Artigo Científico ABNT: Como fazer um artigo científico dentro das Normas ABNT?

Modelo de Artigo ABNT
ABNT para Artigo Científico com Modelos e Exemplos Prontos

Além de ser um grande desafio produzir um artigo científico, muitos autores ainda enfrentam muita dificuldade para formatar esse tipo de produção textual, ou seja, fazer um artigo científico dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para quem não conhece esse órgão, a ABNT foi desenvolvida, a partir de uma necessidade de normatização das produções dentro do âmbito acadêmico-científico, e serve para dar subsídios para o desenvolvimento tecnológico em todo território nacional.

Dito em outras palavras, é a ABNT que dita as principais regras de como devem ser estruturadas e formatadas boa parte das produções textuais que circulam no âmbito acadêmico e científico de nosso país.

Inclusive, se você for um estudante universitário, uma hora ou outra lhe será solicitado um trabalho acadêmico escrito, e um dos critérios avaliados é justamente a adequação do conteúdo escrito às normas vigentes da ABNT.

Assim, separamos um passo a passo para você saber como fazer um artigo científico pelas normas ABNT, além de trazer modelo de artigo ABNT para usar como exemplo pronto.

Nesse sentido, saiba mais sobre as normas de artigo científico ABNT lendo o nosso conteúdo de hoje até o final! Aproveite!

Índice desta página

Artigo Científico
e a ABNT

Conheça como é a organização de um Artigo Científico e seus elementos.

Aprenda como ficam os elementos em seu artigo científico

Leia Agora

Formatando seu texto do jeito certo com Modelos e Exemplos Prontos

Do tamanho da fonte até as notas de rodapé, como deve ser a formatação pelas normas ABNT

Formate cada item com nossos modelos prontos

Leia Agora

As citações
segundo a ABNT

Citações diretas (curtas e longas) e citações indiretas: como formatá-las em seu Artigo Científico?

Conheça os detalhes das diversas maneiras de citar uma fonte

Leia Agora

As referências no Artigo Científico

Como as Regras e Normas ABNT organizam as referências bibliográficas de seu Artigo Científico

entenda como fazer as referências corretamente

Leia Agora
Artigo Científico ABNT pronto
Aprenda como fazer um Artigo Científico segundo a ABNT

Artigo Científico e a ABNT

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer como é a organização do artigo científico segundo a ABNT, pois existem muitos elementos a serem considerados na hora de definir as partes de um artigo segundo a normatização ABNT.

Portanto, precisamos começar conhecendo quais são os elementos constituintes de um artigo científico e após isso, iremos partir para as partes que apresentarão as normas vigentes da ABNT 2020 para cada um dos itens estruturais.

Outro ponto a ser considerado é que o conteúdo do artigo científico é algo muito importante, mas para que possamos facilitar a leitura e nos enquadrar dentro das normas vigentes de formatação, precisamos padronizar essa produção de conhecimento, seguindo os padrões brasileiros de normas técnicas.

Com isso é preciso criar um artigo científico que possua contribuições significativas dentro da sua área de conhecimento, e que, além disso, demonstre cuidado com a formatação do trabalho científico.

Assim, se você quiser se aprofundar mais sobre Artigo Científico: entender o que é Artigo Científico, como fazer e como escrever passo a passo, leia nossa página principal, que está bem estruturada para te dar esta base: http://artigocientifico.com.br/

Mas, fique tranquila(o). Seguindo estas orientações passo a passo, você vai se familiarizando com as normas e pode focar no conteúdo de seu artigo.

 

Elementos para artigo segundo a ABNT

Leve em consideração que, seu artigo científico deve possuir os seguintes elementos chave, pensados dentro das normativas da ABNT:

