Como fazer o problema de um Artigo Científico?

Como fazer o problema de um Artigo Científico?
Aprenda como elaborar o problema de pesquisa no Artigo Científico

Aprender como fazer o problema de um Artigo Científico gera muita preocupação entre os acadêmicos, pois é um passo importante para que possamos elaborar uma pesquisa de qualidade e que gere bons resultados.

No entanto, muitas pessoas tem dificuldade, até mesmo de entender o conceito por detrás dessa etapa da produção científica, e isso impede os autores de darem o passo inicial para elaboração do artigo.

A apresentação de um problema de pesquisa pode ser entendida como um processo dificultoso e complicado, até mesmo para aqueles pesquisadores considerados mais experientes.

Portanto, neste artigo explicamos como realizar esta árdua tarefa no exercício de pesquisa de forma um pouco menos complicada e didática.

Devemos ter em mente que, a formulação de um problema é a base de qualquer estudo ou projeto de pesquisa no âmbito acadêmico e científico.

Portanto, sem a realização de uma declaração que seja clara sobre o objeto de estudo, o artigo científico pode acabar se perdendo em um mar de ideias e distanciar-se de sua hipótese original.

Até o presente momento vários pesquisadores propuseram metodologias, ou melhor, fórmulas que visam nos auxiliar e delimitar o que é um problema de pesquisa. Claro que isso pode variar entre os autores, mas existem pelo menos cinco estágios básicos que você deve examinar ao começar.

Ao concluir a leitura deste conteúdo, você terá maiores conhecimentos sobre o processo de formulação do problema e entenderá que ele define, conduz e faz sentido no desenvolvimento de uma pesquisa. Aproveite as nossas dicas e faça uma boa leitura!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
O que é problema de pesquisa no Artigo Científico?
Entenda o que é problema de pesquisa para seu artigo

O que é problema de pesquisa no Artigo Científico?  

Para compreender o que é problema de pesquisa no Artigo Científico e seu conceito, precisamos entender que os problemas são inconveniências ou falhas que surgem em diferentes contextos e que requerem uma solução… e tem mais.

Sendo assim, podemos dizer também que:

Um problema de pesquisa em um artigo científico é uma espécie de barreira que deve ser superada para atingir um objetivo específico.

Além disso, também podemos dizer que os problemas são inconveniências ou falhas que surgem em diferentes contextos e que requerem uma solução.

Muitas explicações para fixar bem, ok?!

Uma investigação científica se converte, portanto, em uma pesquisa ou uma busca que se desenvolve com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre um determinado assunto.

Ao investigar, o autor do estudo analisa várias questões, conduz experimentos, busca por evidências, etc.

É importante destacar também que, o conceito por detrás do problema de pesquisa não costuma ter referência a um incômodo ocorrido no desenvolvimento da pesquisa, mas sim, tem uma ligação com o fenômeno específico que está sendo pesquisado.

Desse modo, podemos dizer que um problema de pesquisa nada mais é do que o apartado, no qual o autor deseja explicar qual é a problemática que o motivou a desenvolver um estudo “X”.

Seu significado como “problema” está ligado ao fato de que, em geral, a finalidade de uma pesquisa é fornecer uma solução: o que se pesquisou, dessa forma, supõe um problema a ser resolvido.

É, em outras palavras, a motivação pela qual fazemos uma pesquisa, a qual surge após a realização de um diagnóstico que é feito pelo próprio pesquisador, analisando um fenômeno, um processo, ou até mesmo um fato que até então não se conseguia explicar, ou que ainda não conhecemos as suas causas e/ou efeitos.

Consideramos de suma importância que os responsáveis por um determinado estudo ou Pré-Projeto de Artigo Científico, que busquem realizam a determinação do problema de pesquisa, como um dos passos iniciais, depois da escolha da linha temática de estudo.

E isso vai depender de qual é a qualidade das respostas obtidas, ou seja, do resultado em questão. Portanto, deve ser determinada com base em critérios, tais como: a observação, a dedução, as hipóteses, a indução ou até mesmo as previsões.

Como achar o problema de um artigo científico?
Pontos importantes para achar o problema de pesquisa para seu artigo.

Como achar o problema de um Artigo Científico?  

Além de tudo que mencionamos até aqui, também não podemos ignorar o fato de que existem outros aspectos que são considerados de suma importância na hora de acharmos o problema de um artigo científico.

