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Justificativa Teórica: Melhore sua Pesquisa com Exemplos

Justificativa teórica para fundamentar pesquisa acadêmica com autores e conceitos
Faça a construção do conhecimento científico através de justificativa teórica bem elaborada

Conteúdo de Autoria do Professor Frossard | @prof.frossard

A justificativa teórica em sua pesquisa é um momento em que você irá demonstrar que possui conhecimento de outros autores que já trabalharam com o seu tema ou que estão de alguma maneira relacionados à sua pesquisa no que tange aos métodos e análises.

Nela você destaca como sua pesquisa pode comprovar, avançar ou até mesmo questionar algo que já foi relacionado a sua área ou tema.

Sendo assim, ela é de fundamental importância para demonstrar como você pretende avançar na teoria e fazer uma contribuição para o conhecimento científico.

Confira aqui o significado, conceito, destalhes sobre a elaboração da justificativa teórica e exemplos para auxiliar sua pesquisa.

→ Veja o índice do que trazemos hoje:

O que é justificativa teórica?  

Conceito e significado de justificativa teórica
Justificativa Teórica: Conexão entre teorias existentes e nova proposta de pesquisa

Uma pesquisa acadêmica é a construção de um conhecimento que pretende ajudar a sociedade como um todo e, principalmente, uma área científica.

É a sua contribuição para o conhecimento, certo?

Então, o que significa justificativa teórica?

 

Uma explicação dos motivos de sua pesquisa ser importante para a teoria já existente. E nela, você pode usar autores para corroborar com a importância de sua pesquisa ser elaborada, pode usá-los para fazer questionamentos a outras teorias, e até mesmo pode fazer uma pesquisa em que vá mostrar a inviabilidade dessas teorias.

 

Porém, como você já deve ter percebido, esse tipo de justificativa não é construída em cima de um “achismo” ou um “questionamento raso” a uma teoria de sua parte.

Ao contrário!

É preciso que você estude bem os autores para ter um bom conhecimento deles para fazer a sua justificativa.

Sendo assim, faça uma boa escolha da teoria que você pretende usar ou questionar.

E sempre tenha em vista que a justificativa teórica é usada para fortalecer o seu projeto.

Agora que você já sabe o que significa a justificativa teórica de um projeto, vamos aprender a desenvolvê-la?

Como desenvolver a Justificativa Teórica de um Projeto?

Etapas para elaboração de justificativa teórica em projetos acadêmicos
Desenvolvimento sistemático da justificativa teórica em pesquisas

Para construir uma justificativa teórica, antes de mais nada, é preciso que você faça um levantamento bibliográfico.

Você não precisará ler e analisar todos os livros e artigos que encontrar. Entretanto, poderá ter uma ideia de quais são as teorias que estão em voga sobre o tema que você pretende pesquisar.

A partir disso, você pode começar a selecionar o que mais é relevante para o seu projeto de pesquisa, por exemplo.

Vale destacar que não precisa necessariamente ser um autor em especial que será sua base para a justificativa teórica de seu projeto.

Pode ser somente um conceito que tenha sido elaborado por alguém e depois discutido por outros pensadores e pesquisadores, certo?

Não se preocupe em saber tudo e demonstrar que tem o conhecimento completo sobre um autor ou um conceito.

Mas sim:

Procure detalhes desse autor ou conceito que se relacionem com sua pesquisa e que são importantes para mostrar como sua pesquisa precisa ser elaborada.

Lembre-se sempre de ter foco na construção da sua justificativa teórica.

Além disso, estamos falando de um projeto de pesquisa e não da finalização de sua pesquisa.

Aqui, é preciso que você demonstre que possui o conhecimento da teoria e que consegue explicar a importância da sua pesquisa para o conhecimento científico.

Mas como fazer?

Faça uma seleção prévia dos autores ou conceitos que vai utilizar sem ter a pretensão de abordar tudo o que já foi construído.

Caso tenha qualquer problema em como fazer uma seleção mais precisa, não deixe de entrar em contato com o seu orientador.

Ele poderá te ajudar com maior clareza sobre quais são os autores e conceitos que você não pode deixar de utilizar.

Você pode gostar de ler:

Agora, caso você ainda não tenha um orientador, deixamos uma dica para você começar a sua justificativa:

Selecione somente um autor e sua construção de conhecimento para sua justificativa teórica e dois ou três comentaristas sobre este autor e que sejam amplamente utilizados em artigos acadêmicos.

Caso vá trabalhar com conceito, apresente o conceito quando foi elaborado pela primeira vez e dois ou três pensadores que tenham usado o mesmo conceito em outros livros e artigos.

Não é preciso que você abrace todos os autores em sua pesquisa.

A dica acima é um passo inicial muito bom para você começar a justificativa e apresentar para um futuro orientador que poderá ajudar ainda mais o seu projeto a crescer.