  1. Capa do artigo científico (cobrada principalmente dentro do âmbito das universidades): deve conter o título do trabalho, nome do autor do artigo científico, ano e caso queira, é possível inserir um subtítulo para o estudo.
  2. Resumo: esta parte inclui um texto de aproximadamente 250 palavras, dentro das normas da ABNT, embora possa mudar conforme a revista científica na qual venhamos a publicar o nosso artigo científico.
  3. Palavras-chave: deve aparecer logo abaixo do resumo e separadas por ponto e vírgula.
  4. Introdução: contextualiza para o leitor o que ele irá encontrar na totalidade do artigo, além de apresentar o problema de pesquisa e os objetivos e justificativas para desenvolvimento da pesquisa.
  5. Desenvolvimento do artigo: conteúdo mais detalhado que apresenta todas as discussões propostas pela pesquisa. Geralmente é dividido em seções e subseções que organizam as ideias e facilitam o entendimento para o leitor.
  6. Conclusão: Apresenta as conclusões ou considerações finais dos autores sobre o estudo realizado. É o momento em que fechamos a pesquisa.
Modelo de Artigo Científico segundo a ABNT
Aprenda com exemplos segundo as Normas ABNT para artigo científico

Regras ABNT para artigo científico: formatando seu texto do jeito certo com exemplos e modelos prontos

Mesmo que agora você já saiba dos itens para fazer um artigo científico dentro das normas ABNT, existem muitas outras normativas que precisamos observar, isso se quisermos desenvolver um texto adequado aos princípios da entidade reguladora.

E estou me referindo a formatação do artigo científico pela ABNT.

Tendo em vista que muitas vezes os artigos podem ter configurações distintas, dependendo da revista científica que forem desenvolvidos para publicações, ainda assim, existem normas da ABNT que são utilizadas em todos os tipos de artigos científicos.

Veja a seguir, cada ponto explicado passo a passo, acompanhadas de modelos para você ter como exemplo.

Itens segundo a ABNT com modelos e exemplos

Em nosso passo a passo a seguir, vamos apresentar imagens que ilustram cada item explicado, para que sirvam de exemplo de como adequar segundo a ABNT. Assim, você pode acompanhar como está a formatação do seu artigo tendo como referência os modelos de artigos prontos pela ABNT.

Vamos lá?

  • Tamanho da letra e fonte

Nesse ponto, os autores de artigos científicos devem sempre considerar que o tamanho da fonte padrão que é definido pela ABNT é sempre 12.

Além disso, a fonte do texto pode ser aceita em Times New Roman ou Arial, e no caso das citações diretas, a fonte aceita é em tamanho 10 com espaçamento entre linhas “Simples”. Vamos orientar melhor sobre as citações mais à frente.

  • Espaçamento

No que tange o espaçamento do artigo científico, este precisa estar sempre a 1,5 entre linhas e com texto justificado. Salvo no caso das citações diretas, onde o espaçamento deve ser simples.

obs: em programas de edição de texto, este espaçamento fica localizado no menu parágrafo.

Além disso, entre um título e o início do parágrafo teórico e entre um parágrafo e uma citação direta é recomendado dar dois espaços de 1,5.

ABNT Pronto - Exemplo de tamanho de Fonte para Artigo Científico

  • Margem

Outro ponto a ser considerado são as margens dos artigos científicos, as quais devem estar sempre com recuo superior de 3 cm e página direita e inferior de 2 cm.

Ah, isso em uma página em formato A4.

Exemplo de Margem para Artigo Científico - Modelo pela ABNT

  • Título do Artigo científico

No caso do título do artigo científico, este deverá aparecer sempre centralizado, e a ABNT sugere que o mesmo apareça com fonte de tamanho 12 ou 14 (ambos são aceitos, logo, o uso de um tamanho ou outro dependerá das normativas vigentes dentro da sua universidade, ou da revista na qual você pretende publicar seu conteúdo).

Portanto, além de observar o que as diretrizes da ABNT estão apontando sobre a formatação de artigos científicos, busque sempre consultar junto à sua universidade e também junto às revistas de interesse, quais são os manuais que essas entidades possuem, e fique por dentro dos pontos principais de configuração do texto científico que são considerados por essas instituições.

  • Inserir nome do autor

Logo depois de escrever o título do seu artigo científico, você deverá dar dois espaços de 1,5 entre linhas para inserir o nome do autor ou dos autores da pesquisa.

Com relação a isso, saiba que o nome do autor deverá estar sempre recuado a direita, com fonte tamanho 12, e com ícone de nota de rodapé, na qual você deverá inserir um pequeno currículo sobre o autor (coloque questões tais como: formação, temas de estudo, universidade ou entidade de pesquisa pela qual está vinculado, etc.)

