitos outros focos.
O interessante é que o Português pode ser trabalhado num artigo científico de várias maneiras, como por exemplo:
- o uso de letras de música;
- análise de autores populares;
- o cinema e a língua portuguesa, e muito mais.
O mais importante é que o seu artigo científico venha para contribuir com a área do conhecimento que é a Letras!
Planeje a produção de seu artigo científico em Letras
Outra sugestão é que o estudante faça um planejamento para a construção da pesquisa que será desenvolvida em artigo científico em Letras. Sem um planejamento, as ideias podem ficar soltas, e perder-se tempo para a produção do texto.
E, normalmente, para a publicação de um artigo científico tem-se um tempo como prazo. As publicações científicas publicam editais para submissão de artigos científicos.
Assim, como na universidade, o curso de Letras geralmente trabalha com um determinado período para que o artigo científico seja entregue para ser avaliado pelos professores.
Ou seja, planejamento é tudo e a escolha de um bom tema para artigo científico de Letras é essencial
O mais importante é que o tema para o seu artigo científico tenha relevância dentro da área da Letras. Portanto, uma sugestão é que você procure ver bem se há um edital com temas indicados para discussão na revista que você pretende publicar o texto.
Veja qual a proposta da disciplina e pense em temas que possam dialogar com as discussões que são abordadas em sala de aula. Se é uma disciplina de literatura, defina um tema que tenha como proposta avançar em estudos literários, por exemplo.
Já falamos disso, mas a primeira sugestão é escolher um tema que seja, acima de tudo, de seu interesse como pesquisador. Sem interesse em aprofundar-se na pesquisa para gerar um artigo científico de Letras, você não terá motivação para consultar fontes como livros, revistas, sites e demais publicações.
Com isso, você terá condições de produzir um texto mais apurado e com qualidade para o seu artigo científico.
Outra dica é trabalhar com prazos bem definidos.
Mesmo que um artigo científico seja um texto menor do que um Trabalho de Conclusão de Curso, isso não quer dizer que será mais fácil para fazer a fundamentação da sua redação.
O mais indicado é que, após a escolha do tema para artigo científico de Letras, você defina os prazos para:
- coleta de dados,
- redação do texto e,
- adequação em normas e da revisão do Português.
Sim, este é um grande problema para quem está produzindo um Artigo Científico.
Trabalhe focado no cumprimento desses prazos porque o planejamento será fundamental para a entrega do artigo científico.
Se você deixar para a última hora, ele poderá não ser submetido ou perder a data da entrega.
Na fase de adequação nas normas da ABNT e da revisão do Português, você poderá encontrar erros, falhas e até ficar com dúvidas sob a abordagem que você fez no artigo científico.
Acontece muito!
Assim, terá mais tempo para corrigir essas falhas e até complementar o que precisa ser feito.
Consulte fontes diversas para fazer o artigo científico de Letras
Muitas ideias virão para a produção de seu artigo científico de Letras. E outras poderão surgir a partir da consulta de fontes para a redação da pesquisa.
É bem comum, e na verdade, fazer uma consulta abre o leque de possibilidades, além de apontar para lacunas que podem ser exploradas em seu artigo científico.
Portanto, para ter um melhor aproveitamento de conteúdo para o texto, consulte o máximo de fontes diversas sobre o tema que está sendo trabalhado em seu artigo científico.
Busque livros, revistas acadêmicas e outros artigos científicos já produzidos.
Assim, você enriquecerá o seu texto, mas também permitirá que você tenha novas perspectivas de pesquisa para a produção de mais artigos científicos em Letras.
Aproveitando, separamos alguns exemplos prontos de Artigos Científicos para Letras abaixo que podem te auxiliar.
Artigo científico pronto para o curso de letras
Na nossa listagem abaixo, você terá uma série de artigos separados por nossa equipe de professores que podem servir de base para você preparar o seu, ter ideias de temas ou mesmo como abordar ou enriquecer seu artigo científico.
Aproveite também para ler nossos outros conteúdos abaixo e aprimore ainda mais a produção de seu artigo científico.