Para que serve um Artigo Científico?: Finalidades e Objetivos

Aprenda as principais serventias de um texto acadêmico científico
Para que serve o Artigo Científico? Suas finalidades, objetivos e características

Se você veio até aqui é porque deseja saber para que serve um artigo científico, sua importância no meio acadêmico e qual a finalidade e objetivo do mesmo, certo?

Primeiramente, precisamos ter em mente que, um artigo científico nada mais é do que um texto original, escrito e publicado, que planeja e descreve resultados experimentais, novos conhecimentos ou experiências que se baseiam em fatos conhecidos.

Sua finalidade está em poder compartilhar e contrastar esses resultados com a comunidade científica em geral, e uma vez validados, são incorporados como recurso bibliográfico que fica à disposição dos interessados.

Dentre as principais características de um artigo científico, podemos mencionar:

  1. Refere-se a um problema científico;
  2. Os resultados devem ser válidos e fidedignos (não necessariamente devem ser experimentais, também podem ser teóricos);
  3. São originais: cada artigo comunica pela primeira vez os resultados de uma pesquisa.
  4. São publicados em revistas científicas, conferências e outros modelos de apresentação e divulgação do trabalho científico;
  5. Costumam ter uma média de 10 a 15 páginas;
  6. O número de autores não pode ser superior a seis, considerando-se o primeiro como autor principal do artigo;
  7. É um documento formal, público, controlado e organizado;
  8. Deve cumprir com critérios chave de redação;
  9. Possui rigor científico e caráter lógico;
  10. Deve ter clareza e precisão. É necessário o uso de uma linguagem e vocabulário científico.
  11. Deve ser breve e conciso;
  12. Ter um estilo adequado;
  13. Ser um texto ético.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Importância de um Artigo Científico para a comunidade acadêmica e sociedade
Um artigo científico só é importante de fato quando se preocupa com algumas questões imprescindíveis

Artigo Científico e sua importância

É importante que pesquisadores desenvolvam artigos científicos e que busquem publicá-los, uma vez que essa é a única forma de mostrar as pesquisas que fazemos e motivar avanços dentro da nossa área de atuação, motivando novas pesquisas em outros artigos científicos.

Tudo isso serve para que o pesquisador, em muitas instâncias, consiga com maior facilidade recursos para os seus projetos, melhore o nível de suas pesquisas, aumente o prestígio de uma determinada instituição para a qual trabalha e aporte mais conhecimentos aos seus alunos.

Além disso, sua importância está em que: a produção de artigos científicos é útil para a formação de novos profissionais com capacidade de pesquisa científica e tecnológica.

Um artigo científico só é importante de fato, e tem uma estrutura prestigiada, quando se preocupa com as seguintes questões:

  • Precisão: refere-se à concisão e exatidão rigorosa na linguagem e estilo, o que se obtém quando se utilizam as palavras que comunicam exatamente o que se quer dizer, e pelo qual se deve fazer uma escolha adequada de palavras e de termos que serão empregados ao longo do artigo científico. O leitor não pode consultar diretamente o autor do artigo para esclarecer suas dúvidas, nem menos imaginar o que o pesquisador quis dizer com determinadas frases. É por isso que, ao redigir um artigo científico, o mesmo deverá ser feito com precisão, não deixando ambiguidades para o leitor.
  • Clareza: significa que o texto se lê e se entende rapidamente, o que se obtém quando a linguagem é simples, as orações estão bem construídas e cada parágrafo desenvolve seu tema seguindo uma ordem cronológica e coerente. Uma linguagem excessivamente complexa pode acabar por dificultar a compreensão do seu artigo científico. Antes de começar a escrever o texto, devemos saber para que estamos escrevendo, quais informações queremos transmitir e quem irá redigi-lo.
    Para que seja possível fazer uma comunicação com precisão e clareza é necessário usar palavras comuns e não termos rebuscados. Redação científica exige um grau de precisão e de clareza que só pode ser obtida com várias revisões minuciosas do texto.
  • Brevidade: significa incluir somente informação pertinente ao conteúdo do artigo e comunicá-la com o menor número possível de palavras. A importância da brevidade está dada, em primeiro lugar, porque o texto desnecessário devia a atenção do leitor e afeta a clareza da mensagem e, em segundo lugar, porque a publicação científica é custosa e cada palavra desnecessária pode impedir a aprovação da publicação, por exemplo. Aliás, muitas revistas limitam o número de palavras que podem ser incluídas.
Finalidade de um Artigo Científico
Um artigo científico é criado com a finalidade de divulgá-lo em algum canal!

