Guia Completo de Metodologia para Artigo Científico

Metodologia do Artigo Científico
Entenda o que é Método e Metodologia em um Artigo Científico

Antes mesmo de saber quais são as metodologias para artigos científicos, você precisa compreender para que serve a Metodologia de Pesquisa Científica.

Saiba que os métodos de pesquisa nada mais são do que ferramentas que utilizamos para coleta de dados e o apartado intitulado metodologia em um artigo científico têm como objetivo descrever o passo a passo dessas ações, para a concretude da pesquisa.

Além disso, os mesmos são utilizados também para a formulação e resposta de perguntas, ou seja, para se chegar a conclusões através de uma análise sistemática e teórica, aplicada a algum campo de estudo, entre outras funções.

Além disso, uma pesquisa compreende um número de técnicas que são de grande valia para todas as áreas de estudos, sejam para sociólogos, psicólogos, historiadores, jornalistas, cientistas, escritores, entre outros pesquisadores.

Acessar a essas informações requer, em muitos casos, realizar pesquisas exaustivas, valendo-se de fontes documentais e humanas, mediante diferentes métodos de captação e escalas de mediação estatística para avaliar resultados, por exemplo.

Os métodos de pesquisa são importantes em um artigo, pois localizam e delimitam um problema, permitem coletar dados importantes para gerar hipóteses que posteriormente sejam provadas ou respaldadas.

Desta forma, é possível tomar as decisões mais de acordo com cada caso em estudo.

A metodologia a ser utilizada pode incluir, em muitos casos:

  • Entrevistas;
  • Questionários;
  • Análises demográficas;
  • Riscos ou ameaças;
  • Dados históricos e contemporâneos;
  • Publicações, livros, entre outras vias de pesquisa.
Metodologias possíveis para aplicação em pesquisa
Métodos e Metodologias de um artigo

Assim, fazendo uso de uma variedade de procedimentos metodológicos, a pesquisa tem como estímulo encontrar a verdade que não tenha sido descoberta até o momento, ou que simplesmente não tenha sido definida ou estudada a fundo para obter conclusões confiáveis.

Ainda que cada pesquisa possua propósitos delimitados, uma série de metas podem ser englobadas nestas buscas, tais como:

  • Alcançar novos conhecimentos;
  • Conhecer as características de uma situação, grupo ou pessoa;
  • Determinar a frequência de um fato, ou provar uma hipótese segundo causas e variáveis, entre outras.

 

Agora que já compreendemos um pouco mais o que são as metodologias de pesquisa e qual é a importância das mesmas na hora de colocar em prática uma pesquisa e desenvolver um artigo científico, siga sua leitura.

A seguir você terá acesso aos diferentes tipos de metodologias existentes e que podem ser aplicadas em um artigo científico.

Com esse conhecimento em mãos, você poderá escolher a metodologia certa para o estudo que pretende desenvolver.

Aproveite a leitura e se possível, dedique dois minutos compartilhado nosso conteúdo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Tipos de Métodos e Metodologias
Conheça os tipos de Métodos e Metodologias usadas em artigos científicos

Metodologia da Pesquisa Científica: tipos de MÉTODOS e METODOLOGIAS usadas em artigos científicos

Falando em Metodologia da Pesquisa Científica, entenda que as motivações para o desenvolvimento de uma pesquisa são muito importantes para que possamos conhecer o caminho que levará o autor/pesquisador ao encontro das respostas necessárias para compreender as hipóteses levantadas pelo mesmo, podendo ser obtidas por:

  • Dedução;
  • Observação ou
  • Experimentação do caso.

Cada método de pesquisa a ser empregado dependerá das características da situação a ser estudada e suas exigências, para então poder selecionar o procedimento metodológico que melhor se adapte aos objetivos planejados no estudo.

Veja a seguir quais são os diferentes tipos de Métodos e Metodologias que poderemos vir a adotar para um artigo científico.

Mas antes, uma observação: É um pouco delicado estipular tipos de metodologias e dizer que este ou aquele é essencialmente qualitativo ou quantitativo. Qualquer dos exemplos a seguir podem ser uma coisa ou outra, vai depender muito dos elementos que o autor irá utilizar, se são quantificáveis ou não.

Claro que alguns métodos são mais recorrentes em uma linha do que outros.

O que quero dizer é que, de certa forma, todo estudo é qualitativo (uma vez que tem uma revisão bibliográfica), mas nem todo estudo qualitativo é quantitativo, por exemplo.

