Artigo Científico sobre Educação: dicas, 50 temas e 15 exemplos

Informações essenciais para produção e publicação de Artigo Científico sobre Educação, com exemplos, temas e dicas.
Artigos Científicos sobre Educação: dicas para elaborar, temas e exemplos prontos

Atualmente a área da Educação está entre as maiores produtoras de artigos científicos em todo o país.

Devemos mencionar que, pesquisar dentro da área de Educação é, entre outras coisas, analisar com rigorosidade e objetividade uma situação educativa entendida em seu sentido amplo.

Os temas que podemos investigar na educação podem ser muito variados e abarcam, desde os sujeitos individualmente, até os efeitos das ações e intervenções educativas.

No artigo de hoje, iremos lhe apresentar dicas para elaboração de um artigo científico em Educação, além de algumas ideias e sugestões de temas atuais e relevantes que podem ser pesquisados dentro dessa área, e exemplos prontos em PDF para você se inspirar.

Separamos nosso artigo especial de hoje em partes (abaixo) para você achar o assunto de seu interesse. Porém orientamos que aproveite todo nosso conteúdo.

Seria muito importante se você pudesse compartilhar nosso conteúdo. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Artigo Científico Pedagogia
Informações indispensáveis para você que pretende produzir um artigo em Educação / Pedagogia

Dicas para realização de um bom Artigo Científico em Educação

Primeiramente é preciso levar em consideração que, para a realização desse tipo de produção não existem atalhos. Um bom artigo científico em Educação deve ser resultado de uma boa pesquisa.

O artigo científico mantém uma relação dialética com a pesquisa da qual surge, de tal forma que ambos se retroalimentam e se reforçam.

Mas afinal de contas, quais são as características que deve reunir um bom artigo científico de pesquisa educativa?

A seguir iremos lhe apresentar algumas sugestões úteis para escrever um artigo científico que pode ser publicado em revistas da área da Educação de peso.

Artigo científico sobre educação e sua estrutura

Uma produção científica como um artigo em educação deve ter por finalidade comunicar sobre um processo e apontar os resultados de uma pesquisa científica feita dentro do campo de educação.

No que tange a sua estrutura e organização, esta deve seguir um processo de pesquisa. Isso implica algumas normas que até certo ponto, se enquadram em todos os tipos de artigos científicos, independente da área de atuação.

No entanto, o objetivo do artigo científico em Educação – seja ele falando da pedagogia na educação infantil ou sobre tecnologia na educação -, almeja comunicar o processo e os resultados da pesquisa, trazendo ideias que serão debatidas de modo claro, conciso e com um conteúdo fidedigno ao que se propõe o estudo.

Sim, artigos sobre educação devem ser claros, concisos e bem objetivos!

Um artigo científico da área de educação pode possuir três características básicas. São elas:

  1. Deve ser público, ou seja, deve ser uma produção acessível aos leitores que traga contribuições para a área educativa.
  2. Controlado, no sentido de que a comunidade científica pode aceitar ou recusar. Lembre-se que, mesmo que esteja produzindo um artigo na área de educação/humanas, esse tipo de produção segue sendo ciência, e, portanto, podemos trazer discussões e teorias, mas precisamos prová-las com autoridade e passar pelo crivo de alguns órgãos avaliadores, principalmente quando objetivamos publicar o nosso artigo científico.
  3. Ordenado, no sentido de que apresenta uma estrutura que respeita as padronizações e estruturas características de um artigo científico.

 

No Brasil, todos os artigos científicos e isso inclui os de educação, obviamente, devem estar estruturados dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Leia mais sobre Artigo Científico ABNT: Normas e Modelo Pronto como Exemplo

Em essência, a ABNT exige que um artigo científico em Educação possua pelo menos os seguintes itens:

  1. Introdução: O que estamos estudando especificamente?
  2. Método: Como se estuda o fenômeno ou problema estudado?
  3. Resultados: Quais foram os achados e descobertas?
  4. Discussão: O que significam esses resultados que foram obtidos?

 

Precisamos destacar nessa divisão apresentada para os artigos científicos, que, geralmente os artigos feitos na área de Educação, na parte de “Discussões” parecem mais com conclusões ou considerações finais de uma pesquisa, ou seja, os dois se fundem de certa forma.

Informações sobre Publicação em revista científica
Aproveite estas informações sobre publicações de artigos

Publicação de artigo científico em educação

Sobre a elaboração do artigo tendo em vista a publicação do mesmo, é importante que, antes de começar a escrever um artigo científico na área, que tenhamos bem clara a extensão aproximada que o texto ocupará em cada uma das partes do artigo, uma vez que não será a mesma coisa fazer uma revisão de literatura em três páginas que em dez, por exemplo.

Parece uma dica boba, mas muitos se perdem – e perdem tempo também – nesta parte da produção do artigo na área de educação!

A extensão de um artigo em Educação dependerá, essencialmente, das limitações que determine a revista a qual você pretende submeter o material.

É justamente por isso, que o planejamento do seu artigo deve incluir também uma busca da revista que melhor acolherá o seu estudo, pois é ela que determinará com exatidão como será publicado o formato do seu artigo em Educação.

