Pesquisar
Close this search box.

Revisão para Artigo Científico-Como Fazer ou Contratar o Serviço

Como Revisar um Artigo Científico?
Dicas completas para realizar a revisão de artigo científico

Dificilmente você irá conseguir produzir um artigo científico de primeira. Em algumas instâncias será necessário revisar o texto inúmeras vezes para fazer correções e melhorar determinados argumentos ou fundamentações. Mas, você sabe fazer revisão de artigo científico?

Geralmente, quando produzimos um artigo científico, estamos sob orientação de alguma revista científica, ou de um professor da nossa universidade. São estas entidades que nos darão um feedback dos pontos que devemos dar atenção ao revisar um artigo.

No entanto, caso você não tenha encaminhado seu texto e gostaria de saber como revisar um artigo científico você mesmo(a), quais são os pontos que devem ser revisados com atenção em um artigo científico, ou mesmo, precisa de uma indicação de serviço profissional com revisor de artigo, separamos o conteúdo de hoje com instruções chave para você preparar uma revisão precisa do seu conteúdo.

Vamos lá?

Abordaremos as primeiras chaves para fazer uma revisão de um artigo científico, com enfoque especial no objetivo da sua pesquisa, na revisão da seleção da metodologia e também nos resultados, pois são os que mais correções são solicitadas no âmbito acadêmico e científico.

Depois apresentaremos uma indicação – escolhida a dedo -, caso prefira que um profissional revise seu material. É sempre bom um olhar de fora, certo?

Como fazer uma revisão de artigo científico e por onde comecar?
Revisão de artigo científico: comece com uma boa apresentação do objetivo da pesquisa

Por onde começar a fazer a revisão de um Artigo Científico? A analise do objetivo da sua pesquisa

Um dos pontos principais para fazer uma boa revisão em seu artigo científico está na apresentação do seu objetivo científico. Ela é algo primordial para que os leitores saibam o que você pretende com a pesquisa realizada. Muitos autores, infelizmente, acabam se perdendo nesta etapa e não desenvolvem objetivos precisos, o que acaba carecendo de uma revisão minuciosa deste ponto de seu artigo.

Portanto, caso você esteja inseguro com o objetivo do seu artigo científico, é preciso avaliar novamente essa parte, observando se o seu objetivo cumpre com os seguintes requisitos:

  • Está localizado no último parágrafo da fundamentação.
  • Está apresentado brevemente na introdução do artigo e no resumo;
  • Está bem definido e com detalhes. O objetivo não pode ser ambíguo ou abstrato.Você pode apresentar uma hipótese, problema de pesquisa ou objetivo. Em qualquer formato de redação é válido incluir e combinar várias destas manifestações. Para exemplificar, vamos supor que exista um estudo que pesquisa se os atletas jamaicanos são mais rápidos que os brasileiros. Os autores poderiam utilizar estes 3 tipos de redação.

a) São os atletas jamaicanos mais rápidos que os brasileiros? (PERGUNTA DE PESQUISA)

b) Estudar se os atletas jamaicanos são mais rápidos que os brasileiros. (OBJETIVO)

c) Os atletas jamaicanos são mais rápidos que os brasileiros. (HIPÓTESE).

  • O objetivo deve ser sempre definido da mesma forma no resumo, na fundamentação e na discussão ou conclusões. Isso é muito importante, tendo em vista que em muitos casos vemos artigos científicos, em que os autores se perdem na elaboração do objetivo e acabamos encontrando mais de um objetivo espalhado ao longo do texto. Quando isso ocorre é delicado, pois pode confundir o leitor na hora de identificar qual será a finalidade da sua pesquisa. Então, revise seu resumo, sua introdução, sua fundamentação e verifique se o objetivo se mantém sempre o mesmo.
Como fazer revisão de artigo científico?
Fazendo a revisão da seção de metodologia do artigo científico

Revisando a metodologia do artigo científico

A revisão da seção de metodologia é também uma das mais importantes do artigo científico, uma vez que ela deve aparecer detalhadamente, contendo informações sobre o método utilizado e procedimentos da pesquisa.

Essa seção variará em sua função, com relação ao tipo de estudo que estamos realizando, mas basicamente deveríamos comprovar os seguintes aspectos:

  • Organização do estudo e participantes.

Vá até o apartado da metodologia do seu artigo científico e verifique se você trouxe os autores que descrevem o método perfeitamente. É imprescindível que existam autores fundamentando o método de pesquisa escolhido, pois eles dão mais validade e autoridade ao seu texto.

Também é importante que você indique se existem participantes do seu estudo, pois esta informação é primordial para que o leitor saiba quem serão os públicos alvos da sua pesquisa e em qual contexto a pesquisa se desenvolve.

  • Revise as variáveis e instrumentos metodológicos

Outro ponto que é importante que você revise no seu artigo científico é se os autores utilizados descrevem as variáveis com as quais você está trabalhando e os instrumentos que são utilizados para a coleta de dados e etc.

Traga alguma citação de autor que dê validez e idoneidade para estes instrumentos.

  • Revisão do procedimento

Nesse ponto, os autores devem definir com maior detalhamento o procedimento seguido no protocolo da sua pesquisa, a fim de que outros pesquisadores possam também reproduzi-lo.