Vamos lá? Você pode acompanhar pelo nosso índice abaixo ou ler todo o conteúdo e ir se encontrando no que mais define ou no tipo adequado para seu artigo.

Método Quantitativo
1 – Metodologia de Pesquisa Participativa
Características da metodologia participativa
2 – Metodologia de Pesquisa-ação
3 – Metodologia Pesquisa Etnográfica
Método qualitativo de pesquisa

Método Indutivo
Método dedutivo
Método Analítico
Método sintético
Método científico
Método comparativo

Método Quantitativo no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método Quantitativo

A intenção por detrás deste método está em expor e fazer com que o conhecimento seja ampliado através de dados detalhados e princípios teóricos bem firmados.

Além disso, o método quantitativo para desenvolvimento de um artigo científico requer uma compreensão da conduta humana e o porquê dela. Neste método, o objeto de estudo considerado é o externo, separado de qualquer pensamento individual para garantir a maior objetividade possível.

Além de tudo, sua pesquisa é considerada normativa, apontando as leis gerais relacionadas ao caso de estudo.

No que tange a coleta dos dados, esta costuma ser feita a partir de provas objetivas, instrumentos de medição, estatísticas, testes, dados, gráficos, entre outros.

Uma análise quantitativa é, portanto, aquela que coleta dados que pode se converter em uma forma numérica comparável. Além disso, o método quantitativo está dividido em pesquisa participativa, pesquisa-ação e etnográfica.

Metodologia de Pesquisa Participativa - Metodologia da Pesquisa Científica

1 – Metodologia de Pesquisa Participativa

A pesquisa participativa é uma metodologia que aponta para a produção de um conhecimento propositivo e transformador.

Isso é feito mediante um processo de debate, reflexão e construção coletiva de saberes entre os diferentes atores de um território com a finalidade de se obter a transformação social.

Além disso, é uma metodologia que orienta um processo de estudo da realidade, ou de aspectos determinados dela, e com rigor científico.

Características da metodologia participativa

  • Estuda o problema que desencadeia e o processo que precisa ser identificado pela comunidade;
  • Desenvolve-se em ambientes naturais;
  • É colocada em ação, a partir de contextos micro sociais;
  • É um processo dialético de conhecer- atuar;
  • A comunidade deixar de ser objeto e passa a ser sujeito da pesquisa;
  • Conjuga o conhecimento científico e o saber popular;
  • Entre outros.

Metodologia de Pesquisa-Ação no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

2 – Metodologia de Pesquisa-ação

Esse tipo de metodologia se ocupa do estudo de uma problemática social específica, o qual requer algum tipo de solução e que afeta a um determinado grupo de pessoas, seja uma comunidade, uma associação, escola ou empresa.

Além disso, a metodologia de pesquisa-ação é apropriada para aqueles pesquisadores que realizam seus estudos em pequena escala.

Isso quer dizer que é um tipo de metodologia que aparece frequentemente em artigos de áreas da Educação, Saúde, Assistência Social e até mesmo na Administração.

Constitui-se em um método idôneo para empreender mudanças nas organizações, o que lhe permite ser utilizada por aqueles pesquisadores que identificaram um problema em seu centro de trabalho e desejam estudá-lo para contribuir para a melhora da realidade vigente.

A metodologia de pesquisa-ação também se assemelha aos métodos de pesquisa mistos, uma vez que se utiliza de uma coleção de dados de tipo quantitativo, qualitativo ou de ambos.

Apenas se difere do método misto, uma vez que está centrada em uma solução de um problema específico e prático.

Metodologia Pesquisa Etnográfica no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

3 – Metodologia Pesquisa Etnográfica

Apesar desse tipo de metodologia também ser encontrada em métodos qualitativos, a pesquisa quantitativa se vale da etnografia como forma de detalhamento de situações, eventos, pessoas, interações e comportamentos, porém os descreve a partir de dados e estatísticas quantificáveis.

Desse modo, o método quantitativo em uma pesquisa etnográfica, avalia o comportamento observando de fora, explicando e definindo o que é observado.

Dentre as principais características que podemos apresentar para este tipo de metodologia temos:

  • Grande interesse pela exploração da natureza de um fenômeno social particular, mais que o interesse por examinar hipóteses sobre eles.
  • Busca-se trabalhar com dados não estruturados, ou seja, dados que não sejam codificados em um ponto de sua recolhida, desde uma perspectiva de um conjunto fechado de categorias analíticas.
  • A pesquisa é feita em um pequeno número de casos, ou até mesmo em um único caso.
  • A análise dos dados implica na interpretação explícita dos significados e funções das ações humanas, entre outros.