Veja os pontos que você não pode ignorar logo abaixo:

  • As fontes de identificação do problema podem ser muitas e variadas: experiências, inovações e mudanças, ou até mesmo as informações que são coletadas em diferentes documentos, os relatórios feito em pesquisas realizadas anteriormente, o intercâmbio de opiniões com outros pesquisadores, entre outros pontos.
  • Ao realizar a avaliação de um problema como este, é importante que o pesquisador se baseie em aspectos, tais como: esse problema é real, podemos qualifica-lo como relevante, há uma solução, se o mesmo pode gerar novos conhecimentos, se é viável, ou se pode levar a novas problemáticas de estudo.
  • Para que seja estabelecido um problema de pesquisa, o campo de estudo precisa ser limitado em um aspecto específico e a apresentação do mesmo deve ser feita em uma linguagem que seja clara e contundente. Especificamente em relação à sua formulação, devemos considerar pelo menos três princípios básicos, tais como: a clareza, operacionalização e a concisão. É evidente que, para chegarmos a esse ponto, será preciso passar por quatro fases de apresentação de um problema. São elas: a escolha de um tema, identificação do problema, avaliação e formulação do problema.
Como Definir um problema de artigo científico?
Aprenda a definir o problema no Artigo Científico

Como Definir um problema de artigo científico?

O processo para a definição de um problema de pesquisa é o seguinte:

1- Identifica o problema que você quer pesquisar

Para identificar o problema a ser pesquisado, antes deverá existir um tema que chame ou desperte o interesse do pesquisador. Estes surgem a partir das incógnitas ou interrogações que deseja conhecer.

Recomenda-se que sempre exploremos os temas que tenhamos maior conhecimento, ou que tenhamos maior identificação, pois assim estudar e nos debruçar sobre o artigo será muito mais fácil.

2- Delimita o objeto no espaço-geográfico

A definição de espaço-geográfico é necessária, tendo em vista que ajudará a enfocar a pesquisa em certo espaço ou localização geográfica.

Não é a mesma coisa falar de elefantes da África a elefantes na Índia. Devemos considerar, portanto, as distintas condições e também que as características mudam de um espaço para outro.

3- Defina o seu espaço temporal

A delimitação do tempo desempenha um papel importante, tendo em vista que estabelece o espaço temporal no qual iremos pesquisar. Sua função é muito parecida com o passo anteriormente apresentado.

4- Defina e pesquise o problema

Antes de alcançar o passo final, também será necessário que busquemos realizar uma pequena revisão dos antecedentes teóricos do tema, ou seja, as teorias que estão correntes e o que outros pesquisadores estão apontando sobre o nosso problema de interesse.

Isso é importante, pois é um exercício feito com a finalidade de compreender um pouco mais sobre o tema e ganhar uma fundamentação maior para partirmos rumo à última etapa da elaboração do problema de artigo científico.

5- Formulação do Problema

A esta altura, nós podemos deduzir que, já tem tudo encaminhado para a formulação do seu problema no artigo científico.

Você pode elaborar o problema de pesquisa em formato de pergunta, por exemplo:

“Quais são os fatores que incidem no rendimento acadêmico dos estudantes do primeiro semestre de Medicina da Universidade Federal de São Paulo no período de 2010/2020?”.

O problema de pesquisa é a base de todo o processo científico, algo que necessita ser explicado. Para estabelecê-lo é necessário ser claro, concreto e delimitar o espaço onde será desenvolvido.

 Exemplo de problema no artigo científico
Artigo Científico: exemplo de problema

 Exemplo de problema no Artigo Científico  

Vamos supor que uma universidade “X” projete a criação de uma máquina industrial que, para ter seu funcionamento pleno, necessita de um combustível que funcione com temperatura específica e a uma pressão de “x”.

Os pesquisadores da universidade, diante de tal problemática, começam a fazer uma análise das diferentes possibilidades.

Essa problemática acaba conduzindo a vários trabalhos de pesquisa que terminarão quando os especialistas conseguem encontrar a substância que poderá vir a atuar como combustível, de acordo com necessidades específicas.

Você vai encontrar mais exemplos de problemas acessando nossos Modelos de Artigo Científico.

E aí? Conseguiu compreender o conceito de problema de pesquisa em um artigo científico?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.