10 Exemplos prontos, template, manual e modelo de artigo - ABNT

Artigo Científico Pronto

Fazer pesquisas científicas ficou muito mais fácil, uma vez que pesquisando na web, poderemos nos deparar com inúmeros modelos de artigos científicos, exemplos de artigos prontos, e claro, template de artigo científico dentro das Normas ABNT.

Além de auxiliar na hora de formatar, ter um artigo científico pronto nos permite conhecer sua estrutura, linguagem e elementos, por exemplo.

A partir deste nosso conteúdo, você poderá acessar às principais normas vigentes da ABNT e com isso ter um cuidado especial com as regras que organizam a estruturação desse tipo de produção científica.

Sendo assim, você irá conferir o que precisa para preparar seu artigo científico através de nossas referências (modelos, exemplos e template editável de artigos científicos prontos). Trazemos também um Manual de Artigo Científico, com o apontamento das regras junto a um material formatado.

Aproveite para se aprofundar no assunto. E por gentileza, compartilhe agora e nos ajude a espalhar este conhecimento. Ficamos gratos!

Um Artigo Científico feito auxilia muito a escrever o seu
Usar um trabalho de artigo científico pronto como modelo vai te ajudar em vários aspectos

Como usar este conteúdo a partir dos modelos de artigo científico prontos?

A intenção deste material é auxiliar a você a entender e visualizar a montagem e formatação de seu artigo científico. Temos a certeza que vai ser de grande referência os exemplos que separamos e o template que preparamos para você.

Nestes materiais você vai se familiarizar com a ABNT, ver exemplos de tabelas, referências, citações, com a linguagem, etc

Porém, como você vai perceber – no template por exemplo -, a parte de regras da ABNT não aparecem por completo. Nós até tentamos inserir todas as regras nele, mas ficou confuso e você não conseguiria usar o arquivo para aplicar sua pesquisa.

Assim, aconselhamos seguir as informações pelo nosso material sobre regras ABNT para Artigo Científico, que é um guia bem completo.

Sobre citar e referenciar dentro de um artigo, também temos um material feito para tal. Aproveite e leia como fazer Referência de Artigo Científico.

Para entender mais profundamente os elementos que integram uma pesquisa acadêmica deste estilo, leia nosso material sobre a estrutura de um artigo.

Bom, já deu para perceber que nosso site é bem completo, certo? Então se você quiser aproveitar ainda mais, você também pode ler como fazer um artigo científico.

E claro, que não poderia faltar a dica de que, ainda que existam regras ABNT, você deve procurar em sua instituição a respeito de regras próprias. Isso é muito comum entre universidades e também se seu material for publicado em uma revista científica.

Na verdade, quase não se vê um material publicado que siga somente o que a ABNT nos fornece como base. Portanto informe-se.

Espero que você aproveite, de verdade, nossos conteúdos mais completos e específicos em cada assunto.

 

Artigo Científico Exemplo Word
Você terá um template de artigo científico de duas colunas e de uma coluna

Nosso Template de Artigo Científico editável em word

Como parte de nosso material que servirá como referência para você, disponibilizamos um template de artigo conforme a ABNT, com as margens certas, tamanho de fontes, tipo de letras, numeração começando a partir da segunda página, etc.

Ele vai funcionar como um artigo científico feito em arquivo word, porém você deve ter em mente que pode usar outro editor de texto e ir formatando e preenchendo com seu conteúdo e pesquisa.

Trazemos dois templates, um como comumente é pedido pelas universidades, mas também um template de artigo científico com duas colunas.

  • Template artigo científicoaqui
  • Template de artigo científico duas colunasaqui

Manual de artigo científico

No manual a seguir, você vai encontrar um artigo científico completo, formatado e com as indicações das regras ABNT em cada parte.

E diferente de outros modelos, este Manual de Artigo Científico tem exemplo de Apêndice, Anexo, Ilustração, Tabela, etc. Vale conferir, é bem completo.

