Para que serve um Artigo Científico?: Finalidades e Objetivos
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
Se você veio até aqui é porque deseja saber para que serve um artigo científico, sua importância no meio acadêmico e qual a finalidade e objetivo do mesmo, certo?
→ Você também pode estar a procura de um serviço profissional para sua auxiliar na sua pesquisa. Sempre recebemos solicitações de assessorias deste tipo. Se for seu caso, você pode dar uma olhada neste link e pedir o que precisa. Nos parece qualificado, confiável e tem garantia.
Primeiramente, precisamos ter em mente que, um artigo científico nada mais é do que um texto original, escrito e publicado, que planeja e descreve resultados experimentais, novos conhecimentos ou experiências que se baseiam em fatos conhecidos.
Sua finalidade está em poder compartilhar e contrastar esses resultados com a comunidade científica em geral, e uma vez validados, são incorporados como recurso bibliográfico que fica à disposição dos interessados.
Dentre as principais características de um artigo científico, podemos mencionar:
- Refere-se a um problema científico;
- Os resultados devem ser válidos e fidedignos (não necessariamente devem ser experimentais, também podem ser teóricos);
- São originais: cada artigo comunica pela primeira vez os resultados de uma pesquisa.
- São publicados em revistas científicas, conferências e outros modelos de apresentação e divulgação do trabalho científico;
- Costumam ter uma média de 10 a 15 páginas;
- O número de autores não pode ser superior a seis, considerando-se o primeiro como autor principal do artigo;
- É um documento formal, público, controlado e organizado;
- Deve cumprir com critérios chave de redação;
- Possui rigor científico e caráter lógico;
- Deve ter clareza e precisão. É necessário o uso de uma linguagem e vocabulário científico.
- Deve ser breve e conciso;
- Ter um estilo adequado;
- Ser um texto ético.
Você também vai se interessar:
Artigo Científico e sua importância
É importante que pesquisadores desenvolvam artigos científicos e que busquem publicá-los, uma vez que essa é a única forma de mostrar as pesquisas que fazemos e motivar avanços dentro da nossa área de atuação, motivando novas pesquisas em outros artigos científicos.
Tudo isso serve para que o pesquisador, em muitas instâncias, consiga com maior facilidade recursos para os seus projetos, melhore o nível de suas pesquisas, aumente o prestígio de uma determinada instituição para a qual trabalha e aporte mais conhecimentos aos seus alunos.
Além disso, sua importância está em que: a produção de artigos científicos é útil para a formação de novos profissionais com capacidade de pesquisa científica e tecnológica.
Um artigo científico só é importante de fato, e tem uma estrutura prestigiada, quando se preocupa com as seguintes questões:
- Precisão: refere-se à concisão e exatidão rigorosa na linguagem e estilo, o que se obtém quando se utilizam as palavras que comunicam exatamente o que se quer dizer, e pelo qual se deve fazer uma escolha adequada de palavras e de termos que serão empregados ao longo do artigo científico. O leitor não pode consultar diretamente o autor do artigo para esclarecer suas dúvidas, nem menos imaginar o que o pesquisador quis dizer com determinadas frases. É por isso que, ao redigir um artigo científico, o mesmo deverá ser feito com precisão, não deixando ambiguidades para o leitor.
- Clareza: significa que o texto se lê e se entende rapidamente, o que se obtém quando a linguagem é simples, as orações estão bem construídas e cada parágrafo desenvolve seu tema seguindo uma ordem cronológica e coerente. Uma linguagem excessivamente complexa pode acabar por dificultar a compreensão do seu artigo científico. Antes de começar a escrever o texto, devemos saber para que estamos escrevendo, quais informações queremos transmitir e quem irá redigi-lo.
Para que seja possível fazer uma comunicação com precisão e clareza é necessário usar palavras comuns e não termos rebuscados. Redação científica exige um grau de precisão e de clareza que só pode ser obtida com várias revisões minuciosas do texto. - Brevidade: significa incluir somente informação pertinente ao conteúdo do artigo e comunicá-la com o menor número possível de palavras. A importância da brevidade está dada, em primeiro lugar, porque o texto desnecessário devia a atenção do leitor e afeta a clareza da mensagem e, em segundo lugar, porque a publicação científica é custosa e cada palavra desnecessária pode impedir a aprovação da publicação, por exemplo. Aliás, muitas revistas limitam o número de palavras que podem ser incluídas.
