8 Passos para Escolher um Tema para Artigo Científico de Qualidade

Aprenda como escolher o tema de um artigo cientifico de qualidade
Passo a passo para encontrar o tema do seu artigo científico

Seja para um projeto da sua faculdade, componente curricular, ou para publicar em uma revista científica, quando vamos definir um artigo científico, o nosso primeiro grande dilema está em como escolher um tema de artigo que seja realmente pertinente dentro da nossa área de atuação e que renda uma pesquisa de qualidade.

O processo de escolha da área temática de um artigo gera, em muitos casos, uma enorme dor de cabeça nos autores.

Quando temos clara a pergunta de pesquisa que nos move e o problema que desejamos solucionar com o nosso estudo, mediante um desenvolvimento qualitativo ou quantitativo, ao menos já temos uma pauta a seguir, pois este é o primeiro grande passo a ser tomado.

No entanto, se não temos a menor ideia de qual tema do artigo científico escolher, é comum que surjam muitos bloqueios pelo caminho.

Nesse sentido, em nosso artigo de hoje você terá acesso exclusivo a algumas dicas importantes, criadas para quem deseja escolher um tema para fazer um artigo científico de qualidade, mas não sabe muito bem por onde começar.

E se você já tem uma ideia por onde começar, ainda vai colher ótimos frutos. Aproveite o nosso conteúdo até o final e se gostar, compartilhe!

Passo 1 - Leia pesquisas dentro da sua área de interesse e atuação

Em muitos lugares da Internet são frequentemente publicadas pesquisas de qualidade que você pode acessar e com isso, inspirar-se para pensar em um tema que lhe motive estudar e desenvolver um artigo científico.

As principais fontes de pesquisas utilizadas em nosso país atualmente são:

  • Bancos de teses e dissertações das universidades, sejam elas nacionais ou internacionais;
  • Revistas e periódicos científicos;
  • Bibliotecas Digitais;
  • Google Acadêmico;
  • Entre outros.

A varredura dessas páginas na web, ou em qualquer outro lugar, em que se possa ter acesso a diferentes perspectivas teóricas e estudos é algo de grande ajuda para que, em pouco tempo, possamos ter algumas pistas sobre algo que realmente valha a pena pesquisar e definir como tema.

Defina a área temática de um artigo
Ponha em prática nosso passo a passo e já defina o tema de seu artigo

Passo 2 - Selecionar os temas mais interessantes

A partir do momento que você seguir o passo anteriormente apresentado, deverá fazer uma seleção por aqueles conteúdos que lhe despertem mais seu interesse e que estejam de acordo com a área temática de seu artigo.

Feito isso, deverá organizar esses conteúdos conforme o grau de relevância que você mesmo pontuou.

Sim, pontue suas escolhas em termos de relevância.

Passo 3 - Seleciona as palavras-chave que lhe interessam estudar

Cada tema de pesquisa contém uma espécie de árvore semântica de palavras-chave.

Portanto, busque saber, dentro da sua área de atuação, quais são os maiores temas de interesse e explore-os para elaboração do seu artigo.

Por exemplo: você pode introduzir determinadas palavras de busca no Google Acadêmico, o qual irá lhe apresentar quais são os estudos que já foram publicados até o momento, dentro da área temática de interesse.

Essas pesquisas por palavras-chave também lhe ajudarão a ter uma noção mais precisa de, até que ponto o seu estudo é um estudo original, ou seja, pouco explorado e carente de teorias, e até que ponto já está saturado, com inúmeros autores apontando mais do mesmo.

Passo 4 - Leia resumos de outros artigos

A grande maioria dos artigos publicados em revistas e periódicos científicos traz um pequeno resumo da pesquisa realizada, logo na primeira página.

Com este tipo de suporte, você poderá saber de antemão se o estudo é do seu interesse ou não.

Feita a leitura do resumo e verificada a afinidade com a proposta do tema, você poderá ler o conteúdo na íntegra e buscar fontes de inspiração.

Também poderá observar se existem lacunas nas pesquisas que podem ser preenchidas com uma nova produção científica e elaborar seu próprio artigo com o tema, o qual será muito bem aceito pelas revistas.

