Artigo de Revisão Integrativa: exemplos e dicas importantes!

Artigo de Revisão Integrativa
Entenda tudo sobre artigo de revisão integrativa

Antes mesmo de apresentarmos mais informações sobre o artigo de revisão integrativa, é necessário que estejamos cientes da real importância de estudos como este, que estão pautados em revisão bibliográfica.

Todo e qualquer estudo que se debruça a estudar as principais teorias existentes dentro de uma área “x”, acabam colaborando para o crescimento científico de seu campo de atuação.

Por essa razão, podemos afirmar que, uma revisão de literatura é o nosso primeiro grande passo para a construção de um determinado conhecimento, tendo em vista que através desse tipo de exercício é que muitas outras teorias acabam surgindo.

Com boas revisões bibliográficas, tais como as que são feitas nas revisões integrativas, conseguimos identificar lacunas, e até mesmo oportunidades para a realização de novas pesquisas, ou obter avanços em nosso campo de atuação.

O leitor deve estar se perguntando, por que mencionamos primeiro a revisão bibliográfica, antes mesmo de falarmos sobre a revisão integrativa. Pois fique você sabendo que a revisão bibliográfica possui uma divisão da seguinte forma:

Dentro do campo da revisão sistemática, poderemos encontrar ramificações de estudos de revisão que podem ser de meta-análise, qualitativa e integrativa.

Com tantos tipos de revisão é comum que os acadêmicos das universidades fiquem em dúvida na hora de elaborar um artigo científico, pois precisam identificar qual dos tipos de revisão existentes é mais adequado para darem andamento ao estudo.

Além de deixar bem claro o que é um artigo de revisão integrativa, vamos trazer também exemplos de artigos de revisão integrativa ao final do conteúdo de hoje.

O que é um artigo de revisão integrativa?
O que vem a ser um artigo de revisão integrativa?

O que é um artigo de revisão integrativa?  

Para quem ainda não conhece esse tipo de revisão e deseja fazer um artigo científico de revisão integrativa, primeiramente vamos tentar dar um significado claro para a revisão integrativa.

O que é um artigo de revisão integrativa? Como apontamos anteriormente, é um tipo de revisão bibliográfica, responsável por apresentar o estado da arte de um tema específico.

Essa revisão tem um enfoque em contribuir para o desenvolvimento de novas teorias, a partir do estudo bibliográfico realizado pelo método, ou seja, procura boa parte das teorias existentes e analisa-as dentro de um recorte específico.

Numa pesquisa feita com revisão integrativa podemos nos deparar com estudos, cujas metodologias são diferentes. O principal critério para selecionar e excluir determinados tipo de fonte de pesquisa depende muito do próprio pesquisador.

Além disso, precisamos considerar que toda revisão integrativa é revisão bibliográfica, mas nem todo estudo com revisão bibliográfica pode ser considerado integrativo, afinal de contas existem outros tipos de revisão também, como é o caso da revisão sistemática.

Como fazer um artigo de revisão integrativa?
Aprenda a escrever corretamente a revisão integrativa de literatura

 Como fazer um artigo de revisão integrativa?  

Do mesmo modo que qualquer outro tipo de revisão bibliográfica, a revisão integrativa de literatura deverá ser feita com bastante cuidado por parte do pesquisador, pois esse tipo de revisão exige que o pesquisador tenha maior rigor metodológico.

Por que estamos afirmando isso?

Imagine que um pesquisador acaba selecionando textos e teorias para estudar, mas essas teorias não estão coerentes com o seu tema de estudo, ou o autor escolheu uma base de dados pobre para se debruçar a estudar.

Obviamente que, ao tomar esse tipo ação, o pesquisador enfraquece a sua pesquisa e fará uma revisão integrativa das teorias de modo incompleto e que ao final do processo, não terá nenhuma representatividade dentro da sua área de atuação.

Dito isso, para que você possa fazer uma revisão integrativa de qualidade, você deverá seguir os procedimentos que iremos listar a seguir:

Artigo científico de revisão integrativa
Defina o problema de estudo que você deseja resolver no artigo científico de revisão integrativa

1- É importante definir qual é o problema de estudo que você deseja resolver no artigo científico de revisão integrativa.

É necessário que o pesquisador, antes de qualquer coisa, tenha definido o tema do seu artigo, além do problema de pesquisa, seus objetivos de pesquisa, e até mesmo a metodologia para artigo de revisão que irá empregar para a coleta dos dados.

Isso é importante, tendo em vista que não existe a possibilidade de fazermos um estudo das principais bibliografias de modo integrativo, sem antes sabermos exatamente o que estamos procurando.