Finalidade de um Artigo Científico

A publicação de um artigo científico é uma atividade fundamental que cabe aos pesquisadores de universidades e centros científicos, uma vez que expõe os resultados das pesquisas que estão sendo feitas, dentro dos mais diversos nichos de conhecimento.

O que se pesquisa e não é escrito/ documentado, ou é escrito e não publicado, é a mesma coisa que nada! Afinal de contas, um artigo científico é criado com a finalidade de divulgá-lo em algum canal.

Portanto, é obrigatório que toda pesquisa feita, tenha seus resultados publicados mediante produção de artigo científico.

Os pesquisadores das universidades, por exemplo, contribuem em grande medida, para a produção científica e para o avanço tecnológico, e até mesmo econômico do país, mediante o desenvolvimento de projetos e publicação dos resultados.

Além disso, a publicação desses artigos científicos tem como finalidade fazer parte dos indicadores das universidades. Isso se traduz em maior prestígio dos cursos, melhora o índice institucional, mais recursos e crescimento do conhecimento científico, etc.

As publicações também possuem a vantagem de conceder direitos de autor, tanto aos pesquisadores, como às instituições financiadoras.

Podemos destacar as seguintes finalidades de se publicar um artigo científico:

  • Rapidez para publicar;
  • Garantia de qualidade mediante arbitragem. Pesquisas ruins, dificilmente conseguem publicação. Então, quando um texto é publicado, significa que ele tem alguma relevância dentro da sua área de atuação;
  • Possibilidade de impacto internacional mediante os índices do estudo. Isso dependerá muito da proposta de artigo científico e do quão original a pesquisa é;
  • Diferença de estilo de texto, se for comparar com os livros teóricos;
  • Possibilidade de incrementar a produção, ou seja, de ampliar a pesquisa e futuramente fazer surgir novos artigos científicos, seja do autor, seja de pessoas querendo refutar as ideias do pesquisador, etc.
  • Rápida retroalimentação como estímulo para os estudiosos/pesquisadores;
  • Possibilidade de conseguir seguidores de um modo mais rápido e concreto;
  • Contraste com pares internacionais;
  • Visibilidade e impacto;
  • Validações prévias para trabalhos de pós-graduação;
  • Entre muitos outros.
Qual o objetivo de um artigo científico?
Você sabe qual o objetivo principal da produção de um artigo?

Qual o objetivo de um artigo científico?

Como você já deve ter percebido até aqui, a pesquisa científica e a publicação de artigo científico são duas atividades que estão estritamente relacionadas.

A pesquisa científica termina com a elaboração do artigo científico e publicação do mesmo. Somente com este processo é que o artigo científico se torna parte do conhecimento científico. Esse é o objetivo principal do artigo científico.

A publicação dos descobrimentos, das pesquisas e dos avanços científicos, é algo inerente à ciência. Isso quer dizer que, todo experimento feito, por exemplo, deve ser escrito/ documentado para que outros pesquisadores possam contrastar essas informações, reproduzi-las ou utilizá-las.

Se uma pesquisa científica fosse apenas transmitida oralmente, os resultados seriam imprecisos e efêmeros, seriam deformados e se perderiam no tempo. Desse modo, é preciso criar um artigo científico com o objetivo de publicá-lo.

Um estudo que não se publica não é visível para a comunidade científica e, portanto, não existe.

A publicação serve, como já apontamos em outros momentos deste artigo, para fazer com que um estudo seja conhecido, suas contribuições circulem e mais pessoas possam adquirir o conhecimento expresso no estudo.

Claro que a tarefa de escrever um artigo científico não é algo fácil, e implicar trabalho duro por parte do pesquisador, uma vez que precisamos de tempo, dedicação e esforço para que possamos chegar nesse tipo de resultado final, que é o nosso artigo científico.

Mas você pode ganhar muito mais conhecimento lendo nossos outros conteúdos abaixo. E se gostou de nosso material, compartilhe e nos ajude a divulgar nosso site.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.