Além disso, ao fazermos esse tipo de pesquisa, estaremos tendo uma ideia mais global sobre o nosso tema de interesse e verificaremos que tipo de informação pode ser usada para realizar uma pesquisa, dentro do nosso nicho de interesse.

Encontrando um tema para escrever um artigo
Últimos passos para decidir por um tema

Passo 5 - Definindo o tema: busque a quantidade de informação disponível

Saiba que existem algumas linhas de pesquisa que estão mais desenvolvidas do que outras.

Ainda que exista um tema que lhe interesse muito, é possível que não se encontre suficiente informação para desenvolver seu artigo científico.

Desse modo, busque fazer meta análises sobre o tema de interesse, mas antes disso defina uma pergunta de pesquisa, um questionamento que você se fez como pesquisador(a) e que gostaria de saber se existe, ou não, produção científica debruçada a investigar a mesma coisa que você, etc.

Se você não sabe o que é uma Meta pesquisa, este conceito refere-se a:

Uso da metodologia científica para estudar a própria ciência existente. Uma meta pesquisa nada mais é do que um processo investigativo que tem como objetivo verificar a pesquisa produzida em um campo específico, sem resultar tão amplo como uma pesquisa em estado da arte, por exemplo.

Passo 6 - Imagine interações entre as variáveis do tema do artigo

A partir do que você já sabe sobre um tema concreto, imagine uma pergunta que seja original, e que não tenha sido tratada de maneira direta por outros pesquisadores.

Por exemplo, você pode ver se um determinado fenômeno estudado por outras pessoas, já foi feito em um contexto “x”, e se ninguém se centrou nesse ponto, é uma ótima fonte a ser explorada para a escolha do tema e elaboração de um artigo científico. Pense nisso!

Passo 7 - Encontrando o tema, formule uma pergunta de pesquisa

Um dos aspectos fundamentais na hora de saber como encontrar e definir um tema de pesquisa para desenvolver um artigo científico, tem relação com transformar o tema que lhe interessa em uma pergunta de pesquisa significativa.

Somente desta forma você estará estabelecendo, de modo concreto, sobre o que trata a sua pesquisa e sinalizando qual é o vazio de conhecimento que tentaremos preencher com a informação nova que estará presente no seu artigo científico.

Desta forma, não existirão ambiguidades e não ocorrerão confusões na hora de desenvolver o projeto.

Se você fez este passo a passo, executando-o enquanto seguiu a leitura, você já deve ter um tema de pesquisa em mente, mas para terminar de escolher, ainda falta um último passo a ser considerado, e que você terá acesso a seguir.

Passo 8 - Escolheu o tema? Agora decida se você já tem o necessário

A parte mais importante para definir se a escolha do tema do seu artigo é definitiva é perguntar-se:

Conseguirá finalizar o estudo que pretende desenvolver? É algo que pode ser concretizado? Tem as fontes que necessitará para desenvolver seu estudo?

Essas são algumas das questões que precisamos levar em consideração sempre que formos dar início à elaboração de um artigo científico.

Existem alguns casos, em que é preciso investir para acessar determinados tipos de informações ou, inclusive, as informações não existem e o autor mesmo deve criar uma informação original, mediante inúmeros questionários e métodos igualmente custosos.

Desse modo, cabe a você mesmo, enquanto autor, definir em que medida isso vale a pena, ou não. Lembre-se de verificar qual é o tempo hábil para desenvolver seu artigo científico.

Se o prazo for curto, precisamos trabalhar com um tema interessante mas que não demande de recursos complexos de se adquirir. Certo?

Conclusão, dúvidas e sugestões

No artigo de hoje, você teve acesso a uma série de dicas de como escolher um tema para desenvolvimento de um artigo científico.

Agora que você já tem alguns recursos que podem lhe ajudar neste processo, aproveite o caminho teórico que irá lhe conduzir até a realização do seu artigo científico.

Lembre-se da importância de ler muitos textos, de se apropriar de ideias, conhecimentos, habilidades, tome confiança e tenha em mente que, no final das contas, ninguém melhor do que você mesmo para saber o seu tema de estudo com profundidade. Bons escritos!

Gostou de nosso conteúdo? Se ficou alguma sugestão ou dúvida, escreva-nos.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.