Conheça as etapas para escrever um Artigo Científico
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
Se até o presente momento, você não fez um artigo científico, mas recebeu uma demanda da sua universidade ou projeto de pesquisa, saiba que existem etapas para um artigo científico e que devem ser seguidas se quiser construir e escrever um bom material.
Pensando em auxiliar o público principiante, elaboramos em nosso conteúdo de hoje um material com todas as etapas que precisamos considerar na hora de escrever um artigo científico.
Você verá que elas não são complicadas, apenas exigem atenção aos detalhes de cada passo, principalmente se quiser publicar o material depois.
Vamos às orientações!
Principais etapas para elaborar um artigo científico de qualidade
Como o nosso foco principal é facilitar ao máximo a vida dos acadêmicos e acadêmicas de plantão, reservamos a seguir um detalhamento completo de todas as etapas para elaboração de artigo científico.
Muitos jovens pesquisadores acham extremamente difícil escrever artigos científicos, e poucos recebem treinamento específico na arte de apresentar suas pesquisas em formato escrito.
No entanto, a publicação é muitas vezes vital para o avanço na carreira, para financiamento, para qualificações acadêmicas ou por todos esses motivos.
Então, descrevemos aqui quais as etapas de um artigo científico, ou seja, os principais passos para o pontapé inicial na elaboração de um artigo.
Focamos nos elementos que devem constar nestas seções e algumas indicações para tornar o resultado geral atrativo e aceitável para publicação.
Você também vai se interessar:
Etapa 1: buscando os antecedentes do tema estudado
Todo pesquisador se deparou com uma página em branco em algum momento de sua carreira, se perguntando por onde começar e o que escrever primeiro.
Descrever o trabalho de pesquisa em um formato que seja compreensível para os outros e aceitável para publicação não é uma tarefa fácil.
- Se você ainda não tem um tema, leia 8 Passos para Escolher um Tema para Artigo de Qualidade
Quando você investe muito tempo, energia e muitas vezes dinheiro em sua pesquisa, você se envolve íntima e emocionalmente. Naturalmente, você está convencido do valor de sua pesquisa e de sua importância para a comunidade científica.
No entanto, a subjetividade, que anda de mãos dadas com o envolvimento profundo, pode dificultar o processo e, portanto, você deve pensar claramente sobre a melhor forma de apresentar a pesquisa de maneira clara e compreensível, para que outros – provavelmente não especialistas em seu campo – possam também apreciar ou ter interesse por suas descobertas.
Ainda hoje, o velho ditado “publique ou apareça” ainda é válido.
Muitos jovens investigadores encontram-se sob pressão para produzir publicações científicas, a fim de melhorar as suas perspectivas de carreira, ou para justificar pedidos de financiamento, ou para justificar alocações de financiamento anteriores, ou como requisito para obtenção de títulos universitários, como uma tese de mestrado ou doutoramento.
No entanto, os jovens estudantes muitas vezes não têm muito treinamento na arte de escrever um artigo científico.
Mas, o referencial teórico é a chave! Busque as teorias que lhe deem embasamento.
Saiba que a concorrência já é bastante acirrada entre todos os artigos de boa qualidade que são submetidos a periódicos e, portanto, é de extrema importância acertar o básico, para que seu artigo tenha chances de sucesso.
Você não acha que seu trabalho merece ser julgado por seus méritos científicos, em vez de ser rejeitado por redação de má qualidade e apresentação confusa de dados?
É por isso que este guia de hoje visa ajudar jovens pesquisadores com pouca experiência de escrita a criar as primeiras etapas com um primeiro rascunho de boa qualidade de seu trabalho, que pode ser distribuído aos seus coautores e mentores para posterior refinamento, com o objetivo final de alcançar o sucesso.
Etapa 2: o que fazer antes de escrever uma palavra!
Você precisa fazer uma certa quantidade de trabalho preparatório antes da etapa de escrever uma palavra do seu artigo científico.