Manual Básico para elaboração de Artigo Científico
Manual para fazer artigo científico

Modelo de artigo científico - exemplo pronto

Trazemos alguns modelos de artigos e como você verá há muitas diferenças entre eles. Como dissemos anteriormente, você deve verificar com sua instituição (ou revista científica) como deve ser a formatação solicitada, pois normalmente ajustam as normas ABNT.

A maioria são artigos científicos para TCC de pós-graduação, e a partir destes exemplos prontos de artigos em PDF, você terá uma ideia a respeito da linguagem, autores, citações, modelos de figuras e quadros, e claro, também da formatação.

Modelo de Artigos Científicos para TCC de pós-graduação
Aproveite nossos modelos prontos sobre saúde e sobre educação

Apresentamos a você um artigo científico pronto sobre educação. Neste você vai realmente perceber a diferença na formatação, já que foi produzido para uma publicação em revista científica. Mas servirá como uma boa referência ainda assim, pois verá um trabalho bem feito, atual e com exemplos de tabelas, quadros, referências, etc.

Como um segundo modelo de artigo científico pronto, apresentamos outro trabalho que foi formatado para revista. Este, um artigo científico pronto sobre saúde, que faz um comparativo entre a Covid, o Racismo e a desigualdade no Brasil. Boa referência para a área.

Em mais um exemplo de artigo científico pronto, trazemos este trabalho bem completo (projeto, artigo e normas de publicação). Trata-se de uma pesquisa que mostra que jogar videogame vira tratamento. O uso do Nintendo Wii como instrumento de reabilitação na Fisioterapia, por Daniel Nunes.

Exemplo de Artigo Científico de revisão bibliográfica: “Contaminação por metais traço em mexilhões Perna perna da costa brasileira” (Total mercury in Perna perna mussels from Guanabara Bay) por Micheli da Silva Ferreira et al.

Neste Artigo Científico que pode ser usado como modelo, você vai perceber a divisão de capítulos de forma diferente. Trata-se de um estudo sobre ganho de hipertrofia entre os diferentes intervalos de séries na musculação. Trabalho de Guilherme Rodrigues, de 2020.

O Artigo Científico “Educação física escolar pedagogia e didática das atividades circenses” por Rodrigo Mallet Duprat e Marco Antonio Coelho Bortoleto é uma boa referência de exemplos de Artigo Científico pronto em Educação Física.

O Artigo Científico “A Natureza e os Animais no Direito Penal Ambiental” por Maria Auxiliadora Minahim e Jacqueline Gordilho é um Artigo Científico sobre o Direito Penal Ambiental Brasileiro.

O presente trabalho (Plants with central analgesic activity) é um estudo sobre a atividade analgésica vegetal de várias partes do mundo –  também do Brasil, que de alguma forma atuam sobre o sistema nervoso central.

A contaminação por resíduos sólidos no ambiente marinho está no artigo: Estudo da contaminação por resíduos sólidos na ilha do Arvoredo, reserva biológica marinha do Arvoredo SC, Brasil (Quali-quantitative analysis of the solid wastes at Tamandaré bay), por Araújo, M.C.B.; Costa, M.F, trabalho de 2004.

Artigo “Águia-cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus) e o Gavião-real-falso (Morphnus guianensis) em Santa Catarina e Rio Grande do Sul: prioridades e desafios para sua conservação, (Crested Eagle) de Jorge Luiz B. Albuquerque et al.

 

Trabalho de artigo científico pronto

Recebemos algumas mensagens de graduandos querendo saber quanto custa um artigo científico pronto, ou mesmo o preço de artigo científico pronto. Porém o que trazemos aqui são artigos científicos grátis e completos para referência apenas.

Por questões claras, nós não produzimos material científico. E você deve notar também que podem aparecer alguns anúncios nesta página oferecendo produção de trabalhos científicos. Assim, queremos deixar claro que não faz parte de nossos objetivos a venda de material acadêmico.

Conclusão e suas observações

Gostaria de deixar a sua disposição nosso site para comentários sobre nosso conteúdo, sobre dúvidas e sugestões. Caso queira entrar em contato, clique aqui.

E mais uma vez, solicitamos que você compartilhe em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.