Exemplo de Justificativa Teórica: Aplicando o conceito de um autor

Aplicação prática de teoria ou autores em justificativa acadêmica
Exemplo prático de Justificativa Teórica

Para ilustrar como uma justificativa teórica pode ser construída, vamos utilizar um conceito do renomado educador brasileiro Paulo Freire.

Este exemplo demonstrará como uma citação (neste exemplo) pode ser o ponto principal para justificar teoricamente uma pesquisa na área de educação.

Poderia ser um conceito, como dissemos acima, mas vamos partir de um autor.

Título da Pesquisa: “A integração de saberes populares no ensino de ciências: um estudo de caso em escolas públicas do sertão nordestino”

Justificativa Teórica: O presente estudo fundamenta-se teoricamente no conceito de horizontalidade do conhecimento proposto por Paulo Freire, expresso em sua célebre afirmação: “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes” (FREIRE, 1968, p. 68).

Esta perspectiva desafia a hierarquização tradicional do conhecimento e propõe uma abordagem mais inclusiva e dialógica no processo educativo.

Freire argumenta que o conhecimento não deve ser visto como uma transmissão unilateral do educador para o educando, mas como uma construção conjunta que valoriza as experiências e saberes prévios dos alunos. No contexto do ensino de ciências, esta visão é particularmente relevante, pois permite a integração de conhecimentos tradicionais e populares com o conhecimento científico formal.

Autores contemporâneos como Santos (2010) e Silva (2015) têm expandido essa ideia, demonstrando como a incorporação de saberes populares no currículo escolar pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e tornar o conteúdo mais significativo para os estudantes. Santos (2010) argumenta que “a valorização dos saberes locais no ensino de ciências não apenas respeita a diversidade cultural, mas também promove um aprendizado mais contextualizado e efetivo” (p. 45).

Esta pesquisa se propõe a investigar como essa integração de saberes ocorre na prática, focando especificamente no contexto do sertão nordestino, onde há uma rica tradição de conhecimentos populares relacionados à natureza, agricultura e medicina tradicional. Ao fazer isso, buscamos não apenas validar empiricamente o conceito de Freire, mas também explorar estratégias concretas para sua implementação no ensino de ciências.

A relevância desta investigação se justifica pela necessidade de desenvolver abordagens educacionais que respeitem e valorizem a diversidade cultural, promovam a inclusão e tornem o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos estudantes. Além disso, este estudo pode contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e culturalmente sensíveis.

Desta forma, a pesquisa se alinha com o pensamento freireano de uma educação libertadora e dialógica, buscando não apenas compreender, mas também aplicar e expandir este conceito no contexto específico do ensino de ciências no sertão nordestino.

Gostou do exemplo? Você pode ler a justificativa teórica de um trabalho publicado aqui.

A importância de uma boa justificativa teórica

A justificativa teórica e o sucesso de projetos acadêmicos
A Justificativa teórica como diferencial em propostas de pesquisa acadêmica

Uma boa justificativa teórica é um dos passos fundamentais para você conseguir um financiamento ou a aprovação de seu projeto de pesquisa junto a uma instituição.

Mas, para além dessas questões burocráticas, a justificativa teórica é o momento em que você consegue relacionar todo o seu projeto e o que pretende fazer com o conhecimento que já está concretizado sobre uma determinada área.

Quer um exemplo?

Um pesquisador pretende fazer uma leitura crítica sobre os clássicos da economia a partir não da escassez, mas da abundância.

Como sabemos, a economia é vista por muitos como a ciência da escassez.

Este nosso pesquisador então terá de fazer uma justificativa teórica apresentando os autores que são partidários da escassez e como a explicam.

Entendeu o foco aqui?

Em seguida, ele também já precisará mostrar outros autores que confrontam a ideia da escassez e sinalizam para a abundância.

Dessa maneira, ele está demonstrando como é importante fazer esse levantamento e pesquisa sobre as ideias da economia.

Ele não precisa fazer um levantamento completo de todas as obras, obviamente, mas deve demonstrar como houve um questionamento a essa ideia de escassez da economia e como é importante trazer este questionamento à tona para compreender melhor sobre a construção deste tipo de conhecimento.

Entende?

Este é apenas um exemplo rápido e que não tem um compromisso com a economia, mas sim em demonstrar como uma boa justificativa teórica pode ser construída por você.

A partir do momento em que você demonstra que já possui um conhecimento sobre uma determinada área e como sua pesquisa pode conversar com os autores, você está fortalecendo o seu projeto e mostrando como ele pode contribuir para o conhecimento científico.

Não deixe de ter atenção à sua justificativa teórica e recorra ao seu orientador para que ele possa te ajudar e verificar se você deixou escapar qualquer equívoco ou se até mesmo precisa incluir outros autores e reflexões em seu projeto.

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