Além de informações básicas do autor, também se deve inserir um e-mail de contato, o qual um leitor mais interessado poderá se aportar, caso queira esclarecer determinadas questões com o autor, tirar dúvidas ou fazer contribuições no campo teórico.

Modelo Artigo ABNT - Autor e Título

  • Inserção de tabelas e quadros em um artigo científico

Caso o seu estudo seja de cunho quantitativo e tenha que apresentar muitos dados através de tabelas, quadros e esquemas, etc. Saiba que, inclusive nesse momento você deverá observar o que a ABNT está definindo a respeito da configuração desses elementos.

Desse modo, quando for inserir tabelas e figuras é preciso enumerar cada elemento e inserir um título descritivo para a imagem que será inserida.

Exemplo:

Tabela 1 – Dados relacionados à distribuição dos aposentados por acidente de trabalho.

Também é importante e obrigatório inserir a fonte ao final da imagem, em fonte de tamanho 10, e com recuo à esquerda.

Exemplo:

Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Uma dúvida comum no caso das fontes é quando o material é pertencente ao próprio autor. Fique ligado nesta parte, uma vez que, mesmo que as tabelas sejam de criação autoral sua, é preciso mencionar a autoria através de uma escrita da fonte da seguinte maneira:

Exemplo:

SOBRENOME DO AUTOR E ANO – Fonte: VIEIRA (2020).

Observação importante! Aproveitando as dicas apresentadas acima, precisamos levar em conta que, segundo os pressupostos da ABNT, qualquer ilustração deve levar o nome de FIGURA.

diferença entre tabela, quadro e figura segundo a ABNT.

Destacamos isso, pois é comum os autores ficarem confusos na hora de mencionar algum material imagético, no sentido de que não sabem como classificar o conteúdo, ou seja, e o material trata-se de uma tabela, quadro ou figura.

Se essa também é a sua dúvida, esclareça a seguir.

  • Tabela

Formato: as tabelas possuam uma característica marcante, no sentido de que não podem possuir bordas laterais fechadas.

Elementos constituintes: nesse caso, uma tabela apresenta título, cabeçalho, conteúdo, fonte e, se for verificada a necessidade, se inserem notas explicativas elaboradas pelo próprio autor do artigo científico.

Uso: frequentemente utilizada por autores que desejam apresentar dados quantitativos.

Divisão: formada por linhas verticais.

Exemplo de Tabela, segundo a ABNT - Exemplo pronto

  • Figuras

Formato: neste caso, o autor pode trazer fotos, mapas, gráficos, gravuras, etc.

Elementos constituintes: formado por um título, numeração e fonte.

Uso: ilustra informações e dados para o leitor.

Figura - Modelo ABNT para Artigo Científico

  • Quadros

Formato: diferentemente da tabela, as extremidades da imagem aparecem fechadas.

Elementos constituintes: formado geralmente por título, fonte, legenda e notas.

Uso: geralmente os dados são quantitativos.

Divisão: formado por linhas horizontais e verticais.

Quadro - Exemplo pelas Normas ABNT

  • Notas de rodapé

Segundo os pressupostos das normas da ABNT, as notas de rodapé, quando inseridas nos artigos científicos, devem ser sempre separadas por uma linha de 5 cm, e com alinhamento à esquerda.

Além disso, devem escrever as notas de rodapé com fonte de tamanho 10 e alinhamento padronizado dos caracteres.

Cuide para que sua fonte seja a mesma do restante do texto, ou seja, se você estiver escrevendo um texto, todo em Times New Roman, suas notas de rodapé também deverão estar nessa fonte.

Estamos chamando atenção para isso, pois é comum que o Word, por exemplo, mude a fonte quando vamos escrever nossas notas explicativas no artigo científico.

Modelo de Notas de Rodapé para Artigos Científicos

Talvez você também queira um Modelo de Artigo Científico para se orientar. Dê uma olhada em: Exemplos Prontos, Template, Manual e Modelo de Artigo Científico

Formatação do artigo científico segundo ABNT: olhando para as citações!

