Literatura Cinza: Tenha Recursos para Dados Inéditos em Pesquisas
Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard
A literatura cinza é um termo derivado do inglês de grey literature e cada vez mais tem sido utilizado em português para compreender uma variedade de documentos que não são publicados ou distribuídos pelos canais mais comuns, como revistas e livros.
Também encontramos o uso do termo “literatura cinzenta”, e estamos falando de relatórios técnicos, teses, atas entre outros dados, que, para conseguir manipulá-los, é preciso rigorosidade acadêmica para que você consiga incorporá-los às pesquisas.
Para explicar melhor o que é a literatura cinza, saiba que:
A literatura cinza contempla uma ampla gama de materiais: relatórios técnicos e científicos, teses e dissertações, documentos de trabalho, atas de conferência e workshop, slides, dados governamentais, normas técnicas entre outras coisas.
E tem mais.
Quando nos referimos a literatura cinza na academia estamos nos referindo a materiais que não passaram por uma revisão por pares como é o caso de artigos publicados em grandes revistas.
Porém, a literatura cinza é de grande valia!
Ela fornece dados brutos e podem enriquecer a sua pesquisa.
Dessa maneira, não desmereça a literatura cinza e se dedique a ela.
Por meio de uma revisão de literatura cinza você poderá encontrar informações que ainda não passaram por uma análise e assim, trará dados inéditos para a sua área.
→ No conteúdo especial de hoje, você vai ter informações completas sobre:
Você também vai se interessar:
Como usar a revisão de literatura cinza?
Utilizar a literatura cinza em suas pesquisas pode ser um diferencial, proporcionando acesso a informações e dados que muitas vezes não são encontrados em fontes tradicionais.
Para explorar esse recurso, é necessário saber onde procurar e como avaliar a relevância e a qualidade dos documentos.
A literatura cinza pode ser encontrada em diversos lugares e cada uma dessas fontes oferece uma variedade de documentos, desde teses e dissertações até relatórios técnicos e dados estatísticos.
Para garantir que você está obtendo informações relevantes, é importante seguir uma metodologia rigorosa de busca e seleção.
Assim, destacamos aqui os lugares onde você pode procurar e ter acesso à literatura cinza de sua área:
- Repositórios institucionais: aqui estamos falando de sites de universidades e instituições de pesquisa em que estão disponíveis teses, dissertações e relatórios técnicos. Por meio desse tipo de literatura você poderá tanto ampliar o seu conhecimento sobre um determinado tema, como ter acesso a pesquisas recém-lançadas.
- Sites governamentais e institucionais: os órgãos públicos também disponibilizam relatórios, dados e estatísticas em seus sites. Por exemplo, o site do IBGE disponibiliza dados brutos que você pode acessar para conhecer mais sobre o seu tema.
- Google Acadêmico e indexadores de documentos: por mais que o Google Acadêmico possua muitos artigos científicos, ele também tem documentos de literatura cinza, da mesma maneira que outros indexadores que possam te interessar.
- Redes sociais: até mesmo redes sociais também podem te interessar a depender de sua pesquisa. Por exemplo, se você estiver pesquisando sobre empreendedorismo, acesse a rede social LinkedIn e leia textos de diversos perfis. Isso poderá te ajudar a ter acesso a outras informações e dados mais brutos sobre a área.
Ao encontrar dados interessantes para fazer a revisão da literatura cinza, faça uma seleção de acordo com a sua metodologia e que também atenda aos seus objetivos.
Caso contrário, poderá parecer que você não teve critério e selecionou os dados de maneira aleatória.
Por exemplo, a literatura cinza tem um valor em áreas como Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Esse tipo de literatura fornece acesso a informações que não são facilmente encontradas em fontes tradicionais, como livros e artigos revisados por pares.
Relatórios de mercado, estudos de caso, relatórios anuais de empresas e documentos técnicos são exemplos de literatura cinza que podem ser extremamente úteis para profissionais e acadêmicos dessas áreas.
Então, determine o que você está buscando na literatura cinza e investigue os repositórios que estão mais atrelados a sua área.
Em seguida, não deixe de verificar a qualidade da literatura cinza, pois como nem tudo passou por uma revisão, pode ser que alguns dados careçam de maior qualidade.
Mas, como você pode fazer para filtrar bons dados ao fazer uma revisão de literatura cinza?
Veja a seguir.
Como avaliar a qualidade da literatura cinza?
A seguir, te apresentaremos alguns critérios que podem te ajudar a avaliar uma literatura cinza e não acabar selecionando algo que possa condenar a sua pesquisa ou deixar um ponto frágil nela.
