Exemplos de como fazer Títulos e Subtítulos para Artigos Científicos
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
Se você está em busca de exemplos de título e subtítulo de artigo científico você veio ao lugar certo. Trazemos todas as orientações sobre como deve ser o título de um artigo científico, uma vez que iremos lhe ajudar a desenvolver essa que é uma das partes mais importantes de um trabalho de pesquisa.
Por que estamos dando tanta relevância para um simples título e subtítulo? Justamente porque ele é o cartão de visita do seu artigo científico, e se ele não for atrativo e claro o bastante, os leitores potenciais jamais se interessarão por seu estudo.
Basicamente, um título é uma frase que encabeça qualquer trabalho escrito e serve para que o leitor possa identificar o tema com o qual você trabalha.
Autores que fizeram este tipo de produções científicas afirmam que escrever um título deve ser um dos primeiros passos para a elaboração do manuscrito, uma vez que ajuda o pesquisador a manter o foco ao longo do trabalho.
Desta forma, o título serve como um mapa que nos ajuda e nos guia no processo de escrita. No entanto, o título pode modificar-se quando vezes forem necessárias, até que se consiga expressar a ideia principal do estudo.
→ Você também pode estar a procura de um serviço profissional para sua auxiliar na sua pesquisa. Sempre recebemos solicitações de assessorias deste tipo. Se for seu caso, você pode dar uma olhada neste link e pedir o que precisa. Nos parece qualificado, confiável e tem garantia.
Você também vai se interessar:
Como deve ser o título de um artigo científico?
Quando lidamos com trabalhos científicos ou acadêmicos, os títulos são muito importantes, pois é a primeira coisa que é exposta para o leitor.
Em outras palavras é cabeçalho principal e ele mostra de antemão com qual linha temática você está trabalhando, bem como o objetivo da sua tese.
Também devemos destacar que, além do título, alguns estudos apresentam subtítulos que aparecem logo depois de um título principal, ou no começo de cada capítulo e entre as seções ou apartados de um texto.
Ambos servirão para apresentar e mostrar em uma frase muito resumida a finalidade da pesquisa realizada.
Ainda que estejamos acostumados a ver títulos criativos e engenhosos em livros, filmes, canções, publicidade, etc. Quando se trata de um trabalho acadêmico o título principal deve ter a mesma seriedade que o resto do estudo.
Além disso, muitos trabalhos científicos entram em sistemas de buscadores das bibliotecas de institutos, universidades ou em repositórios online.
Por esta razão, o título e o subtítulo devem ser de fácil catalogação e ser facilmente encontrados por parte dos leitores interessados, ou seja, é preciso que o título contenha as palavras-chave que você saiba que o seu leitor procurará.
Quais são os tipos de títulos em artigo científico?
Existem pelo menos dois tipos de títulos em um artigo científico: indicativo e informativo. Veja em detalhes abaixo:
- Indicativo: menciona de que se trata o documento, mas não sobre os resultados encontrados.
Exemplo: “Tutorias para os estudantes da faculdade de medicina que prestam o exame extraordinário na matéria de Fisiologia: estudo comparativo”.
- Informativo: enuncia brevemente os resultados da pesquisa.
Por exemplo: “Tutorias: um recurso para uma maior probabilidade de bons resultados no exame extraordinário em Fisiologia: estudo comparativo.”
A estrutura do título de artigo científico
O título pode ter três tipos de estruturas: subordinada, subtitulada e contínua. A diferença está na separação entre o essencial e o não essencial do título.
No título subordinado são utilizados os dois pontos como separação, enquanto que no título com subtítulos, o essencial e não essencial se separam totalmente por um ponto e seguido.
Por outro lado, no título contínuo não há separação de espécie alguma. Vejamos os seguintes exemplos de títulos e subtítulos no artigo científico:
- Subordinado: “Ambiente acadêmico e estruturas organizacionais: a aprendizagem situada nas residências médicas”.
- Com subtítulo: “Como realizar uma busca de informação eficiente. Pubmed como plataforma para acessar a Medline”.