As citações dentro de um artigo científico podem ter dois tipos de configurações:

a) Citações Diretas: para quem desconhece essa nomenclatura, uma citação direta nada mais é do que uma transcrição feita na íntegra de uma parte de uma obra, ou um fragmento de dizeres de um autor que complementam a tese defendida no artigo científico.

Dentro das citações diretas temos as citações curtas, estas possuem até 3 linhas e segundo as normas da ABNT, devem ser inseridas dentro do parágrafo do seu texto e referenciados com nome de autor, ano e página de onde o fragmento foi retirado.

Exemplo de citação curta:

“A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais, corresponde também à realidade.” (BAKHTIN, 1987, p. 388).

Citações longas: além das citações curtas, também podemos nos deparar com as citações longas, estas possuem sempre mais de 3 linhas e não podem aparecer dentro de um parágrafo do artigo científico, ou seja, precisam aparecer de modo isolado no texto.

Nesse sentido, quando você estiver escrevendo um artigo científico e se identificar, ou achar pertinente determinada passagem e esta possuir mais de 3 linhas, você deverá inserir a citação em um parágrafo único, com fonte tamanho 10 e recuo do texto em 4 cm, com texto justificado e com espaçamento entre linhas SIMPLES.

Exemplo de citação longa:

Exemplo ABNT - Citação Longa

b) Citações Indiretas: esse tipo de citação tem como marco principal a adaptação de trechos ou passagens, no qual o autor pode escolher se irá deixar as palavras, tal qual foram ditas por determinado teórico, ou parafraseá-las. Independente da escolha, as normas da ABNT pedem que o autor original e o ano da obra lida sejam devidamente mencionados no texto.

Exemplo de citação indireta, comumente inserida em parágrafos de artigos científicos:

Dentro da perspectiva teórica de Demo (1990), a educação tem tudo a ver com qualidade, e na era da informação em que vivemos ter domínio dos aparatos tecnológicos interfere diretamente no processo de ensino e aprendizagem nas instituições escolares.

Quer aprender mais sobre as citações e referências, leia o artigo especial sobre isto em: GUIA ABNT COMPLETO – Referência e Citação de Artigo Científico

Formatação do artigo científico segundo a ABNT: olhando para as referências

Na hora de escrevermos um artigo científico, devemos estar de olho em como referenciamos os autores que irão fundamentar o nosso trabalho.

Desse modo, veja a seguir, o que a ABNT define para as referências bibliográficas dos artigos científicos:

Como citar um livro em um artigo científico normas ABNT

Nesse caso, primeiro você deve mencionar o nome do autor, colocando o último sobrenome como primeiro elemento e em caixa alta (letra maiúscula).

Exemplo: VIEIRA, Lilia Lima.

Feito isso, você deverá inserir o título do livro que você utilizou para referenciar seu texto. A ABNT permite que façamos a menção ao título destacando-o em itálico, grifado ou em negrito, como você poderá ver exemplificado a seguir:

Exemplo:

AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Cidade onde o livro foi publicado: Editora, ano de publicação.

Exemplo na prática:

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Caso você tenha retirado apenas um capítulo de livro, a menção nos referenciais bibliográficos deverá ficar da seguinte forma:

Exemplo:

AUTOR. Título do capítulo escolhido (não colocar destacado). In: (inserir nomes dos organizadores do livro. Título do livro (este sim ficará destacado). Cidade: Editora, ano, páginas de onde começa e termina o capítulo.

Quer aprender mais sobre as referências? Leia o artigo especial sobre isto em: GUIA ABNT COMPLETO – Referência e Citação de Artigo Científico

 

Conclusão e suas Dúvidas

Como você pode observar através do nosso conteúdo de hoje, existem muitas normas que devemos seguir na hora de produzir e estruturar corretamente um artigo científico.

Agora que você conhece quais são as principais exigências da ABNT, terá total condições de produzir um artigo nota 10, especialmente quando o assunto é adequação da produção textual às normas vigentes em nosso país para produções textuais acadêmico-científicas.

Gostaríamos de saber de você: ficou alguma dúvida? Nos escreva em nossa página de contato.

E se você gostou, por favor, compartilhe.

Aproveite nossos conteúdos abaixo e boa sorte em seus escritos!

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.