Em geral, esse trabalho de busca pelos antecedentes já deve ter sido feito antes de você estar na fase de redação, pois também serve como base para o projeto de pesquisa sobre o qual você está escrevendo.
Todo o tempo que você investe na elaboração do protocolo do seu projeto é um avanço na redação do artigo que sairá do seu projeto.
Portanto, é provável que você já tenha realizado uma extensa revisão de literatura para estabelecer o estado atual do conhecimento sobre o assunto e garantir a originalidade de sua pesquisa ao desenvolver o protocolo, e isso pode ser usado para o seu artigo.
Ao revisar a literatura, é útil anotar pontos ou frases importantes que você pretende incluir em seu artigo, com referências relevantes.
Um programa de software de gerenciamento de referência pode ser útil para gerenciar o alto volume de referências que você provavelmente percorrerá antes de discutir os pontos mais importantes, ou você deve caprichar nos fichamentos. Não pule esta etapa, ok?
Normalmente, você também terá os resultados da análise estatística de seus dados. Isso formará a base de sua seção de resultados.
Algumas das representações gráficas de seus resultados servirão como figuras para o artigo, por isso é útil destacar as descobertas mais importantes, enquanto você lê os resultados para não esquecer nada importante.
Antes de começar a escrever, nesta etapa você precisa identificar a publicação de destino na qual deseja enviar sua pesquisa.
Isso terá consequências para o formato, mas mais importante, para a orientação do seu estilo de escrita, já que a escrita deve ser adequada ao tipo de leitor que você está direcionando.
Por exemplo, você está segmentando um periódico especializado, onde se espera que os leitores sejam especialistas em seu campo, onde os leitores podem ser especialistas de outras disciplinas.
Isso terá implicações para a quantidade e o tipo de informação que você precisa incluir. Além disso, a política editorial do periódico alvo também deve ser levada em consideração.
Por exemplo, em uma determinada área de especialização, alguns periódicos privilegiam artigos que relatam pesquisas básicas, enquanto outros periódicos priorizam mais trabalhos clínicos.
A escolha do periódico alvo depende de uma variedade de fatores que estão além do escopo deste artigo. No entanto, no mínimo, você deve verificar se seu trabalho está dentro do escopo da revista escolhida.
Etapa 3: verificando as principais seções de um artigo científico
A grande maioria das revistas científicas seguem um formato similar, ou seja, introdução, métodos, resultados e discussão.
Naturalmente, existem algumas exceções a esta regra, e você deve sempre verificar as instruções para os autores da revista na qual pretende submeter seu artigo para ter certeza de que este é de fato o formato recomendado.
Para esta etapa, recomendamos também a leitura do Guia de Elementos e estrutura de artigo científico
Etapa 4: Recomendações finais para melhorar o estilo de escrita
É preciso prestar atenção à construção de parágrafos que devem ser unidades de ideias e não de extensão em seu artigo científico.
Os parágrafos devem ser ligados para obter uma linha coerente de argumentação.
Também na escrita, devem ser evitadas descrições vagas, retórica excessiva na escrita, mas sobretudo a proclamação de conclusões não fundamentadas.
Alguns dos vícios gramaticais mais frequentes serão observados abaixo:
- Usar letras maiúsculas para designar conceitos ou palavras veneráveis, isso é legal para literatura de panfletos, não para projetos de pesquisa (um conceito pode ser destacado em negrito ou itálico). As letras maiúsculas são usadas apenas para se referir a pessoas físicas ou jurídicas.
- Incluir muitas perguntas em uma única frase.
- É conveniente consultar o dicionário para usar cada termo corretamente.
- Um vício é abusar de expressões no infinitivo. Por exemplo: questão a ser levantada, deve ser dita a questão a ser levantada, etc.
Bom, essas foram as etapas primordiais e dicas que você precisa considerar quando for redigir o seu artigo científico.
Aproveite e a leitura de outros artigos abaixo!