Dito em outras palavras, ou você define primeiramente a sua temática, ou quando for à busca das teorias e bibliografias, acabará por não encontrar nada, pois o campo das teorias é muito vasto, o que obriga o pesquisador a sempre fazer um bom recorte de estudo.

Sendo assim, o pesquisador precisa ter em mente que, os problemas de pesquisa é que darão origem e corpo para a sua revisão integrativa.

Portanto, identifique qual é o estado da arte com o qual você quer trabalhar dentro da sua área de atuação.

Um exemplo possível de recorte temático que nos permite fazer um artigo de revisão integrativa é o seguinte:

“Qual é o entendimento que a atual literatura vigente tem acerca do processo de vacinação COVID-19, com a finalidade de evitar o contágio por coronavírus?”

Considere esse primeiro passo como essencial, já que lhe dará os elementos que você precisa para direcionar o seu olhar pesquisador para as bibliografias integrativas que realmente interessam.

Literatura da área para seu artigo científico: pesquisa e busque boas amostras
Pesquisando e buscando literatura na área de seu artigo científico

2- É preciso que o pesquisador busque uma amostra de literatura da área para seu artigo científico

Para colocarmos a mão na massa e desenvolvermos uma revisão integrativa, deveremos partir em busca das bibliografias existentes que tratam sobre o tema que escolhemos estudar.

Para isso, um bom canal são os bancos de dados, teses e dissertações das universidades, além de livros e artigos publicados em revistas científicas conceituadas.

Lembre-se de utilizar bons filtros para a sua pesquisa, e encontre um número coerente de literatura para construção do estudo.

É interessante que o pesquisador busque fazer uma exposição e discussão, de forma clara e sucinta acerca dos critérios de inclusão e exclusão de determinados tipos de literaturas.

Evite deixar lacunas em sua pesquisa, e é justamente por isso que é tão importante ter uma visão clara do seu tema e objetivo de estudo.

Dicas de fontes seguras para pesquisa integrativa
Dicas de fontes seguras para sua Revisão Integrativa

3- Faça uma pesquisa em fontes que sejam de confiança 

Para que você possa fazer uma boa pesquisa integrativa será necessário que você encontre literatura de qualidade e que possua validação científica dentro da sua área de atuação.

Por essa razão, é importante que o pesquisador reúna as bibliografias mais sólidas e tome bastante cuidado com os materiais que encontrar através da internet, principalmente se estiver captando artigos.

É importante que você faça a seleção dos materiais apenas em sites confiáveis, tais como os pertencentes às universidades, ou de revistas eletrônicas consagradas dentro do seu campo de atuação.

Um ponto importante para quem vai adotar a revisão integrativa é que nunca devemos usar fontes advindas de canais como a Wikipédia, por exemplo, pois esse canal permite edições por qualquer pessoa e não temos como precisar a cientificidade das informações.

Bons canais que podemos recomendar para fazer pesquisas por bibliografias são o Google Acadêmico e o Scielo.

Artigo Científico com revisão integrativa: faça uma boa análise dos seus dados
Registrando os dados obtidos para estruturação do artigo científico de revisão integrativa

4- Faça uma boa análise dos seus dados  

Após passar pela etapa das bibliografias a serem usadas na sua revisão integrativa, deveremos partir para a leitura de todos esses materiais.

Pensando sempre na sua questão problema de pesquisa, você irá lendo a literatura encontrada e selecionará passagens e trechos que considere importante.

Registre tudo, pois serão informações importantes para estruturar o seu artigo científico de revisão integrativa.

Artigo de revisão integrativa: organização de material estudado
Controle seu estudo realizando fichamento do material estudado

5- Faça fichamentos

Uma estratégia que funciona bem quando vamos desenvolver um artigo de revisão integrativa é o desenvolvimento de fichamentos.

Os fichamentos nos ajudam a organizar melhor nossas ideias e a ter maior controle sobre o conteúdo que estamos trabalhando.

Por esta razão, enquanto estiver lendo as bibliografias que você selecionou, vá fazendo fichamentos para organizar as principais ideias sobre cada material que você estiver estudando.

Exemplo de artigo de revisão integrativa
Aproveite os 5 exemplos de artigos de revisão integrativa que separamos para você

Exemplo de artigo de revisão integrativa

Muitos estudantes que precisam preparar este tipo de pesquisa, chegam aqui mais por um modelo para seguir. Assim, escolhemos 5 exemplos de artigos de revisão integrativa para você, que pode pegar aqui.

 

Gostou do nosso conteúdo? Conseguiu, entender com nossos exemplos o que é um Artigo de Revisão Integrativa?

Se nosso conteúdo de hoje foi útil para você. Considere compartilhar em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.