Método Qualitativo no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método qualitativo de pesquisa

Caso não tenha se identificado com a metodologia apresentada anteriormente, também podemos nos aportar ao método qualitativo para desenvolvimento de um estudo em artigo científico.

A pesquisa qualitativa tem sua base no princípio positivista e neopositivista e seu objetivo está pautado em estudar os valores e fenômenos humanos e naturais para estabelecer e fortalecer uma teoria a ser defendida.

Além disso, este tipo de método se enfoca no subjetivo e na individualidade, desde uma perspectiva mais humanística, mediante a interpretação, a observação, entrevistas e relatos.

Neste método, também podem aparecer alguns modelos matemáticos e teorias relacionadas às situações, entre outros.

No entanto, isso é muito raro, uma vez que temos o método quantitativo que pode nos dar maior suporte nestas instâncias.

Há casos como esses em que as pesquisas podem ser denominadas como “quali-quanti”, justamente porque trazem uma mescla dos dois conceitos metodológicos. Logo, tudo isso dependerá muito do tipo de estudo proposto.

No caso dos resultados qualitativos de uma pesquisa, estes costumam ser mais descritivos do que preditivos, por exemplo. Nessa instância, o pesquisador pode construir ou apoiar teorias para futuras pesquisas.

Além disso, nestas situações são utilizadas algumas metodologias qualitativas mais específicas, com vistas a se obter uma conclusão que respalde a teoria ou hipótese que estamos estudando. São elas:

  • Estudo de caso

É o método de estudo que utilizamos para encontrar mais informações através de uma análise cuidadosa dos casos existentes.

Além disso, é método para pesquisar um problema dentro do contexto da vida real.

O pesquisador tem que analisar cuidadosamente assegurando-se de que os parâmetros e variáveis no caso existente, são os mesmos que no caso que se está pesquisando.

Utilizando os resultados do estudo, podemos tirar conclusões com respeito ao tema.

Por exemplo, em uma pesquisa que menciona a solução proporcionada por uma empresa ao seu cliente, os desafios que enfrentaram durante o início e o desenvolvimento, as conclusões do caso e as soluções que ofereceram para os problemas.

  • Observação

Esse tipo de metodologia baseia-se em um processo de recopilação de dados e ao ser pautado dentro da grande área metodológica de cunho qualitativo, requer muito tempo e é um texto mais pessoal.

Podemos dizer, inclusive, que é parte da pesquisa etnográfica, que também se utiliza de evidências empíricas, por exemplo.

Esta é geralmente uma forma qualitativa de pesquisa, no entanto, em alguns casos também pode ser quantitativa, dependendo do que estivermos estudando e da área de pesquisa.

Por exemplo, estabelecer uma pesquisa para observar um animal em particular nas selvas tropicais da Amazônia pode levar muito tempo, já que a observação deve ser realizada durante um tempo “x”, e nesse período precisamos estudar os padrões e o comportamento do sujeito.

Outro exemplo usado amplamente hoje em dia é observar as pessoas comprando em um centro comercial, para verificar o comportamento de compra dos consumidores.

  • Entrevista Pessoal

Este método de conversação é puramente qualitativo e um dos mais utilizados.

A razão disso é que permite a um pesquisador obter dados precisos e significativos sem se formular perguntas corretas.

  • Grupos Focais

Os grupos focais são utilizados quando um pesquisador deseja encontrar respostas a perguntas sobre o quê, por que e como.

Geralmente é escolhido um grupo pequeno para este método e não é necessário interagir com o grupo pessoalmente.

  • Pesquisa Bibliográfica

Esse tipo de método qualitativo é um dos mais utilizados e é frequentemente empregado por aqueles pesquisadores que preferem fazer estudos estritamente teóricos.

Em outras palavras, um estudo de metodologia bibliográfica escolhe um tema “x” e não vai a campo coletar respostas para suas hipóteses de pesquisa, mas sim, buscar analisar o que tem sido produzido teoricamente sobre o assunto.

Método Indutivo no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método Indutivo

OBSERVAÇÃO -> OBSERVAR UM PADRÃO -> DESENVOLVER UMA TEORIA

Através deste tipo de método, um pesquisador pode analisar situações particulares mediante um estudo individualizado de fatos.

