Artigo de Revisão: aprenda tudo passo a passo

Artigo de Revisão
Como fazer passo a passo um Artigo de Revisão

Se você precisa desenvolver um artigo de revisão, mas não sabe muito bem o que vem a ser esse tipo de produção, ou como desenvolvê-la da melhor forma possível, você não pode perder o nosso conteúdo de hoje!

Neste artigo, você terá dicas de como fazer um artigo de revisão passo a passo sem mistério. Além de apresentar para você exemplos de artigos de revisão para você ter uma base.

Confira e boa leitura!

O que é um artigo de revisão? 
O que vem a ser um Artigo de Revisão?

O que é um artigo de revisão? 

Antes de tudo, vamos entender melhor o que é um artigo de revisão. Se você ainda não sabe:

Um artigo de revisão nada mais é do que um estudo pormenorizado, seletivo e crítico que integra a informação essencial em uma perspectiva unitária e de conjunto.

Vamos conceituar em outras palavras.

Podemos dizer que é um tipo de artigo científico que, sem ser original, acaba recopilando a informação mais relevante de um tema específico. Sua finalidade está em examinar a bibliografia publicada e situá-la em certa perspectiva.

A revisão pode ser reconhecida como um estudo em si mesmo, no qual o revisor resume e analisa a informação disponível sobre um tema específico, baseando-se na busca cuidadosa da literatura a ser utilizada no estudo

A diferença entre uma revisão e um trabalho original ou estudo primário tradicional está na unidade de análise, não nos princípios científicos que se aplicam.

O tema de um artigo de revisão é bastante geral em comparação com outros tipos de artigos científicos. E a revisão bibliográfica é, desde logo, o produto principal. No entanto, os artigos de revisão são muito mais do que simples bibliografias recopiladas.

Objetivos do artigo de revisão

  • O objetivo fundamental do artigo de revisão é tentar identificar o que se conhece do tema estudado, o que foi pesquisado e quais aspectos permanecem desconhecidos.
Como fazer um Artigo de Revisão passo a passo?
Aprenda a escrever um Artigo de Revisão

 Como fazer um artigo de revisão passo a passo? 

Os artigos de revisão devem ser feitos por um especialista em algum tipo de perspectiva, mais a sua experiência própria e a resultante do estudo da bibliografia sobre o tema em estudo.

O autor irá, portanto, avaliar de forma crítica e exaustiva os estudos que foram previamente publicados sobre o seu tema de interesse.

Geralmente quando um autor desenvolve um artigo de revisão ele já tem um comitê editorial de revista aguardando o material para publicação e são as revistas que determinaram pontos, tais como:

  • Extensão do texto;
  • Seções da revista na qual o artigo será incluído;
  • Tipo de público ao qual será dirigida a mensagem do artigo;
  • Estrutura do artigo de revisão.

Se você quer saber como escrever um artigo de revisão na prática, vamos apresentar a seguir quais são as etapas necessárias, que são basicamente 4:

  • Definir os objetivos da revisão;
  • Realizar a busca da bibliografia;
  • Organização da informação;
  • Redação do artigo.

1-Definir os objetivos da revisão

Em função do objetivo da revisão será redigido um tipo ou outro de artigo de revisão.

Se o objetivo é descritivo-exploratório, as perguntas que serão formuladas serão do tipo:

  • O que se sabe sobre o tema?
  • Quais as características apresentam os sujeitos afetados?

Se o objetivo tem caráter explicativo, analítico ou experimental serão realizadas perguntas dos seguintes tipos:

  • Que relação existe entre duas ou mais variáveis?
  • Por que ocorre um determinado fenômeno?
  • Que mudança é produzida em uma variável se se modifica o valor de outra variável?

E nestes casos parece mais idôneo elaborar uma revisão sistemática, ainda que não se deva descartar uma revisão descritiva.

