TCC em formato de Artigo Científico: dicas e ações corretas

TCC Artigo Científico
Aprenda a fazer seu TCC em forma de artigo

Se você chegou até aqui é porque deseja saber como deixar o seu TCC em formato de artigo científico, não é mesmo?

Depois de defender seu TCC é comum que o autor do trabalho queira ampliar a divulgação do seu estudo, publicando sua pesquisa em alguma revista científica, ou em um periódico.

Inclusive, existem casos em que a publicação é um dos requisitos para que os estudantes graduandos terminem seu programa acadêmico.

Sabe o motivo?

Transformar TCC em forma de artigo científico e publicar os resultados da pesquisa, é uma das formas mais importantes de compartilhar os dados de pesquisa com a comunidade científica, dentro da sua área de atuação.

No entanto, qual o motivo de não publicar o TCC?

Um TCC costuma possuir uma estrutura, e até mesmo uma extensão, que não se adequa aos moldes previstos nas revistas, uma vez que essas apenas admitem textos em formato de artigos científicos, por exemplo.

Sendo assim, para adequar-se aos requisitos exigidos pelas revistas, os autores de um TCC precisam enxugar o texto, ou seja:

Fazer um recorte do estudo e adequá-lo a todas as normas da revista na qual tem interesse.

Dependendo da extensão da pesquisa, existem casos em que se pode gerar inúmeros artigos científicos, aumentando até mesmo o índice de publicações do autor, o que é muito importante para a formação do currículo profissional e acadêmico do mesmo.

Você deve saber que um bom TCC requer um trabalho meticuloso e bem feito. Frequentemente, os requisitos para escrever um trabalho de conclusão estarão determinados pela universidade na qual o autor faz parte.

Já para transformar um trabalho com esta qualidade e estrutura em um artigo científico dá um outro trabalhão. Você deve imaginar.

Mas vamos dar uma olhada nas dicas que separamos para você saber como transformar TCC em artigo?

Além disto vamos indicar um serviço que pode ajudar nesta conversão.

Como fazer um Artigo Científico TCC?
Artigo TCC: Como fazer a transformação para publicar em Revista Científica

TCC em forma de artigo científico: como fazer?

Mesmo que os TCCs possuam alguns apartados similares aos dos artigos científicos, não se pode simplesmente publicar seu TCC na íntegra, e, além disso, categorizá-lo enquanto artigo científico.

Isso quer dizer que, é importante reconhecer que um artigo científico costuma ser muito mais curto e objetivo do que um TCC.

No entanto, a conversão do seu TCC em forma de artigo científico para revista, não será uma simples questão de recortar, copiar e colar.

Isso porque você necessitará:

Utilizar os dados da sua pesquisa como ponto de partida para escrever seu artigo e deverá manter coerência e coesão entre todas as ideias expressas no mesmo.

Desse modo, essa adequação costuma ser custosa, uma vez que é comum vermos autores com dificuldade de recortar suas pesquisas, justamente porque, ou consideram tudo importante, ou não sabem como selecionar apenas um ponto de discussão, e/ou transformar um único TCC em vários artigos científicos.

Dicas para fazer Artigo TCC
Transforme seu TCC em Artigo Científico com nossas dicas

Mudando o TCC para um formato de artigo

Tenha em mente que existem muitas diferenças entre um TCC e um artigo científico. Nesse sentido, precisaremos levar algumas questões em consideração para mudar o formato, tais como:

  1. O resumo do artigo científico precisa ser mais curto do que o do TCC: desse modo, você precisará fazer um recorte nessa parte do texto, justamente porque a grande maioria das revistas admite um resumo que fique com uma extensão que gire em torno de 150 a 250 palavras.
  2. A introdução em um trabalho de conclusão de curso, essa parte do texto é feita com vistas a demonstrar que o autor está familiarizado com a literatura em seu campo escolhido. Por outro lado, em um artigo científico, a introdução costuma ser muito mais breve, já que se supõe que seu público-alvo está familiarizado com os antecedentes necessários para compreender o todo do seu trabalho. Nesse sentido, a introdução em seu artigo científico se centrará mais em estabelecer o contexto para os resultados dos dados/pesquisas que se está a ponto de apresentar.
  3. A seção de resultados em um TCC incluirá todos os seus achados ao longo da pesquisa. Já no caso do artigo científico isso seria demasiadamente detalhado para um trabalho menor. Dessa forma, os dados nesta seção devem limitar-se somente aquilo que é necessário par dar respaldo ao problema ou hipótese de pesquisa. Com frequência, os resultados obtidos em um TCC podem acabar se convertendo em dois ou três artigos diferentes, pois são muitas questões a serem debatidas, as quais não podem ser esgotadas em um único trabalho.
  4. A discussão em seu artigo científico estará muito mais enfocada que em sua tese, se guiará pelos resultados apresentados no documento. Finalmente, somente as citações dos artigos mencionados em seu artigo serão enumeradas na seção de referências.
Recortes, linguagem e objetividade são ações necessárias na reescrita do seu TCC
Reescrevendo seu TCC em Artigo

Refazendo o artigo científico a partir do TCC

Como pesquisador, você deve publicar seu trabalho para avançar em sua carreira e também para contribuir para as pesquisas já feitas dentro do seu nicho de atuação.

