Revisão Bibliográfica Narrativa em Artigo – Passo a passo

Como fazer um artigo de revisão narrativa da literatura?
Aprenda a fazer um artigo de revisão narrativa da literatura para Artigo Científico

Atualmente, o desenvolvimento de uma revisão bibliográfica narrativa está entre as tipologias de pesquisa mais comuns e simplificadas do âmbito acadêmico e científico.

Inclusive, é comumente que este método seja escolhido pela maioria dos autores de artigos científicos, principalmente por aqueles que desejam expor uma ideia, sem precisar aprofundar muito o referencial teórico, ou seja, demonstrar teorias de modo mais amplo.

Caso você se identifique com este tipo de procedimento metodológico, não pode perder o nosso artigo de hoje!

Isso porque neste conteúdo, iremos apresentar muito mais do que o significado de revisão bibliográfica narrativa, como também, um passo a passo dos itens necessários na hora de elaborar um artigo científico com Revisão bibliográfica narrativa.

Aproveite e boa leitura!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que caracteriza uma revisão bibliográfica de qualidade?

Antes de qualquer coisa, é válido mencionar que, uma boa revisão de literatura envolve uma busca e uma análise exaustiva da pesquisa disponível, com o intuito de responder a uma pergunta de pesquisa, elaborada pelo autor do artigo científico.

Este tipo de pesquisa está caracterizado, geralmente, por seguir um enfoque sistemático, o que faz com que se reconheça como um método estabelecido de pesquisa minuciosa de teorias.

No entanto, existem outras tipologias, tais como a de revisão narrativa, foco do artigo de hoje.

Conceito e significado de Revisão Bibliográfica Narrativa
Entendendo o significado de Revisão Bibliográfica Narrativa

O que é uma Revisão Bibliográfica Narrativa? Quais debates pode-se promover com essa metodologia?

Para entender bem o conceito de revisão bibliográfica narrativa, saiba que:

A Revisão Bibliográfica Narrativa é uma metodologia de pesquisa, onde iremos buscar estabelecer possíveis respostas, ou nos aproximarmos de respostas, a partir de questões mais amplas. E tem mais…

Estas questões amplas podem ser aproximadas através da pesquisa teórica. No que diz respeito ao pesquisador ou pesquisadora, ele assume um viés de pesquisa quando vai coletar os dados.

O objetivo do autor é, portanto, buscar nas fontes bibliográficas, uma forma de responder a sua pergunta de pesquisa.

Com isso:

A revisão narrativa apresenta uma discussão sobre questões mais amplas, a partir de fontes de pesquisas utilizadas para atualizar os leitores, acerca de uma determina área de estudo acadêmico e científico.

Além disso, o autor pode escolher um tema “x” e definir deliberadamente quais autores irá ler e utilizar para a finalidade do seu estudo, diferentemente de um método sistemático de estudo, que acaba tendo que buscar o máximo de teorias possíveis para a revisão bibliográfica.

Em outras palavras, é dentro dos pressupostos da revisão bibliográfica narrativa, que o autor faz, como o próprio nome já aponta, uma narração acerca dos materiais que foram selecionados e lidos pelo autor.

→  Aprenda mais sobre em: Metodologia para Artigo de Revisão: guia completo!

Como elaborar uma Revisão Bibliográfica Narrativa para Artigo Científico?
Aprenda como elaborar uma Revisão Bibliográfica Narrativa para Artigo Científico

Como fazer uma Revisão Narrativa?

Para fazermos essa narrativa, podemos focar em pontos específicos dentro de um tema “X” de interesse, podendo ser:

 

  • Conceitos

Exemplos básicos: “Segundo Fulano (2020) a palavra resiliência significa …” “No entanto, Ciclano (2020) diz que resiliência deve ser vista sob outra ótica…”

Percebe-se pelos modelos de enunciados acima que, o autor do estudo está construindo uma narrativa de conceito. Logo, esta é uma forma de construir uma narrativa conceitual através da revisão de literatura narrativa.

 

  • Contexto Histórico

Outra forma de se fazer uma revisão narrativa é tecendo dizeres teóricos sobre o contexto histórico do estudo.

Porém, para que este tipo de estudo saia dentro dos conformes, o autor precisa fazer um estudo por teorias, e a partir da comparação dos materiais coletados, fazer uma contextualização histórica.