Finalidade de um Artigo Científico
A publicação de um artigo científico é uma atividade fundamental que cabe aos pesquisadores de universidades e centros científicos, uma vez que expõe os resultados das pesquisas que estão sendo feitas, dentro dos mais diversos nichos de conhecimento.
O que se pesquisa e não é escrito/ documentado, ou é escrito e não publicado, é a mesma coisa que nada! Afinal de contas, um artigo científico é criado com a finalidade de divulgá-lo em algum canal.
Portanto, é obrigatório que toda pesquisa feita, tenha seus resultados publicados mediante produção de artigo científico.
Os pesquisadores das universidades, por exemplo, contribuem em grande medida, para a produção científica e para o avanço tecnológico, e até mesmo econômico do país, mediante o desenvolvimento de projetos e publicação dos resultados.
Além disso, a publicação desses artigos científicos tem como finalidade fazer parte dos indicadores das universidades. Isso se traduz em maior prestígio dos cursos, melhora o índice institucional, mais recursos e crescimento do conhecimento científico, etc.
As publicações também possuem a vantagem de conceder direitos de autor, tanto aos pesquisadores, como às instituições financiadoras.
Podemos destacar as seguintes finalidades de se publicar um artigo científico:
- Rapidez para publicar;
- Garantia de qualidade mediante arbitragem. Pesquisas ruins, dificilmente conseguem publicação. Então, quando um texto é publicado, significa que ele tem alguma relevância dentro da sua área de atuação;
- Possibilidade de impacto internacional mediante os índices do estudo. Isso dependerá muito da proposta de artigo científico e do quão original a pesquisa é;
- Diferença de estilo de texto, se for comparar com os livros teóricos;
- Possibilidade de incrementar a produção, ou seja, de ampliar a pesquisa e futuramente fazer surgir novos artigos científicos, seja do autor, seja de pessoas querendo refutar as ideias do pesquisador, etc.
- Rápida retroalimentação como estímulo para os estudiosos/pesquisadores;
- Possibilidade de conseguir seguidores de um modo mais rápido e concreto;
- Contraste com pares internacionais;
- Visibilidade e impacto;
- Validações prévias para trabalhos de pós-graduação;
- Entre muitos outros.
Qual o objetivo de um artigo científico?
Como você já deve ter percebido até aqui, a pesquisa científica e a publicação de artigo científico são duas atividades que estão estritamente relacionadas.
A pesquisa científica termina com a elaboração do artigo científico e publicação do mesmo. Somente com este processo é que o artigo científico se torna parte do conhecimento científico. Esse é o objetivo principal do artigo científico.
A publicação dos descobrimentos, das pesquisas e dos avanços científicos, é algo inerente à ciência. Isso quer dizer que, todo experimento feito, por exemplo, deve ser escrito/ documentado para que outros pesquisadores possam contrastar essas informações, reproduzi-las ou utilizá-las.
Se uma pesquisa científica fosse apenas transmitida oralmente, os resultados seriam imprecisos e efêmeros, seriam deformados e se perderiam no tempo. Desse modo, é preciso criar um artigo científico com o objetivo de publicá-lo.
Um estudo que não se publica não é visível para a comunidade científica e, portanto, não existe.
A publicação serve, como já apontamos em outros momentos deste artigo, para fazer com que um estudo seja conhecido, suas contribuições circulem e mais pessoas possam adquirir o conhecimento expresso no estudo.
Claro que a tarefa de escrever um artigo científico não é algo fácil, e implicar trabalho duro por parte do pesquisador, uma vez que precisamos de tempo, dedicação e esforço para que possamos chegar nesse tipo de resultado final, que é o nosso artigo científico.
Mas você pode ganhar muito mais conhecimento lendo nossos outros conteúdos abaixo. E se gostou de nosso material, compartilhe e nos ajude a divulgar nosso site.