É necessário que o autor apresente tantas informações sejam necessárias, indo desde aspectos vinculados à informação dada, aos pesquisadores, que participam do seu trabalho.

Veja se você apresenta também a informação relacionada ao período de tempo do estudo. Revise se houve aplicação de questionário, por exemplo, e em caso afirmativo é necessário apresentar na metodologia quais foram as perguntas feitas.

Toda a informação é necessária para detectar as possíveis lacunas no artigo científico.

  • Revisão da análise de dados

Neste caso, você deve revisar se está apresentado da forma correta a informação relativa a como foram analisados os dados do seu estudo. Apresente ao seu leitor com qual programa você trabalhou para analisar estes dados, usou algum suporte, teoria, etc.

  • Revisão de aspectos éticos

Os autores devem fazer referência a tudo o que é relacionado com os aspectos éticos na sua pesquisa, desde a informação relativa aos consentimentos informados, confidencialidade de dados, ou medidas éticas adotadas durante a pesquisa.

Você deve mencionar as autorizações que foram feitas e também pode apresentá-las nos anexos do seu estudo, com as assinaturas dos integrantes.

Algumas revistas científicas solicitam aos autores a aprovação do protocolo do seu trabalho, junto ao comitê de ética das instituições, mas isso é relativo e depende muito do tipo de estudo que está sendo feito.

As pesquisas realizadas no âmbito sanitário, por exemplo, prevêem que este aspecto esteja legislado no âmbito social e educativo. E cada vez mais as universidades estão criando comitês de ética para pesquisadores que não pertençam ao âmbito sanitário, e é importante verificar essa parte junto à sua instituição.

Como Revisar um Artigo Científico?
Veja com mais detalhes como revisar e analisar os resultados encontrados no artigo científico

Revisar a análise dos resultados de seu artigo

Um dos erros mais comuns cometidos pelos pesquisadores ao elaborarem um artigo científico, quando não têm muita experiência de escrita, é na interpretação dos dados e resultados coletados.

Vale lembrar que na sessão de análise do seu artigo científico, o autor deve expor ou apresentar os seus resultados, mas nunca interpretá-los, a menos que o apartado contemple análise e discussão dos dados.

Geralmente a interpretação mais subjetiva do autor é realizada na etapa ou seção de discussão, mas algumas revistas científicas fazem uma subdivisão do artigo em que a análise e a discussão aparecem dentro da mesma seção. Então, neste caso, você deve intercalar com a apresentação concreta de seus dados e a interpretação subjetiva e fundamentada do autor.

Além disso, você precisa revisar os resultados expostos, verificando se eles apresentam alguma relação com os objetivos do seu trabalho. Em ocasiões são apresentados resultados que não estão diretamente relacionados com o objetivo e isso deve ser avaliado pelo autor, pois é preciso manter certa coerência.

Também recomendamos aos autores que apresentem os resultados de diferentes formas: gráficos, tabelas, imagens, esquemas, etc.

Não se deve abusar de um único tipo de apresentação, já que os resultados, além de nos dar informações sobre os dados mais relevantes do trabalho, devem ter certa estética e o uso de esquemas de acordo com o tipo de dado que está sendo apresentado.

Enfim, esses são os pontos que você precisa tomar mais atenção na hora de fazer a revisão do seu artigo científico, pois são as questões mais problemáticas na hora da escrita e que muitas vezes carecem de mais cuidado.

Revisor de Artigo
Serviço de Revisão de artigo científico

Revisor para seu Artigo Científico

Sabemos que muitas vezes quem escreve não consegue perceber ou identificar problemas de revisão em seu próprio texto.

Isto é bem comum!

E não somente no meio acadêmico – como também em redações de jornais, edição de livros, entre outros -, existe a necessidade real de uma revisão “externa” para todo material antes de ser publicado.

Quando dizemos que é uma situação comum, queremos mostrar que o próprio escritor acostuma-se com seu texto ou maneira de escrever, a ponto de não se perceber certos vícios de linguagem, erros de concordância, etc.

Você já deve ter percebido, quando escreve e lê várias vezes o mesmo texto, e ainda assim, passam probleminhas sem que nós, autores, percebamos. Além, claro, dos pontos chave que um artigo científico requer em sua elaboração.

O que podemos indicar como serviço de escrita e revisão acadêmica, é uma plataforma com dezenas de escritores acadêmicos que estão acostumados a este tipo de revisão.

Nesta plataforma, você não terá somente um orçamento, mas várias propostas e poderá analisar os currículos dos pretendentes ao serviço, poderá trocar informações e conhecer melhor suas experiências.

→ Para tal, você deve fazer seu pedido aqui, enviando seus dados (e selecionar “Revisão Textual” no primeiro campo). Logo a seguir, será encaminhado(a) a plataforma. Nela, você apresenta mais informações sobre seu trabalho e aguarda as propostas para analisar o que mais convém.

Depois de ter escolhido quem vai prestar o serviço, tratado de prazos e deixar tudo acertado, resolva o pagamento. A plataforma retém o mesmo como garantia, até que o serviço esteja aprovado por você.

Esperamos que goste.

O que achou do nosso conteúdo de hoje? Conseguiu entender como fazer a Revisão para seu Artigo Científico?

Se nosso conteúdo de hoje foi útil para você, considere compartilhar em sua rede social favorita.

Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).