Resenha Crítica de Artigo Científico - 5 EXEMPLOS em PDF e Passo a Passo

Modelo, passo a passo e exemplos de resenha crítica de artigo científico
Aproveite nossos modelos, passo a passo e exemplos de resenha crítica de artigo científico para desenvolver a sua com qualidade!

Existem diferentes tipos de resenhas, e dentre esses tipos de textos, há algumas resenhas que são cobradas no âmbito acadêmico e que partem de leituras de artigos científicos.

Se você veio até aqui é porque deve estar se perguntando, o que seria uma resenha de artigo científico? E principalmente, como fazer uma resenha crítica de um artigo científico sem nenhum mistério, certo?

Você também pode adquirir sua resenha crítica através deste link: https://artigocientifico.com.br/pedido-resenha-studybay/. É uma plataforma de escrita profissional, feita por acadêmicos de diversas áreas. Você faz um pedido de orçamento (sem compromisso) e recebe várias propostas, onde pode conhecer os escritores de sua área de formação, delimitar prazo e dizer exatamente como quer seu trabalho, que é escrito exclusivamente para você, sem plágio e com garantia.

Desse modo, confira estas questões, exemplos prontos em PDF e passo a passo em nosso artigo de hoje! Por favor, contribua com nosso site compartilhando-o e faça uma boa leitura!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Conceito e significado de Resenha Crítica de Artigo Científico
Entenda o que é uma Resenha Crítica de Artigo

O que é uma Resenha Crítica de Artigo Científico?

Para entender direitinho o que é uma resenha crítica de artigo científico, seu significado e conceito, saiba que este tipo de resenha crítica, nada mais é do que:

Um resumo do texto que faz uma avaliação dos principais pressupostos do autor e as ideias defendidas por ele, ao mesmo tempo em que também traz análises subjetivas, com base em sua própria caminhada teórica.

Mas, por que fazer uma resenha crítica de artigo é importante?

Os professores das universidades frequentemente solicitam esse tipo de produção, pois é uma forma de auxiliar os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, a compreenderem de modo mais sistemático e resumido, o trabalho realizado por alguns especialistas da área na qual fazer parte.

Para que possamos fazer uma resenha de artigo científico do jeito certo é necessário compreender os pontos e argumentos defendidos pelo autor do artigo lido.

Um elemento importante de uma resenha é a avaliação lógica do tema principal do artigo, seus argumentos de sustentação e as implicações para uma pesquisa mais ampla.

A seguir, iremos lhe apresentaremos algumas pautas como exemplo para escrever a resenha crítica de um artigo. Confira!

Como fazer uma resenha crítica de um artigo científico?
Passo a passo de como fazer uma Resenha Crítica para Artigo Científico

Guia Completo de como fazer Resenha Crítica de Artigo Científico

Segue abaixo um roteiro passo a passo para você ter uma base para iniciar e elaborar uma resenha de qualidade.

Após estas dicas, ainda trazemos um passo a passo e exemplos prontos de resenha critica de artigos científicos.

1-Prepare-se para escrever sua resenha crítica de artigo científico

Precisamos ter em mente, antes de qualquer coisa que, a resenha de um artigo científico é escrita para um público-alvo que possui conhecimentos sobre o tema em pauta, e não para um público leigo e amplo.

Desse modo, quando você for escrever a sua resenha de um artigo, terá que resumir as ideias principais, os argumentos do autor, as suas posturas e achados, e efeito isso, também terá que, de certo modo, apresentar suas próprias perspectivas, críticas ou avaliações das contribuições do artigo para o campo teórico, bem como a sua eficácia em geral.

  • Lembre-se também que as resenhas críticas de artigos científicos apresentam mais do que uma só opinião. Isso porque você terá que analisar a totalidade do texto, com vistas a criar uma resposta às ideias do autor. Buscará responder essas ideias e empregará outras ideias, teorias e pesquisas provenientes de seus próprios estudos e caminhada acadêmica. A crítica que venha a ser elaborada por sua resenha se baseará em evidências e em seu próprio racionamento.
  • A resenha de um artigo científico responde somente à pesquisa do autor e não fornece novas pesquisas.
  • A resenha de um artigo científico o resume e o avalia.

 

2-Pense na organização da resenha do artigo científico

Antes mesmo de começar a ler o artigo científico sobre o qual fará a sua resenha, você precisa compreender como é organizada uma resenha, para que, enquanto faça a leitura do artigo, já tenha condições de identificar os elementos essenciais para a sua elaboração.

Além disso, essa ação lhe ajudará a compreender como ler um artigo e assim poderá escrever sua resenha com eficiência. Desse modo, sua resenha deverá apresentar os seguintes elementos:

  • Resumo do artigo: traga pontos, afirmações e informações importantes do artigo;
  • Disserte sobre os aspectos positivos do artigo. Pense naquilo que o autor fez bem, os bons pontos que apresenta e as observações perspicazes.
  • Identifica as contradições, as lacunas e as inconsistências do texto;
  • Determine se existem dados ou pesquisas incluídos como que para sustentar as afirmações do autor. Verifique também se existem perguntas não respondidas no artigo científico.