- Contínuo: “Correlação entre a avaliação diagnóstica e a reprovação curricular no componente de biologia”.
ATENÇÃO: A decisão para estruturar o título de uma ou outra forma dependerá muito do estilo dos autores do artigo, e também das pautas que regem a revista na qual você pretende publicar essa produção científica.
Subtítulos em um artigo científico?
Os subtítulos servem para hierarquizar o conteúdo e dar-lhe uma estrutura em seções que desenvolvem temas determinados.
São níveis de menor grau, mas igualmente importantes no momento de organizar o texto em partes, mostrar relações de dependência e origem dos pontos tratados.
Sempre é recomendado fazer uso de subtítulos nos artigos científicos, como forma de revelar ao seu leitor cada fase pelo qual a pesquisa passou.
Além disso, trabalhando desse modo no seu artigo científico você melhora a legibilidade do seu trabalho e a compreensão total do texto.
Critérios de como fazer um título de artigo científico
O título principal é, geralmente, uma frase ou oração que agrupa várias palavras que fazem a função de sujeito, por exemplo: “Estudo da ironia nas obras… ou Análise da incidência de…” No entanto, isso é somente uma das muitas opções que existem.
Para aprender de maneira correta como fazer um título de artigo científico, você deve privilegiar a objetividade e a precisão do enunciado.
Desse modo, não é apropriado deixar-se levar por frases metafóricas ou ambíguas que não deixam claro, à primeira vista, o objeto ou problema de estudo do seu artigo científico.
Dessa forma, recomendamos sempre que se privilegie a clareza na escrita.
Exemplo de título e subtítulo de artigo científico: “Análise de contraste espanhol/inglês da atenuação retórica no discurso médico.”
Tendo em vista que cada norma tem a sua exceção, vamos exemplificar através da área de humanidades, especialmente literatura, filosofia e artes.
Todas estas costumam trabalhar com metáforas em seus títulos, mas o ideal é que nestes casos se insira um enunciado com um subtítulo que seja mais esclarecedor.
Por exemplo: “Discretas Loucuras: variações em torno do tema da loucura em Dom Casmurro.”
Estes tipos de licenças devem ser empregados com muito cuidado, porque o interesse principal é que se entenda o que vai no trabalho.
Quando em um trabalho científico se expõe um conceito que é novidade, desenvolvido pelo pesquisador, é recomendado que se inclua no título, por exemplo: “Violência objetiva: legitimação política e social da violência do Estado”.
O trabalho científico, ou a criação de projetos especiais devem sempre incluir a finalidade do estudo com ênfase no desenvolvimento do objeto ou tecnologia.
Por exemplo: “ECS Virtual: design de página na web institucional para a Escola de Comunicação Social da Universidade de São Paulo”.
Recomendações extras para elaboração dos títulos em artigos científicos
- Uso de abreviaturas
É recomendado que você evite usar abreviaturas nos títulos, no entanto existem algumas exceções. Por exemplo: DNA, HIV, AIDS, etc.
- Posição do mais importante
Outro recurso de utilidade é aquele que diz respeito à sequência das palavras-chave do título.
Se escrevermos o mais relevante de nosso trabalho no início do título é muito provável que mais pessoas leiam o artigo.
O exposto é exemplificado no seguinte título:
“Aptidão clínica na interpretação de radiografias em amostra de médicos internos de graduação”.
Ao contrário do seguinte título:
“Fatores relacionados ao desempenho acadêmico na área de Bioquímica”.
O aspecto fundamental é o desempenho, mas sua posição não está no início do título, portanto, não poderia ser destacado entre os outros títulos do índice.
Conclusão
Podemos concluir que, o título em um artigo científico, além de ser parte constituinte do artigo, é também uma espécie de isca para que os leitores possam chegar a nossa pesquisa mais facilmente.
É por esta razão que necessitamos trabalhar essa parte da produção científica com bastante cuidado, entrega e tempo suficiente para elaborá-lo da forma correta.
Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, considere compartilhar em sua rede social favorita.