Nas revistas cujos artigos fazem parte de uma análise de um estudo de campo, com dados e tudo mais, se observa uma impressionante variedade de extensões de trabalhos que podem ser aceitos.

Exemplo de Revistas para publicar artigo científico: existem revistas que aceitam textos de 4.500 palavras (Learning & Instruction), ou no máximo 5.000 palavras (Educational Researcher) até uma extensão livre sem um número máximo de palavras ou páginas (Computer & Education).

Para que tenhamos uma ideia, podemos considerar habitual uma extensão de 8.000 palavras. Em uma fonte padrão pela ABNT (Arial ou Times New Roman, 12), e dependendo da quantidade de quadros, gráficos e figuras que tenhamos no artigo, este tipo de produção pode variar de 23 a 25 páginas de extensão.

Fica a dica!

Está gostando de nosso conteúdo? Separe dois minutos e compartilhe. Isso é muito importante para manter nosso site.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Porcentagens de distribuição dos itens obrigatórios de uma publicação de artigo científico na área de educação

A seguir, iremos lhe apresentar uma média distributiva dos principais elementos que devem aparecer em um artigo científico na área de Educação.

Com isso, você saberá exatamente as proporções que devem desenvolver em cada item para a apresentação coesa do seu estudo.

  • Introdução e Revisão de Literatura: geralmente estes itens costumam ocupar em torna de 20% do total do estudo. No caso da introdução aparecer separada, ela ocupará 4% do artigo, enquanto que a revisão deverá ocupar os 16%. Isso significa que, para um artigo de 25 páginas, dedicaremos uma página para introdução e 4 páginas de revisão da literatura.
  • Método: descreve detalhadamente o procedimento do nosso estudo e é um dos objetivos do artigo e geralmente gira em torno de 17% do texto, girando em torno de umas 4 páginas.
  • Resultados: parte essencial do artigo científico, e por isso, a que possui uma maior extensão, alcançando um 35% do total, o que daria umas 9 páginas de escritos.
  • Discussão e Conclusões: aproximadamente 4 páginas, ou seja 17% do texto. Lembre-se que um bom artigo também pode ser percebido por uma boa conclusão.

Aprofunde-se ainda mais sobre a elaboração de Artigos Científicos:

Listagem de temas para artigo científico em educação
Aproveite nossas sugestões de temas atuais e relevantes para produção de artigo científico

Listagem com 50 temas possíveis de artigos científicos em Educação

Se você deseja escrever um artigo científico na área de Educação, mas até o momento não sabe exatamente qual linha temática seguir, acompanhe a seguir uma listagem com 50 temas possíveis de artigos científicos em Educação.

São temas para artigo científico de pós-graduação, (e de graduação) escolhidos com cuidado para que sejam relevantes e atuais, das mais diversas possibilidades.

Mas, atenção!

Os temas apresentados não estão delimitados, estão amplos. Então você deve ajustá-los e pensá-los dentro da especialidade que deseja, (educação especial, educação infantil, psicopedagogia, tecnologia na educação, etc).

Leia cada um com curiosidade e pense como se encaixaria na área da educação que mais se identifica e escolha aquele que mais combina com seu perfil pesquisador.

→ Você também pode pesquisar no: 50 Sugestões de temas para Artigo Científico em Pedagogia

  1. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) na Educação;
  2. Bullyng e violência escolar;
  3. Educação e Igualdade de Gênero;
  4. Práticas Educativas para um desenvolvimento sustentável;
  5. Educação para Saúde e Bem-Estar;
  6. Educação e Movimentos Sociais;
  7. Práticas Inclusivas na Educação Básica;
  8. Educação Formal versus Educação Informal;
  9. Educação e Formação Técnica e Profissional;
  10. Desafios da Educação para Jovens e Adultos (EJA);
  11. Formação de Professores;
  12. Universidade versus Escola;
  13. A Educação em Tempos de Pandemia;
  14. Educação no Campo e suas especificidades;
  15. Evolução da Educação à luz dos principais documentos oficiais brasileiros;
  16. Atenção à Educação na primeira infância;
  17. Alfabetização e Letramento;
  18. Educação e Sociedade;
  19. Metodologias de Ensino e Aprendizagem;
  20. Políticas Educativas existentes no âmbito da escola;
  21. Reforma Universitária;
  22. Qualidade da educação;
  23. Formação Acadêmica nas instituições de ensino superior;
  24. Programas de Bolsas de Estudos;
  25. Educação à Distância (EAD);
  26. Economia e Educação;
  27. Língua e Educação;
  28. Educação Infantil;
  29. Psicologia e Educação;
  30. Evasão Escolar no âmbito universitário;
  31. Reprovação Escolar;
  32. Novas Formas de Aprendizagem;
  33. Redes Sociais e o impacto na Educação;
  34. Participação dos Pais na Educação dos Filhos;
  35. Educação e Ciências;
  36. Educação e Empreendedorismo;
  37. Flexibilização Curricular nas escolas;
  38. Gamificação na Educação;
  39. Práticas de ensino e aprendizagem híbridas;
  40. Mente, cérebro e Cognição aplicados a Educação;
  41. Importância da gestão escolar;
  42. Educação Libertadora;
  43. Reforma do Ensino Médio;
  44. Políticas Nacionais para Educação Infantil;
  45. Escola em Tempo Integral;
  46. Educação Matemática;
  47. Educação para o consumo;
  48. Práticas educativas a partir de aulas remotas;
  49. Pluralidade Cultural e Educação;
  50. Formação de Leitores.
Listagem de Artigo Científicos Prontos para servir como modelo em PDF
Nossa listagem de exemplos de artigos prontos serve para você que pretende produzir sua pesquisa