 

3- Faça uma leitura preliminar do artigo científico

Comece lendo o título do artigo, o resumo, a introdução, as orações introdutórias de cada parágrafo e a conclusão.

Logo, leia os primeiros parágrafos depois da conclusão. Esses passos devem lhe ajudar a identificar os argumentos e os pontos principais do autor.

Logo, leia o artigo. A primeira vez que você o leia, somente faça a leitura para conhecer a visão geral do texto, ou seja, para identificar os principais argumentos do autor e o propósito geral do artigo.

  • Faça apontamos das palavras ou problemáticas que não compreenda, ou que tenha dúvidas;
  • Consulte o significado dos termos ou conceitos que não conheça para compreender o artigo por completo.

 

4- Leia o artigo de forma minuciosa

Leia o artigo pela segunda ou terceira vez. Use uma caneta ou um marca texto para fazer apontamentos, ou para ressaltar as seções importantes. Destaque os pontos principais e os dados de sustentação.

OBSERVAÇÃO: Não ressaltar cada parágrafo, somente os pontos principais. Lembre-se que a resenha é um texto mais curto e sucinto.

  • Relacione o que você leu no artigo com seu conhecimento atual sobre o tema. Reflita sobre o que falaram em aula, ou sobre outros artigos que tenha lido. O artigo de agora, coincide, ou não, com meus conhecimentos prévios?
  • Determine de que forma o artigo que está analisando, é similar ou diferente de outros textos que tenha lido sobre o mesmo tema.
  • Preste atenção ao significado do artigo. Assegure-se de compreender por completo o artigo, certo? Se for necessário, retome sua leitura!

 

5- Expresse o que o artigo científico aponta com suas próprias palavras

Você poderá fazer isso com um parágrafo ou resumo de escrita livre. Comece expressando o que o artigo diz com suas próprias palavras.

Busque enfocar-se também nos argumentos, a pesquisa, as afirmações que o artigo contempla. Assegure-se de incluir todos os pontos importantes. É essencial que sejas exato.

  • Sem importar muito o método que irá empregar, elabore um resumo dos pontos principais estabelecidos no artigo.
  • Depois de expressar o que foi dito pelo artigo científico com suas próprias palavras, decida sobre quais partes o artigo deseja falar em sua resenha. Você pode se centrar em um enfoque teórico, o conteúdo, a apresentação ou interpretação da evidência, ou o estilo, por exemplo.
  • Revise bem sua resenha, retirando elementos repetitivos ou desnecessários a este tipo de produção.

 

6- Escreva um resumo de sua avaliação sobre o texto considerando as seguintes questões

  1. Qual é o marco teórico do artigo?
  2. Foram definidos claramente os conceitos centrais?
  3. O quão adequado é a evidência apresentada pela pesquisa?
  4. Como se encaixa o artigo no campo de estudo do qual faz parte?
  5. Traz algum avanço para o conhecimento do tema?
  6. O autor escreveu um texto suficientemente claro?

Passo a passo para escrever a versão final da Resenha Crítica

  1. Criar um título: reflexo do enfoque da sua resenha;
  2. Traga o artigo em formato de citação: dentro das normas da ABNT. Isso é importante para o seu leitor identificar, de imediato, qual é o artigo que você está resenhando.
  3. Identificar o artigo: comece o primeiro parágrafo mencionando o título do artigo e autor do mesmo.
  4. Escreva a Introdução: mencione os temas centrais do artigo, os argumentos e afirmações do autor. Evita utilizar afirmações em primeira pessoa.
  5. Resuma o artigo: expresse com suas próprias palavras os pontos principais, os argumentos e os achados do artigo. Mostre como o artigo sustenta suas afirmações.
  6. Conclua a resenha do seu artigo: em um parágrafo, resuma os pontos principais, assim como suas opiniões sobre a sua relevância para o campo de estudo, clareza em especificar os temas em debate. Também busque comentar as implicações que esse estudo pode trazer, e se há necessidade de maior debate em pesquisas futuras.
Exemplo de Resenha Crítica de Artigo Científico em PDF
Aproveite nossos modelos de resenha critica de artigo científico

Resenha crítica de artigo científico pronta

Separamos alguns modelos de resenha critica de artigo científico em PDF para você se basear. São exemplos prontos escolhidos a dedo que servem como referência para que você – juntamente com nosso passo a passo -, possa desenvolver a própria resenha.

Se você gostou de nosso conteúdo até aqui, por gentileza, compartilhe e ajude a divulgar nosso site em sua rede social.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

➝ Sujeito epistêmico e materialidade do discurso: o efeito de singuralidade, da autora Maria Marta Furlanetto, feito por Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.

 

➝ 2 exemplos de Resenha Crítica de Artigo Científico na área de Educação Física

 

➝ Modelos de Resenha Crítica de Artigo Científico na área de Direito

https://unoesc.emnuvens.com.br/apeux/article/view/25527/15017

➝ Exemplo em PDF de Resenha Crítica de Artigo Científico

PDF

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.