Descubra a Justificativa do seu Artigo Científico com exemplos e passo a passo

Domine a Justificativa do seu Artigo Científico com alguns exemplos
Saiba como justificar seu Artigo Científico

A justificativa do artigo científico explica as razões pelas quais começamos uma pesquisa e o porquê de estarmos apresentando o estudo no formato de um artigo científico.

Sempre haverá uma razão pela qual você escolhe uma linha temática de estudo e não outra, e esse tipo de informação/justificativa da escolha, devem constar no seu artigo científico.

Se você está com um pouco de dificuldade para desenvolver esse apartado em seu artigo científico, não pode perder o nosso conteúdo de hoje, já que iremos lhe apresentar todas as informações que você precisa saber sobre a sessão de justificativa do seu artigo, além de apresentar também exemplos de justificativa para artigo científico.

Vamos lá!

O que é a justificativa de um Artigo Científico?
O que vem a ser a Justificativa usada no Artigo Científico?

O que é a justificativa de um Artigo Científico?   

A primeira coisa que o acadêmico que está elaborando um artigo científico, e que acabou travando na justificativa precisa saber é: o que vem a ser uma justificativa do artigo?

Basicamente, podemos dizer que:

A justificativa de um artigo científico nada mais é do que a dissertação por escrito das razões pelas quais você está trabalhando com o tema escolhido em seu artigo.

Em outras palavras, você deve apresentar ao seu leitor um detalhamento das motivações que lhe conduziram a tal estudo. Essas motivações podem ser de cunho pessoal, profissional, acadêmico, científico, etc.

Essa parte do seu artigo científico não pode faltar, já que é considerada bastante útil para que o público leitor compreenda o valor e o recorte de estudo do autor.

Independente da sua área de atuação ou universidade, sempre quando formos desenvolver um artigo científico precisaremos apresentar, de certa forma, a justificativa da pesquisa.

Desse modo, ela é parte constituinte do estudo e você não poderá ignorá-la, certo?

Como fazer a justificativa de um Artigo Científico? 
Fazendo sua justificativa no Artigo Científico

 Como fazer a justificativa de um Artigo Científico? 

Agora que já compreendemos o conceito de justificativa de um artigo científico, poderemos colocar a mão na massa, aprendendo a como fazer a justificativa.

Para facilitar esse processo, criamos quatro passos simples para fazer uma justificativa. Sendo assim, dentro da sua justificativa você terá que responder as seguintes questões:

  1. Pense na necessidade da sua pesquisa: Por que irei pesquisar sobre esse tema?
  2. Finalidade do estudo: Para quem meu estudo está destinado?
  3. Quais são as problemáticas que irei tratar em meu estudo e como pretendo resolvê-las?
  4. As exigências que o meu estudo tem: Como irei desenvolver a pesquisa até chegar ao meu objetivo de estudo?

A competência real e a competência potencial envolvem saber se o seu artigo científico responde a uma necessidade real ou futura.

Logicamente que estas perguntas que foram apresentadas anteriormente podem servir como um guia para que você realize a escrita da justificativa de um artigo científico.

No entanto, precisamos deixar bem claro que, você não irá escrever essas perguntas e colocar as respostas para cada item.

Na verdade, as perguntas que apresentamos servem para nortear o que você deverá escrever em um texto único na sua justificativa.

Em outras palavras, poderemos dizer que, a justificativa de um artigo científico busca responder as interrogativas que listamos.

Lembre-se também que, é muito importante que nesta justificativa você defina bem quais são os objetivos gerais e específicos que queremos obter, pois dessa forma o artigo científico terá mais rigor e seriedade.

Veja a seguir quais são as características que toda boa justificativa de artigo científico deve possuir para ser aprovada pela sua universidade, ou pela revista científica na qual pretende submeter o estudo:

  • Enfoque claro: é importante que você saiba definir em sua justificativa quais são as razões do seu estudo e porque irá realizar o mesmo.
  • Aplicabilidade na realidade: o seu estudo precisa ter algum tipo de aplicabilidade em um contexto real na sua área de atuação, ou seja, é necessário que o seu estudo cubra uma necessidade ou demanda clara.
  • Objetivo concreto: é necessário também que o autor do artigo científico tenha bastante clareza sobre o que deseja conseguir com a realização da sua pesquisa.

 

Qual é a extensão média de um texto de justificativa?

Muitos acadêmicos se perguntam qual seria a quantidade de texto que devemos dissertar para ter uma boa justificativa.

Nesse caso, podemos dizer que, a proporção de páginas é bastante relativa e dependerá muito da totalidade do seu artigo, normas da revista na qual irá publicar o material, ou até mesmo da própria instituição na qual o pesquisador faz parte.

Na maioria dos casos a justificativa de um artigo científico é um documento curto de 2 a 4 páginas, mas não são raros os casos de artigos científicos que possuem apenas uma página de justificativa, deixando mais espaço para as discussões teóricas e apresentação de resultados da pesquisa.

Sendo assim, podemos dizer que, não existe uma extensão fixa para a elaboração da justificativa de um artigo científico.

Exemplo de justificativa de artigo científico
Alguns exemplos de justificativas para elaborar Artigo Científico

Exemplo de justificativa de Artigo Científico

Trazemos para você, trechos de justificativas para ficar mais ilustrado como fazê-lo e como é a linguagem. Na área de educação, exemplos de justificativas para artigos científicos podem ser elaboradas como iremos apresentar logo abaixo:

Exemplo 1 de justificativa para artigo

Exemplo 2 de justificativa para artigo

Exemplo 3 de justificativa para artigo

Gostou do nosso conteúdo? Conseguiu fazer a Justificativa do seu Artigo Científico com nossos exemplos?

Se nosso conteúdo de hoje foi útil para você, considere compartilhar em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.