Exemplos de Artigos Científicos prontos sobre Educação

Separamos alguns artigos científicos prontos em PDF para que você tenha como exemplos e referências. São pesquisas sobre educação inclusiva, educação especial, educação infantil, psicopedagogia, educação à distância, dislexia na escola, gestão escolar, tecnologia na educação, artes visuais na educação infantil, o lúdico na Educação Infantil, etc.

Aproveite e se está gostando de nosso conteúdo, compartilhe. Isso é muito importante para nosso site.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Artigo Científico sobre Tecnologia na Educação

Artigo Científico pronto sobre Tecnologia na Educação - PDF

Tecnologia na Educação: o educar na era digital, artigo de Larissa Silveira Victor, de 2019

https://www.periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4609

Tecnologia: sua presença na educação escolar e na formação docente na contemporaneidade, de Augusto José Savedra Lima e Nilton Paulo Ponciano, de 2020.

http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/1071/477

Artigo Cientifico em Pedagogia sobre Educação infantil

Artigo Científico pronto Pedagogia Educação Infantil – PDF

A prática pedagógica da professora de educação infantil, artigo científico de graduação, feito por Jeane Melriele, em 2020.

https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3548_01102020202422.pdf

Literatura na educação infantil: implicações pedagógicas para uma educação humanizadora, por Emanoela Mendes da Silva e Ana Maria Esteves BortolanzaII. Artigo de 2020.

https://core.ac.uk/download/pdf/327193057.pdf

Educação à Distância Artigos Científicos

Exemplo pronto de Artigo Científico Educação à Distância - PDF

Tecnologias de informação e comunicação na educação a distância e no ensino remoto emergencial, de 2020, feito por Carlos Roberto Souza Carmo e Renata de Oliveira Souza Carmo.

https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/7152

Análise de ambientes virtuais de aprendizagem nas perspectivas tecnológica-comunicacional-social, didático-pedagógica e de gestão, artigo de 2020, por Manoel Messias Antônio de Lima e George Lauro Ribeiro de Brito.

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4494

Artigo Científico Dislexia Psicopedagogia

Exemplos Artigo Científico Dislexia Psicopedagogia pronto- PDF

Desordem do processamento auditivo central e dificuldade de aprendizagem na perspectiva da psicopedagogia, por Sanymery Silva et al, de 2020.

https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8548/7492

Artigo Científico sobre Gestão Escolar

Exemplo de Artigo Científico pronto sobre Gestão Escolar – PDF

A Importância da Liderança da Gestão Escolar: prática em construção na Educação de Trindade-GO, por Domitilia Luiza da Silva, de 2020

https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1317

Gestão Democrática em Escola Pública: Ressignificando o papel do Gestor Escolar, de Neide Abadia Carneiro, de 2020.

https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1301

Artigo Científico sobre Educação Inclusiva

Artigo Científico pronto sobre Educação Inclusiva – PDF

Superdotação e Método Montessori: contrapondo a metodologia tradicional, por Ellyda Kerolayne et al, Artigo de 2020.

https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2020/TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID171_28052020174327.pdf

 

O lúdico e a inclusão de crianças com deficiência na educação infantil, por Clarice Fleiger, em 2020

https://www.riuni.unisul.br/handle/12345/9592

Artigo Científico sobre Educação Especial

Artigo Científico pronto sobre Educação Especial – PDF

Educação Especial e a perspectiva Inclusiva, por Graziela Cristina Jara e Caroline Xavier Siqueira, de 2020

https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5744

Artigo Cientifico sobre Artes Visuais na Educação Infantil

Artigo Científico sobre Artes Visuais na Educação Infantil pronto em PDF

Artes Visuais e Educação Musical da Educação Infantil: construção de uma escultura sonora, por Erika Njaime et al, em 2015

http://cp2.g12.br/ojs/index.php/praticasei/article/view/397

 

Artes visuais na educação infantil: intervenções significativas com o PIBID, por Rafaela Venzi Vialle et al, em 2014

https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2650

Artigo Científico sobre o lúdico na Educação Infantil em PDF

Artigo Científico sobre o lúdico na Educação Infantil em PDF

Importância do lúdico na educação infantil, artigo científico feito por Marilene Ferreira em 2016

https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5947

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Usamos cookies para uma melhor experiência em nosso site. Você pode aceitar nossos termos ou saber mais sobre nossa Política de Privacidade e de Cookies.