Antes de mais nada, verifique a autoridade da instituição ou organização responsável pelo documento.
Como dissemos anteriormente, uma boa fonte de pesquisa de literatura cinza pode ser o site do IBGE.
Outra possibilidade, por exemplo, é investigar em relatórios de grandes empresas.
Suponhamos que você está fazendo uma pesquisa sobre sustentabilidade. Não deixe de verificar os relatórios que são realizados pela Natura, por exemplo.
Outro passo importante para verificar a qualidade da literatura cinza durante a revisão, é avaliar os autores.
Dessa maneira, verifique quais são as formações e experiências deles e se estão de acordo com a área em que estão produzindo os materiais.
Você também pode verificar qual a importância do documento que você está pesquisando e se as informações são atuais entrando em outras bases de dados.
Para encontrar uma boa literatura cinza, também é preciso analisar a metodologia utilizada e se os resultados são apresentados de forma clara e objetiva.
A metodologia é uma parte fundamental de qualquer pesquisa e se houver uma boa descrição de como o trabalho foi feito, essa será uma boa literatura cinza.
Para finalizar estas simples dicas, não deixe de verificar se o documento cita outras fontes confiáveis.
Cuidados ao fazer uma revisão de literatura cinza
Quando utilizamos a revisão de literatura cinza precisamos ter determinado cuidados para não acabar usando dados errados ou obsoletos.
Como a literatura cinza é dinâmica e novas informações podem surgir a qualquer momento, é preciso que você sempre faça buscas para saber se os dados não mudaram e/ou foram atualizados.
A literatura cinza geralmente não passa por revisão por pares rigorosa como artigos científicos. Portanto, seja mais crítico ao avaliar a metodologia, análise de dados e conclusões apresentadas.
Para evitar que tenha de lidar com informações erradas ou obsoletas, compare as informações encontradas na literatura cinza com outras fontes confiáveis, como artigos científicos e livros.
Discrepâncias podem indicar problemas de qualidade e se você usar dados com qualidade duvidosa, o seu trabalho como um todo poderá ser prejudicado.
Outro ponto importante é estar atento aos possíveis vieses nos documentos.
Vieses podem surgir especialmente em documentos produzidos por organizações com interesses específicos.
Quer um exemplo?
Um relatório informando que o cigarro não faz mal à saúde e que foi produzido pela indústria do cigarro.
Ele pode estar completamente enviesado.
Quer outros exemplos?
- Documentos produzidos por empresas – como relatórios corporativos – podem destacar apenas os aspectos positivos de suas operações, ocultando informações desfavoráveis, como relatórios de sustentabilidade de grandes empresas, que podem enfatizar suas iniciativas ambientais enquanto minimizam ou omitem impactos negativos.
- Pesquisas encomendadas por empresas de consultoria como estudos me mercado também podem refletir os interesses dos clientes que financiam esses estudos. Como já dito anteriormente, é importante verificar a metodologia e buscar estudos independentes para comparar informações.
- Em alguns casos, relatórios governamentais também podem ser influenciados por políticas e interesses políticos. Assim, é necessário comparar esses documentos com fontes de organizações não governamentais e acadêmicas para que você tenha uma visão equilibrada para sua pesquisa.
Para evitar vieses, diversifique suas fontes para obter uma visão completa e balanceada do assunto.
Também verifique a autoridade da fonte, sua reputação e a credibilidade da instituição ou do autor do documento.
Examine se a metodologia do estudo é robusta e transparente e faça um cruzamento de dados. Compare os dados encontrados na literatura cinza com outras fontes confiáveis para verificar a consistência das informações.
Assim você evita vieses que possam comprometer a qualidade e a credibilidade da sua pesquisa.
Leia mais sobre metodologias de pesquisa e outros artigos que destacamos abaixo.
Esperamos que tenha gostado!
REFERÊNCIAS:
- POBLACION, Dinah Aguiar, Literatura cinzenta ou não convencional: um desafio a ser enfrentado, Ciência da Informação: v. 21 n. 3 (1992).
- POBLACIÓN, Dinah Aguiar e NORONHA, Daisy Pires e CURRAS, Emilia. Literatura cinzenta versus literatura branca: transição dos autores das comunicações dos eventos para produtores de artigos. Ciência da informação, v. 25, n. 2, p. 228-242, 1996. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/000919821.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
- CÔRTES, Pedro Luiz. A importância da literatura cinzenta disponível na internet para as áreas de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 8, n. 20, p. 13-22, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/947/94782003.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.