Exemplo: “A concepção de língua, com a qual este estudo pretende focar iniciou-se no ano de 1950, a partir dos pressupostos teóricos de Fulano… No ano de 2020, podemos encontrar muitos outros conceitos sendo cunhados por autores da área da linguística. São eles:…”

Como você pode observar no exemplo acima, o autor vai narrando uma história de acordo com o apanhado de teorias e literaturas que conseguiu selecionar em seu estudo.

 

  • Explicativo

Também podemos fazer uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa de contexto explicativo. Por exemplo: “O que é uma célula? Uma célula nada mais é do que unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos, como aponta Fulano (2020)”

Desse modo, posso construir um texto científico enquanto narro e vou explicando um determinado objeto, ou trazer um contexto, mas no sentido explicativo.

 

  • Crítica/posicionamento

Através da revisão de bibliografia narrativa também pode ser útil para aqueles autores que já leram e refletiram sobre um apanhado de materiais, e que agora desejam fazer uma crítica dentro do tema escolhido, ou simplesmente trazer um determinado tipo de posicionamento frente às ideias debatidas por outros autores.

Artigo de Revisão Narrativa da Literatura
Artigo de revisão narrativa

Pontos que devemos levar em consideração na hora de elaborar uma revisão bibliográfica narrativa

A seguir iremos apresentar alguns pontos chave que não podem faltar em um artigo científico cuja metodologia dominante é o estudo bibliográfico narrativo.

Foque em cada um deles e fará seu próprio artigo científico de revisão bibliográfica narrativa sem nenhum mistério:

Título e resumo do artigo científico

O título, em um artigo científico de revisão bibliográfica narrativa é algo não pode faltar, uma vez que é um elemento imprescindível para a identificação do trabalho que será realizado.

Esse título deve ser apresentado de forma clara e que expresse o principal objetivo da revisão bibliográfica narrativa.

Além disso, devemos inserir um resumo, feito de forma bem estruturada, contendo os aspectos mais relevantes do estudo, conclusões e implicações do que foi exposto.

Também é importante fazer um resumo na língua materna e traduzir o mesmo em outro idioma, principalmente se deseja publicar esse artigo em revistas científicas de renome.

→ Saiba mais sobre Título e Subtítulos de Artigos.

Introdução da revisão bibliográfica Narrativa

Todo artigo científico precisa apresentar uma parte introdutória da pesquisa, e no caso de um artigo feito dentro dos pressupostos metodológicos da revisão narrativa, não seria diferente.

Vale lembrar que, na introdução, o autor do artigo deve descrever a justificativa pela qual optou por fazer um estudo de revisão bibliográfica narrativa, identificando as lacunas de informação existentes na área e o interesse do objetivo de sua revisão.

Materiais e Métodos da revisão bibliográfica Narrativa

Nesse apartado, o autor de um estudo de revisão bibliográfica narrativa deverá especificar as bases de dados utilizadas para a obtenção dos trabalhos empregados na revisão.

Além disso, também deverá empregar os termos de busca mais adequados dentro da sua área de atuação e para demarcar cientificidade do estudo realizado.

Discussão da Revisão Bibliográfica Narrativa

A estrutura de apresentação do artigo científico seleciona os principais apartados do tema escolhido.

Além disso, todos os capítulos e discussões que forem propostas pelo estudo, dentro do tema escolhido, deverão ser expostos e desenvolvidos de forma clara, usando uma linguagem científica adequada.

Aliás, o apartado de discussão do seu artigo científico, pautado em revisão bibliográfica narrativa, é onde deverá conter maior aprofundamento e discussão teórica.

Além disso, é válido mencionar que, ao final de cada apartado (capítulo da sua discussão), é importante que o autor faça um pequeno resumo/apanhado tecendo sobre os aspectos mais importantes que foram tratados na seção.

Outro ponto que pode ser uma possibilidade da sua pesquisa de revisão narrativa é a elaboração de figuras e/ou esquemas que trabalhem com aspectos mais relevantes descritos no texto.

Conclusão

Esse momento do artigo científico deve aportar conclusões claras dos aspectos mais relevantes desenvolvidos na revisão, assim como as implicações para a prática na área de atuação do pesquisador e para pesquisas futuras.

Bibliografia

As referências bibliográficas estão atualizadas, adequadas ao trabalho e foram citadas corretamente, dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.