Desse modo, agora que foram descritas as diferenças acerca dos artigos científicos e TCCs, você sabe como devemos redigir corretamente o artigo científico com base no TCC?

Você pode começar selecionando uma revista científica do seu interesse, já que dependendo da sua escolha, terá um formato específico a ser seguido.

Além disso, lembre-se que existem revistas que são mais fáceis de publicar do que outras, ou seja, dependerá muito do Qualis da Revista e também do seu tema e graduação.

Pessoas com título de doutor, por exemplo, conseguem publicar facilmente em revistas mais bem qualificadas.

Por outro lado, alunos de graduação, por exemplo, podem necessitar de uma coautoria de seus orientadores, para conseguiram publicar em grandes revistas. Verifique essas questões!

Nesse sentido, crie uma lista de possibilidades e confira quais são as normas das revistas para publicações de artigos e já faça o recorte do seu TCC, pensando no formato exigido pelas mesmas.

É provável que, ao menos alguns dos artigos que leia, tenham sido publicados em revistas, cujo alcance coincida com seu trabalho.

A seleção de um diário também lhe permite adaptar o artigo aos requisitos específicos dessa revista.

Mais uma dica importante para fazer seu “artigo TCC

Para realizar o corte necessário do seu TCC e convertê-lo em um artigo científico, extraia os dados que respondam somente a uma pergunta de pesquisa.

Isso deveria resultar em uma informação mais enfocada que o TCC apresentado, ou seja, escolha um ponto de discussão específico dentro do seu trabalho de conclusão.

Feito isso, você deverá discutir os resultados no contexto da exposição do problema, uma vez que este será o enfoque do seu artigo.

Faça mudanças na linguagem e na estrutura do TCC para formato de Artigo
Fique atento a linguagem acadêmica do Artigo

O que muda na linguagem de um TCC para o Artigo Científico?

Uma boa linguagem e redação são elementos cruciais nesse momento. Isso quer dizer que, seu artigo pode até mesmo ser rejeitado pela revista de interesse, ainda que seu texto contenha dados valiosos, se estes forem difíceis de entender, ou abrangentes demais.

Seja mais claro e mais objetivo que no TCC.

Desse modo, utilize seus dados para contar uma história coerente e evite conclusões radicais, as quais seus dados não possam ter nenhum respaldo. Mas assegure-se de que o seu artigo coincida com o conteúdo do seu TCC.

Publicar seu TCC em uma revista científica, portanto, irá requerer mais trabalho por parte do autor do texto, mas também poderá lhe converter em um pesquisador conhecido, já que terá o texto publicado e amplamente divulgado junto à comunidade acadêmica.

Pagar para transformar TCC para artigo científico

Existem alguns redatores especializados em Artigos Científicos que podem te auxiliar neste trabalho de fazer um artigo científico a partir do TCC. E não vemos isto com um problema.

Na verdade, é como uma revisão orientada por você, certo?

Procuramos com nosso alunado e recebemos esta indicação aqui.

É um serviço que tem garantia e os escritores tem boa experiência na linguagem, formatação ABNT, além da responsabilidade com prazos.

Você deve colocar o tema do seu TCC e selecionar artigo científico, além de dar seu e-mail. A partir disto, você receberá por e-mail as propostas com valores. Mas atenção!

Estes valores seriam para escrever um artigo e não para transformar o seu TCC pronto em um artigo, o que não condiz o valor apresentado com o valor real do serviço, já que é uma requisição bem diferente, certo?

Mas, o que fazer?

Você terá o contato dos escritores e poderá ter uma ideia da experiência deles. Então é só escolher o que melhor lhe sirva e que demonstre experiência e então, apresentar a real proposta de transformar seu TCC em artigo.

Logicamente, o valor deve reduzir e se ajustar a algo mais acessível, a quase como uma revisão, concorda?

Bom, agora é só acessar e ler as instruções da página.

O que você achou de nossas dicas?

Se gostou, pedimos a gentileza de compartilhar este conteúdo ou nossa página principal “Artigo Científico” em sua rede social ou blog.

Por que pedimos isto?

Essa é a única maneira de mantermos nosso site no ar e continuar a orientar a pessoas como você.

Ficou alguma dúvida? Escreva-nos. Será um prazer ter seu contato.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.