Esses fatos são os que formulam conclusões gerais, que por sua vez, ajudam no descobrimento de temas generalizados e teorias que partam da observação sistemática da realidade.

Em outras palavras, o método indutivo de pesquisa, se refere à formulação de hipóteses que são baseadas no que é experimentado e observado dos elementos de estudo, para a definição de leis de tipo geral.

Além disso, consiste na coleta de dados organizados em variáveis que buscam certa regularidade.

Método Dedutivo no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método dedutivo

Este tipo de metodologia de estudo, frequentemente parte do geral para centrar-se no específico, mediante o uso da razão lógica e a partir das hipóteses que podem sustentar conclusões finais.

Este processo parte das análises empregadas, leis e princípios validados e comprovados para serem aplicados em casos particulares.

Neste tipo de método, todo o empenho da pesquisa se baseia em teorias coletadas, não no observado nem experimentado, uma vez que parte da premissa de esquematização e conclusão da situação em estudo, deduzindo o caminho a tomar para implementar as soluções.

Método Analítico no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método Analítico

Este método se encarrega de deslocar as seções que formam a totalidade do caso a ser estudado, estabelece as relações de causa, efeito e natureza.

Com base nas análises realizadas é possível gerar analogias e novas teorias para compreender condutas.

Desenvolve-se em entendimento do concreto ao abstrato, descompondo os elementos que constituem a teoria geral.

Com isso é possível estudar com maior profundidade cada elemento por separado e dessa forma, conhecer a natureza do fenômeno de estudo para revelar sua essência.

Método Sintético no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método sintético

Esta metodologia busca realizar uma reconstrução dos componentes dispersos de um objeto ou acontecimento para estuda-los com profundidade e criar um resumo de cada detalhe.

O processo deste método se desenvolve partindo do abstrato ao concreto, para reunir cada segmento que compõe uma unidade e poder compreendê-la.

Mediante o uso da razão e da síntese se aprofundam nos elementos que ressaltam a análise de uma forma metódica e concisa para conseguir uma compreensão cabal de cada parte e particularidade estudada.

Método Científico no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método científico

Este tipo de metodologia oferece um conjunto de técnicas e procedimentos para a obtenção de um conhecimento teórico com validez e comprovação científica, através do uso de instrumentos confiáveis que não dão lugar a subjetividade.

Mediante a aplicação de alguns experimentos se demonstra a capacidade de reprodução de um mesmo fato, ao usar os mesmos mecanismos em diferentes contextos acionados por distintos indivíduos.

Este método tem a capacidade de proporcionar respostas eficazes e comprovadas sobre um caso em estudo.

Além disso, é considerado um dos procedimentos mais úteis, uma vez que permite a explicação de fenômenos de forma objetiva, que brinda soluções aos problemas de pesquisa.

Seu desenvolvimento é rigoroso e notadamente lógico, com princípios puros e completos, buscando a correção e a superação para conquistar, organizar e entender o conhecimento coletado.

Método Comparativo no Artigo Científico - Metodologia da Pesquisa Científica

Método comparativo

O último tipo de metodologia que iremos apresentar é o método comparativo, o qual envolve o processamento de busca de similitudes e comparações sistemáticas.

Em outras palavras, essa metodologia serve para a verificação de hipóteses com o objetivo de encontrar parentescos entre as fontes, e se baseia na documentação de diversos casos.

Basicamente, podemos colocar dois ou mais elementos, lado a lado, para encontrar diferenças, relações possíveis, diálogos, etc…, e assim, conseguir definir um caso ou problema de pesquisa, e poder tomar medidas no futuro.

Usar a comparação é de utilidade na compreensão de um tema, já que pode nos levar a novas hipóteses ou teorias de crescimento e melhoria da área ou campo de estudo.

Além disso, possui várias etapas, nas quais se ressalta a observação, a descrição, a classificação, a comparação e a conclusão.

Conclusão

No nosso conteúdo de hoje você pode ter acesso aos principais métodos e metodologias utilizados para elaboração de artigos científicos, dentro das mais variadas propostas e temáticas de pesquisa.

Se você gostou, pedimos novamente que compartilhe em sua rede social ou em seu blog. Se ficou em dúvidas, mande-nos uma mensagem.

Aproveite também nossos outros artigos e conheça nosso artigo especial para entender tudo sobre Artigo Científico.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.