Organizando seu artigo de revisão
Escrevendo na prática o Artigo de Revisão: Busca Bibliográfica

2-Busca bibliográfica

A busca da literatura para elaborar um artigo de revisão precisa ser realizada fundamentalmente em vários tipos de fontes:

a) Tipos básicos de informação:

  • Informação de fontes primárias: as revistas são o principal veículo d comunicação da informação científica; contem publicações originais de estudos científicos e informação recente.
  • Informação de fontes secundárias: estas ajudam a detectar as referências necessárias, permitem localizar fontes primárias e habitualmente é a estratégia mais usada. São compilações, resumos em revistas e listas de referências publicadas em uma área de conhecimento particular.
  • Fontes terciárias: são aquelas em que é possível obter informação para detectar através delas as fontes primárias ou secundárias de interesse, por exemplo, são os livros de texto, artigos de revisão, etc.

b) Estratégia de Busca

Uma vez selecionada a base de dados, serão escolhidas as palavras-chave. As palavras-chave são os conceitos principais, ou as variáveis do problema ou tema da pesquisa.

Estas palavras serão o norte para começar sua pesquisa por referenciais teóricos. A maioria das bases de dados online permitem pesquisas a partir de palavras-chave.

c) Critérios de seleção

Os critérios para seleção dos artigos a serem revisados se encontram determinados pelos objetivos da revisão, ou seja, a pergunta a que o artigo deseja responder.

Outro dos aspectos que determina a seleção dos artigos em sua qualidade metodológica e se cumprem os critérios de qualidade científica.

Com relação ao título do seu artigo de revisão, você deve observar se ele é útil e relevante para o tema a ser revisado, dos autores se identificará a credibilidade ou experiência com o tema.

3-Organização da informação

A diferença deste tipo de produção para os artigos convencionais é que não existe uma organização pré-estabelecida para a revisão. Desse modo, cada autor terá que elaborar do seu modo.

A revisão deve estar bem organizada para que, deste modo, seu alcance geral fique bem definido e suas partes integrantes encaixem corretamente seguindo uma ordem lógica.

4-Redação do artigo de revisão

Para redigir o artigo de revisão, o artigo precisa ser claro, conciso, preciso e escrito de modo simples e com naturalidade.

Exemplo da estruturação do artigo de revisão
Estruturando um Artigo de Revisão

Exemplo da estrutura de artigo de revisão

A estrutura geral de um artigo de revisão é diferente dos artigos originais que são comumente feitos. Isso porque costuma seguir uma estrutura de texto expositiva.

Com isso, você terá um apartado de introdução, um desenvolvimento organizado em diversas sub-seções com uma discussão bibliográfica crítica ou descritiva e com recopilação.

Também teremos um apartado final de considerações finais com um caráter prático que aconselha soluções para um problema determinado e por fim uma lista de referenciais bibliográficos.

Veja a segui um exemplo de estrutura de artigo de revisão e construa agora mesmo o seu:

Estrutura do Artigo de Revisão

Uma introdução, na qual iremos abordar qual é a necessidade de trabalhar determinado tipo de tema ou questão problema.

A metodologia para seu artigo de revisão, na qual expomos com quais critérios e quais trabalhos foram selecionados e revisados.

O desenvolvimento e a discussão, em que são apresentados os detalhes mais marcantes dos artigos revisados e a síntese discutida e argumentada dos resultados.

Uma seção conclusiva, que apresenta as consequências retiradas da revisão, propostas de novas hipóteses e linhas específicas de pesquisa para o futuro.

Por fim, as referências bibliográficas utilizadas e, opcionalmente tabelas e figuras.

Exemplos de Artigos de revisão
Aproveite os exemplos e entenda melhor como organizar seu Artigo

Exemplos de Artigos de revisão

No conteúdo de hoje, além de deixar mais claro o significado e dicas importantes, também trazemos para você exemplos de artigos de revisão para você ter uma ideia como são construídos, linguagem, e organização do mesmo.

Gostou do nosso conteúdo? Conseguiu aprender passo a passo como fazer um Artigo de Revisão com nossos exemplos?

Se nosso conteúdo de hoje foi útil para você. Considere compartilhar em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.